O HOMEM

Nascido em janeiro de 1930 Paulo formou com Rita uma união abençoada pelos quatro filhos – Paulo Eduardo, César Luís, Carmen Cinthia e Jorge Augusto – o genro Gilberto, as noras Marisa, Eliana e Paula e os quatro netos Vitória, Júlia, Murilo Viriato e Enrico.Na sua condição de Católico praticante participaria ativamente de movimentos religiosos, culminando com a distinção de ser sagrado Cavaleiro da Soberana Ordem Militar de Malta, ligada ao Vaticano, pelo então Bispo Don Leme. Santista empreendedor, arquiteto formado pela Universidade Mackenzie de São Paulo,

Paulo esteve à frente de um dos mais respeitados conglomerados de empresas da cidade, dirigindo a empresa que realizou mais de 320 obras na região, incluindo bancos, cinemas e hospitais, concorrendo para o desenvolvimento urbano. Acreditando e promovendo a cidade de Santos, estendeu suas atividades aos setores de navegação e bancário.

Apesar dos inúmeros compromissos profissionais, jamais deixou de se dedicar à comunidade, atuando em iniciativas de cunho cultural, social e filantrópico, participando de várias comissões
a
municipais e de campanhas que visavam o engrandecimento da cidade. Habituado ao serviço e afeiçoado às nobres causas, Paulo Viriato marcou seu envolvimento na comunidade participando nos seus momentos mais significativos, tendo recebido o título de Cidadão Emérito da Cidade de Santos.

Presidiu o Conselho de Administração da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, foi membro do Conselho de Administração do Museu de Arte Sacra de Santos e da Casa da Esperança de Santos. Ocupou a cadeira Marechal Rondon no Instituto Histórico e Geográfico de Santos e representou o Estado do Rio Grande do Norte do Clube Cívico dos 21 Irmãos Amigos.

Em artigo no Jornal “A Tribuna” de Santos, a Escritora Santista Edith Pires Gonçalves Dias, escreveria sobre sua especial dedicação à Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto: “Particularmente, sou grata a ele por ter integrado o grupo corajoso que aceitou o desafio de recuperar o casarão branco, que quase sucumbiu por obra do vandalismo que o atingiu. Seu nome está perpetuado na Pinacoteca Benedicto Calixto, como um dos que mais lutou para que ela se tornasse realidade”.

Em razão do seu envolvimento com Rotary colaborou efetivamente para que vários projetos comunitários fossem implementados na cidade, tendo inclusive liderado o movimento que obteve junto a Rotary International os recursos necessários – mais de 6 milhões de dólares – para a compra das vacinas para a erradicação da poliomielite no Brasil.

Recebeu a Ordem Superior do Ipiranga, concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, pela realização do evento que reuniu mais de 18000 participantes em São Paulo.

Foi ainda agraciado pela Câmara Municipal de São Paulo com a “Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo” em reconhecimento a toda sua dedicação e envolvimento com as questões sociais e comunitárias.


O ROTARIANO


Por mais de 40 anos consecutivos Paulo Viriato utilizou suas excepcionais qualidades de líder a serviço do Rotary.

Seu trabalho como Rotariano foi reconhecido por meio das mais de 32 condecorações que ele recebeu de prefeituras, governos estaduais e federais no Brasil e no exterior. Quinze cidades no mundo o agraciaram com o título de Cidadão Honorário e mais de uma centena de unidades rotárias do Brasil e do exterior o reconheceram como Sócio Honorário. Mais recentemente foi conduzido ao Conselho Emérito da Revista Brasil Rotário.

O envolvimento de Paulo Viriato no Rotary começou em 7 de Março de 1956, quando ele ingressou no Rotary Club de Santos, contando com apenas 26 anos de idade. Cinco anos mais tarde, em 1961-62, ele assumiria a presidência do seu clube, projetando-se de forma firme dentro do então Distrito 461, que viria a Governar em 1972-73.

Pouco tempo depois, em 1978-80 Paulo Viriato já estaria servindo Rotary em âmbito internacional, como Diretor de R.I., oferecendo uma atuação tão marcante que seus próprios companheiros o escolheriam para ocupar o cargo de Vice Presidente em 1979-80, último ano de seu mandato como Diretor, para logo a seguir, em 1981, tornar-se Curador da Fundação Rotária no período 1981-84. Nesse mesmo ano Paulo Viriato ainda estaria à frente do comitê da 72ª Convenção do Rotary em São Paulo, que alcançou o mais retumbante êxito.

Por seu intenso e destacado envolvimento com a causa rotária, Paulo Viriato recebeu o Prêmio de Mérito Raimundo de Oliveira Filho, concedido anualmente a um Rotariano de destaque no Brasil. Da Fundação Rotária recebeu a Citação por Serviços Meritórios, o Prêmio por Serviços Distinguidos e o título de Benfeitor, pela atuação decisiva em seus programas, a exemplo da Campanha PolioPlus – que visa erradicar a poliomielite do mundo até o ano 2005 – o que lhe valeu ainda o prêmio de Pioneiro PolioPlus.

A sua escolha para presidir o Rotary International em 1990-91, portanto, mais que uma surpresa, foi a consequência natural de seu esforço, mérito, reconhecida capacidade de liderança e crescente envolvimento com o Rotary.
Após a presidência da organização, Paulo Viriato permaneceu fortemente envolvido com o movimento, retornando à Fundação Rotária como Curador no período 1991-97, atuando como seu Chairman no ano rotário 95-96 e assumindo ainda na mesma época, para o período 1994-98, a honrosa missão de Representante Presidencial do RI para as Nações Unidas.

No decorrer de seus mais de 40 anos de vida rotária, Paulo Viriato presidiu e tomou parte em mais de 23 Comitês de Rotary International e de 11 Comitês da Fundação Rotária. Participou de mais de 25 Convenções de RI e atuou em mais de seis Conselhos de Legislação. Representou o Presidente de RI em mais de 45 Conferências Distritais ao redor do mundo e em mais de 20 Institutos Rotários Regionais. Com o mesmo entusiasmo atuou como Group Leader, presidiu Conferências, moderou Fóruns Rotários e convocou Institutos, representando Rotary em toda a extensão do Ideal de Servir, visitando mais de 158 países, tendo sido recebido pelo Papa, por reis, rainhas, presidentes e chefes de Estado.


O PRESIDENTE


“...Entre os múltiplos caminhos oferecidos pelo Rotary, o Presidente estabelece a prioridade para o seu ano e define, em síntese, como gostará de ver trabalhando os clubes do mundo inteiro... Sem embargo da nítida vocação ecológica de Paulo Viriato, cristalina para os que o conhecem na intimidade, o querido companheiro soube projetar em sua inspirada mensagem presidencial um sincero e eloquente apelo.

No lema do Presidente, vemos o retrato de uma vida de trabalho e devotamento. Uma exortação de quem, com efeito, sempre elevou Rotary nos cargos que ocupou, de sócio representativo do clube, ao posto máximo possível na hierarquia rotária.”

Alberto Augusto Guimarães Gonçalves
Presidente do Rotary Club de Santos 1990-91

Paulo Viriato assumiu a Presidência do Rotary International em 1º de julho de 1990, sendo o terceiro brasileiro a ocupar o cargo de líder máximo de um movimento presente em mais de 160 países e regiões geográficas no mundo, reunindo mais de 1 milhão de líderes profissionais voluntários.

Durante o período que precedeu a sua presidência, Paulo Viriato esteve em 18 países, de forma a colher subsídios para elaborar e ampliar tudo o que planejou desenvolver como Presidente. Visitou projetos e comunidades, verificando “in loco” o tipo de auxílio necessário, participou de vacinações em massa e manteve contato com diversos governos sobre os mais diferentes assuntos, desde a imunização contra a poliomielite até a questão de bolsas educacionais.

Uma de suas prioridades foi divulgar a verdadeira imagem de Rotary, mostrando o que é Rotary, o que pretende e, principalmente, o que o movimento já realizou.

O livro “Imagens de Rotary”, lançado durante o ano de sua presidência é o testemunho mais contundente da ação eficaz do Rotary e dos seus milhares de militantes espalhados ao redor do mundo.

Em reconhecimento ao esforço e ao envolvimento pessoal de cada um desses Rotarianos, é especialmente a eles dedicada a fantástica obra “Sabedoria Rotária”, também lançada durante sua presidência e que compila os pensamentos de mais 200 líderes rotários de 41 diferentes países.


CURRÍCULO


Nascido em 23 de janeiro de 1930, em Santos, Estado de São Paulo, Brasil


Casado com:


RITA CORRÊA DA COSTA
* Paul Harris Fellow (2 diamantes)
* Ex-Presidente da Associação de Famílias de Rotarianos de Santos
* Sócia Honorária do Rotary Club de Santos e de vários outros clubes rotários


Filhos:


PAULO EDUARDO (casado)
* Rotariano Paul Harris Fellow
* Administrador de Empresas e Economista
* Esposa : Marisa -- Paul Harris Fellow

CÉSAR LUIS
* Rotariano Paul Harris Fellow
* Arquiteto
* Esposa: Eliana -- Paul Harris Fellow
* O casal tem um filho, Enrico.

CARMEN CINTHIA (casada)
* Paul Harris Fellow
* Designer Gráfico
* Seu marido é Gilberto Orsi Machado Jr., Advogado e Auditor
Paul Harris Fellow
* O casal tem uma filha, Júlia, Paul Harris Fellow

JORGE AUGUSTO
* Paul Harris Fellow
* Economista
* Tem dois filhos, Vitória e Murilo Viriato, ambos Paul Harris Fellow


ATIVIDADES PROFISSIONAIS

• Paulo é Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie de São Paulo.

• É Presidente da ARENA CONSTRUTORA LTDA.

• É Presidente da INCORPORADORA IMOBILIÁRIA INTEGRAL S/A.

• É Presidente da ARENATERRA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S/C. LTDA.,

• É Presidente da PROESA S/C. DE PARTICIPAÇÕES

• É Presidente da ARENAMAR PARTICIPAÇÕES S/A.

• É Presidente da ARENALAR PARTICIPAÇÕES S/A.

• É Presidente do Conselho de Administração da FAMÍLIA PAULISTA CRÉDITO IMOBILIÁRIO S/A.



ATIVIDADES COMUNITÁRIAS


• Cavaleiro da SOBERANA ORDEM MILITAR DE MALTA

• Membro da ADESG - ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS NA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

• Membro do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SANTOS

• Membro do Conselho do CENTRO CULTURAL BRASIL - ESTADOS UNIDOS

• Presidente do Conselho da FUNDAÇÃO PINACOTECA “BENEDICTO CALIXTO”

• Membro do CLUBE CÍVICO DOS 21 IRMÃOS AMIGOS

• Membro do Conselho Deliberativo da ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA CIDADE DE SANTOS

• Membro do Conselho do MUSEU DE ARTE SACRA DE SANTOS

• Membro do Conselho Deliberativo do CLUBE XV

• Presidente de MESAS ELEITORAIS em várias eleições

• Membro do CORPO DE JURADOS DA COMARCA DE SANTOS

• Membro de várias entidades filantrópicas, culturais e esportivas em Santos


RELIGIÃO

• Igreja Católica Apostólica Romana

• Membro do Movimento “Casais de Nossa Senhora”

• Membro do Movimento “Cursilhos de Cristandade”


Medalha Paulo Costa

O Distrito 4420 criou um prêmio para honrar a memória de Paulo Viriato Corrêa da Costa, Presidente de RI 1990-91 e Chairman da Fundação Rotária 95-96, um dos maiores Rotarianos de todos os tempos.

O prêmio, uma medalha de bronze de 8cm de diâmetro reconhece a contribuição de US$ 100.00 em favor da Fundação Rotária.

Limitada a 1500 unidades, a Medalha Paulo Costa é uma oportunidade de contribuir com a campanha de arrecadação de fundos para a erradicação da poliomielite e uma extraordinária recordação do trabalho do companheiro Paulo Costa.

Consulte a Secretaria do seu clube sobre os procedimentos para aquisição da Medalha.

- IMPORTANTE -
Acesse o site http://www.paulovccosta.com.br/ e saiba muito mais sobre Paulo V. C. Costa com muitas fotos e um conteúdo muito abrangente.
Todas as informações contidas nesta área foram copiadas do site oficial do Paulo V. C. Costa
http://www.paulovccosta.com.br
 
 
© DISTRITO 4.420 - SÃO PAULO - BRASIL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PORTAL DA FAMÍLIA
Acesse o Portal do Rotary International

Produzido por JrIc Group Ltda