Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Agenda

06/02/2018

DISPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS TÓXICOS EM CAVA SUBAQUÁTICA NO ESTUÁRIO

 

RC Cubatão Jardim Casqueiro

O Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro convida a população bem como instituições e organizações da baixada Santista para a palestra sobre DISPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS TÓXICOS EM CAVA SUBAQUÁTICA NO ESTUÁRIO. 
A Palestra será ministrada pelo Químico Professor Élio Lopes dos Santos, especialista em Engenharia de Controle de Poluição e Mestre em Engenharia Urbana. 
 
Essa palestra tem grande importância porque ao longo do tempo, o material tóxico disposto neste lixão submarino poderá afetar a flora, a fauna marinha, assim como, o homem, que faz parte dessa cadeia biológica em nossa região da Baixada Santista. 
 
 
Facebook: https://www.facebook.com/events/2481874022037907/ 
 
Palestrante: Élio Lopes dos Santos, especialista em Engenharia de Controle de Poluição e Mestre em Engenharia Urbana. 
 
Horário: 19h30. 
Local: Rua Maria Graziela, 565 - Jd. Casqueiro – Cubatão (Sociedade de Melhoramentos dos Amigos do Jardim Casqueiro, Vila Bandeirantes e Vila Ponte Nova)  
 
Nesse mega-buraco localizado em Cubatão, estão sendo despejados sedimentos com contaminantes banidos pela Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, tais como: o hexaclorocicloexano acima dos limites estabelecidos, bem como o DDT e produtos da sua degradação, como DDD e DDE e DIELDRIN. Além disso, Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos, muito perigosos à saúde humana, foram detectados em quantidades astronômicas: 6.155 mg/kg de Criseno, 8.950 mg/kg de benzo(b)fluoranteno, 1,298 mg/kg de benzo(k)fluoranteno e 3.692 de benzo(a)pireno. Esses produtos, importante ressaltar, são venenos com grande potencial de geração de danos à vida humana e selvagem. 
 
O potencial toxicológico deletério desses resíduos é impressionante. Por exemplo, em relação ao Dibenzo(ah)antraceno, ao Benzo(a)pireno e ao Benzo(a)antraceno, existem estudos científicos suficientes para caracterizá-los como genotóxicos, mutagênicos e carcinogênicos, ou seja, causadores de danos e mutações de diversas ordens nos genes. Por essas características, esses compostos tóxicos, agressivos à fauna, flora e aos seres humanos, jamais poderiam ser confinados em cavas subaquáticas – um passivo tóxico abandonado, sem qualquer tratamento, ao sabor das marés. É por essa razão que tal empreendimento se assemelha a um verdadeiro LIXÃO SUBMARINO QUÍMICO TÓXICO, que jamais deveria ter sido autorizado