Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias do Distrito   

   

Seja a Inspiração é o lema para o ano rotário 2018-19

15/01/2018


"Seja a Inspiração" será o lema presidencial do Rotary International para o Ano Rotário 2018-2019 
 
Slogan e identidade visual foral relevados durante a abertura da Assembleia Internacional do Rotary, realizada de 14 a 20 de janeiro, na cidade de San Diego (EUA) 
 
O evento mundial envolve governadores distritais do Rotary International (RI) de 219 países, no Manchester Grand Hyatt Hotel, em San Diego, na Califórnia (EUA), totalizando cerca de 540 dirigentes rotários de todas as partes do Mundo. “A Assembleia Internacional oferece o treinamento, as informações e a inspiração necessários para prepará-los para as funções de gestores”, disse Ian Riseley, atual Presidente do Rotary International. “Durante o evento, eles ficarão por dentro dos desafios e oportunidades à nossa frente e viverão a internacionalidade do Rotary”, completou Berry Rassin, que assumirá a presidência do Rotary no próximo mês de julho, se tornando o líder máximo da instituição no Ano Rotário 2018-2019. 
 
Foi neste clima de envolvimento e motivação que Rassin revelou aos líderes mundiais de Rotary o "Seja a Inspiração", seu lema presidencial para o Ano Rotário 2018-2019. O evento contou com a presença do engenheiro Carlos Torci, Governador Eleito do Distrito 4420 do Rotary International neste mesmo período. Torci já presidiu o Rotary Club de São Vicente, exerceu diversas funções distritais e participou de vários eventos nacionais e internacionais de Rotary. Recentemente, ele participou do treinamento preparatório de governadores, durante a 40ª edição do Instituto Rotary do Brasil, o maior encontro anual de lideranças da organização no País, ocorrido em setembro de 2017, na cidade de Atibaia/SP. 
 
Com a experiência de 17 anos como rotariano, Torci acredita que o Rotary oferece infinitas oportunidades de ajudar o próximo. Para ele, essa vocação ficou mais evidente nos trabalhos em San Diego. “Ao lado de Rassin, será uma honra servir como líder do Distrito 4420. Estamos formando um grupo de trabalho para cuidar da capacitação dos presidentes de clubes, governadores assistentes e equipe distrital. Vamos compartilhar o conhecimento adquirido aqui nos Estados Unidos. Temos que manter o legado do Governador Claudio Takata e seguir fazendo a diferença na promoção da paz, da igualdade social e da erradicação da poliomielite em todas as partes do mundo”. 
 
O objetivo do evento em San Diego é fazer com que os dirigentes retornem para seus distritos com novas ideias, maior motivação e potencial de empreendimento. O programa da Assembleia Internacional foi elaborado com base no Plano Estratégico do Rotary International, que visa o fortalecimento dos clubes de Rotary por meio do Desenvolvimento do Quadro Associativo (DQA), o fortalecimento da instituição e a execução de serviços humanitários por meio de parcerias com a Fundação Rotária e a projeção da imagem pública do Rotary em todas as localidades onde os rotarianos atuam. Tradicionalmente, o evento é dividido em duas etapas, contendo plenárias conjuntas e salas para debates de temas específicos. 
 
Seja a Inspiração 
 
Para Torci, o lema apresentado na noite deste domingo (14) traz uma grande responsabilidade às lideranças rotárias dos quatro cantos do mundo. "Seja a Inspiração pode ser traduzido como uma forma de liderar pelos bons exemplos vivenciados, dentro ou fora das fileiras do Rotary. E a partir daí, considerando a condição de líder que existe dentro de todos os rotarianos, o exemplo de cada um deve impactar positivamente seu meio de influência, beneficiando diretamente as comunidades locais. O rotariano, atuando como referência social de características distintas na sociedade, terá o importante papel de melhorar cada vez mais as condições dos ambientes ao seu redor”. 
 
Associado do Rotary Club de Nassau Leste (Bahamas), Rassin passou muita motivação durante seu discurso na Asembleia Internacional e enfatizou a força do Rotary contida na declaração de visão da instituição. "Eu quero que vocês inspirem os rotarianos dos seus clubes a almejar o sucesso, a querer ser mais e ir mais longe. Sejam a motivação que instiga os outros a superar limites. Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo. Isso descreve o Rotary que seus líderes precisam construir”. 
 
Para tornar essa visão em realidade, o Presidente Eleito do RI falou que os rotarianos precisam ajudar a cuidar do Rotary. "Nós somos, acima de tudo, uma organização de associados. Se queremos servir, se queremos atingir nossas metas, precisamos, primeiramente, cuidar muito bem dos nossos associados”. Ele ainda pediu aos novos governadores que inspirassem os rotarianos de seus distritos a desejarem promover mudanças, a desejarem fazer mais, a desejarem desenvolver seu potencial ao máximo. “Vocês têm a responsabilidade de incentivá-los, de ajudá-los a progredir", enfatizou Rassin. 
 
Progresso na luta contra a pólio 
 
Segundo Rassin, o trabalho do Rotary para a erradicação da pólio é uma fonte imensa de inspiração. Ele descreveu o progresso incrível alcançado nas últimas três décadas. Em 1988, cerca de 350 mil pessoas sofreram paralisia como resultado de infecção pelo vírus da pólio selvagem. Em 2017, apenas 21 casos foram documentados até 10 de janeiro. "Nós estamos vivendo um momento incrivelmente empolgante na erradicação da pólio, num ponto no qual cada novo caso pode vir a ser o último", comentou ele. 
 
Rassin enfatizou que mesmo após o último caso de pólio tiver sido documentado, o trabalho continuará existindo. "A paralisia infantil não estará erradicada até que o comitê responsável confirme isso. Para tanto, nenhum vírus da pólio deve ser encontrado em rios, em esgotos ou em uma criança por pelo menos de três anos. Até lá, temos que continuar trabalhando exatamente como agora", explicou. Rassin é defensor das atividades de vigilância em relação ao vírus da pólio e da imunização contra doenças. 
 
Sustentabilidade ambiental 
 
Nos últimos anos, o Rotary tem enfocado fortemente no tema da sustentabilidade em seus serviços humanitários. Rassin é da opinião de que todos devem se conscientizar sobre os problemas reais derivados da poluição, degradação ambiental e mudanças climáticas. Ele observou que 80% de seu próprio país está a um metro do nível do mar. "Considerando os estudos de que o nível do mar subirá dois metros até 2100, em 50 anos meu país desaparecerá, junto com a maioria das ilhas do Caribe e cidades costeiras”, disse ele. 
 
Rassin pediu aos líderes presentes no salão de plenárias que encarassem todo o trabalho desenvolvido pelo Rotary como parte de um sistema global maior. Segundo ele, isso significa que os novos governadores precisam ser uma inspiração não só para seus clubes, mas também para todas as pessoas nas regiões onde elas atuam, seja profissionalmente ou em seus domicílios residenciais. "Queremos que o bem que fazemos seja duradouro. Queremos tornar o mundo um lugar melhor não apenas onde vivemos, não apenas para nós, mas em todos os lugares, para todos e para as gerações futuras”. 
 
Perfil de Carlos Torci 
 
Formado em Engenharia Industrial Mecânica (Unisanta - 1986), desenvolveu sua trajetória por mais de 30 anos na Petrobras (Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão/SP). Antes de ser eleito governador, foi presidente do Rotary Club de São Vicente (2008-2009), exerceu diversos cargos rotários e recebeu premiações. É membro da Paul Harris Society e Major Donor - 1º Nível. Participou das convenções mundiais do RI em Lisboa (2013), São Paulo (2015) e Atlanta (2017), e do Instituto Rotary Brasil, em Santos (2010), Foz do Iguaçu (2013), Rio de Janeiro (2015), Recife (2016) e Atibaia (2017). Tem várias participações em conferências e assembleias distritais, além do Instituto de Liderança Rotária. Atua como engenheiro consultor. É casado com Sônia Mara Marques Torci, com quem tem as filhas Carla e Deborah. 
 
 
 
Por Marcelino Silva – marcelino@mscommidia.com.br 
 
Fotos: Monika Lozinska - Rotary International / Divulgação Distrito 4420.