Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Interact Club de Santos Vila Belmiro é fundado no Distrito 4420

07/04/2018


Na manhã do dia 7 de abril, o Distrito 4420 fundou o Interact Club de Santos Vila Belmiro, apadrinhado pelo Rotary Club de Santos Vila Belmiro, presidido pelo companheiro Edson Carvalho Menezes.  
 
O Interact Club iniciou suas atividades com 30 interactianos. A reunião festiva de posse aconteceu na instituição Cruzada das Senhoras Católicas. O evento reuniu cerca de 50 convidados, entre eles, autoridades rotárias como o governador do Distrito 4420, Claudio Takata, acompanhado pelo governador assistente da área 13, Antônio Henrique Medeiros Duarte. Autoridades locais como o presidente do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (CAMPS), Elias Júnior, além de alguns associados, rotaractianos e familiares.  
 
Edson Menezes presidiu às nomeações ao lado de Claudio Takata, Elias Júnior e João Victor Abranches de Freitas, presidente eleito do Interact Club de Santos Vila Belmiro. “Há muito tempo esperávamos por esse momento, um novo clube com o ideal de servir, espelhado no Rotary Club de Santos Vila Belmiro. Estamos com as nossas portas abertas, prontos para prestarmos o suporte necessário aos jovens”, emocionado, declara Edson.  
 
João Victor foi empossado pelo governador do Distrito. Ele ocupou a tribuna e iniciou o seu discurso agradecendo o apoio recebido pelos companheiros do RC de Santos Vila Belmiro em todas as reuniões e incansáveis orientações de formatação do Interact Club. Ele afirma que a proposta do novo clube é minimizar as dificuldades locais. “Junto ao novo conselho diretor, eu espero realizar grandes projetos, beneficiando algumas instituições da cidade como a Cruzada das Senhoras Católicas, o Lar Espírita Mensageiros da Luz, entre outros. Além de concretizar novas parcerias com os Rotary e Interact Clubs da região”. João encerrou o seu discurso com uma frase utilizada por sua mãe: “Você é capaz de tudo, basta querer”.  
 
Segundo Luciano Oliveira Fernandes, vice-presidente do Interact, no próximo dia 24, em conjunto com o CAMPS, será realizada a entrega de alimentos não perecíveis à Creche Espírita Padre Bento. Esse será o primeiro projeto colocado em prática.  
 
“Para mim, hoje é um dia mais do que especial. Em 1998, eu tive a oportunidade de ser presidente do Interact. Posteriormente, eu passei pelo movimento Rotaract e em seguida, ingressei no Rotary, exercendo diferentes cargos. Nos tempos de Interact, eu tive a oportunidade de construir sólidas amizades, que hoje, atuam ao meu lado no CAMPS. Parabenizo o presidente Edson por fortalecer o movimento jovem. Essa é a melhor forma da gente crescer, oxigenados com novas ideias e preparados para vencermos os futuros desafios. Sejam bem-vindos ao mundo dos projetos e ajuda mútua. O CAMPS continua de portas abertas para receber vocês. Eu tenho certeza que o João será um ótimo líder, representando a nossa instituição em todos os projetos desenvolvidos”, conclui Elias Júnior.  
 
Homenagem  
 
O governador Claudio Takata foi homenageado pelos presidentes Edson Menezes e João Victor. Ele recebeu um certificado em forma de agradecimento por sua presença na festiva de fundação. “Essa é uma fase da vida feita de escolhas. Fico feliz em saber que vocês escolheram fazer a diferença na vida de outras pessoas. Infelizmente, esse tipo de voluntariado, atualmente não é algo tão comum entre o público jovem. O líder é aquele que indica o caminho, que une as pessoas e sabe o que é bom para o grupo. O pin recebido individualmente hoje, os uniu aos 460 mil interactianos ao redor do mundo. Eu desejo que todos os jovens presentes sejam muito felizes nessa instituição”.  
 
 
Interact  
 
O Interact une jovens de 12 a 18 anos para desenvolverem suas habilidades de liderança e descobrirem a força do lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si”. Os clubes de Interact organizam pelo menos dois projetos ao ano. Um para ajudar sua escola ou comunidade, e outro para promover a compreensão da paz mundial.  
 
Durante a implementação de ações sociais e o desenvolvimento das suas habilidades de liderança, os interactianos são orientados pelos Rotary Clubs patrocinadores. Tem como benefício conectar-se com líderes de sua comunidade, descobrir novas culturas, desenvolver habilidades de liderança, fazer amizades ao redor do mundo e conhecer mais oportunidades rotárias, como Rotaract, RYLA e Intercâmbio de Jovens.  
 
O Interact existe há 54 anos, e atualmente possui (segundo dados do Rotary International) quase 500 mil interactianos em mais de 20 mil clubes, espalhados em 159 países.  
 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 61 fotos