Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias do Distrito   

   

Áreas 1 e 2 do Distrito 4420 realizam o 7º Rotary Day em celebração ao “Dia Mundial da Saúde”

07/04/2018


No dia 7 de abril, o Distrito 4420, em parceria com 10 Rotary Clubs (áreas 1 e 2), Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, realizou a 7º edição do Rotary Day, em celebração ao “Dia Mundial da Saúde”. O evento aconteceu nas dependências do Parque Ibirapuera, em São Paulo.  
 
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da saúde na vida das pessoas. Além disso, a organização celebra também seu 70º aniversário. Nas últimas sete décadas, o organismo internacional tem liderado esforços para livrar o mundo de doenças fatais, como a varíola e a poliomielite, que está à beira da erradicação. O slogan deste ano foi “Saúde para todos, em todos os lugares”, segundo a organização, o tema será abordado ao longo do ano, por meio de atividades pertinentes. De acordo com o conceito definido pela OMS, “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. 
 
Os rotarianos celebram essa data em reconhecimento aos serviços filantrópicos realizados pela associação na cidade. O mutirão é um evento tradicional realizado pelo Rotary com apoiadores locais. A programação tem duração de um dia, é dedicado à saúde e reúne atividades gratuitas.  
 
A população contou com informações e atendimentos sobre a prevenção de câncer bucal, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, teste de hepatite C, optometria com teste visual, dermatologia, massoterapia, reflexologia, avaliação da pisada (palmilhas ortopédicas), reiki, assistência jurídica e plano de saúde. Cerca de 140 voluntários realizaram os serviços. Os kits utilizados nos testes de diabetes foram doados pelo Cruz Vermelha, já os kits de hepatite C, foram fornecidos pela ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite).  
 
Segundo o coordenador geral do evento, Márcio Watanabe, a sétima edição do Rotary Day registrou cerca de 1.200 pessoas. “Gostaria de enaltecer o trabalho conjunto das áreas 1 e 2, os presidentes e governadores assistentes envolvidos, os setores administrativos e de eventos do Parque Ibirapuera, Associação Taichi Pailin, Dino Samaja, embaixador e presidente de honra da Cruz de Malta e o governador do Distrito 4420, Claudio Takata. Esse é um parque de grande circulação, poder fazer a diferença, trazer informação e beneficiar os visitantes neste dia com atendimentos na área da saúde, é muito gratificante. Desta forma, seguimos com a força do lema rotário: “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, encerra.  
 
Plantio 
 
Durante o evento, dentro do programa “Preserve o Planeta”, os rotarianos realizaram o plantio de quatro novas mudas de árvore. O projeto tem como finalidade realizar o plantio de pelo menos uma árvore para cada um dos associados dos 79 clubes do Rotary, compreendidos no Distrito 4420, no novo ano rotário, iniciado em 1 de julho de 2017 a 22 de abril de 2018, Dia Internacional da Terra.  
 
Apresentações 
 
A banda do Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), regida por Marcelo Pereira Estephanin, iniciou a abertura do evento tocando o Hino Nacional. Em seguida, tocaram algumas músicas populares e finalizaram com a canção “Cisne Branco”.  
 
O público presente contou com uma divertida aula de Zumba, ministrada pelos professores da academia Planet Sport. 
 
Pra finalizar, integrantes da academia SAI FUNG KUNG FU, apresentaram a Dança do Dragão.  
 
O governador do Distrito, Claudio Takata fez o encerramento do evento e agradeceu o empenho de todos nesta importante ação em prol da saúde. Os governadores assistentes, Fernanda Rangel (área 1) e Álvaro Taiar (área 2) estiveram presentes apoiando os Rotary Clubs envolvidos nesta ação. 
 
José Alfredo Pretoni, govenador 1985-86, prestigiou a ação acompanhado de sua esposa Magnólia.  
 
Rotary Clubs  
 
Os Rotary Clubs de São Paulo Aeroporto, Rotary Club de São Paulo Brasil-Taiwan, Rotary Club de São Paulo Novas Gerações, Rotary Club de São Paulo Nove de Julho, Rotary Club de São Paulo Saúde, Rotary Club de São Paulo Sudeste, Rotary Club de São Paulo Sul, Rotary Club de Satélite de São Paulo Sudeste Confraria de Negócios, Rotary Club de São Paulo Parque do Ibirapuera e Rotary Club de São Paulo Paraíso participaram da organização e execução do evento junto aos seus presidentes e associados.  
 
 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 59 fotos