Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias do Distrito   

   

Distrito 4420 realiza XXI Maratona da Saúde em São Bernardo do Campo

07/04/2018


Cerca de 5.500 pessoas receberam diversificados atendimentos  
 
No dia 7 de abril, o Distrito 4420, em parceria com o Rotary Club de São Bernardo do Campo Norte, Prefeitura Municipal de São Bernardo, Secretária da Saúde, Educação e Cultura, realizou a XXI Maratona da Saúde – Dr. Cláudio Zago, em celebração ao “Dia Mundial da Saúde”. O evento aconteceu no estacionamento do supermercado Walmart.  
 
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da saúde na vida das pessoas. Além disso, a organização celebrou também seu 70º aniversário. Nas últimas sete décadas, o organismo internacional tem liderado esforços para livrar o mundo de doenças fatais, como a varíola e a poliomielite, que está à beira da erradicação. O slogan deste ano foi “Saúde para todos, em todos os lugares”, segundo a organização, o tema será abordado ao longo do ano, por meio de atividades pertinentes. De acordo com o conceito definido pela OMS “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. 
 
Os rotarianos celebram essa data em reconhecimento aos serviços filantrópicos realizados pela associação na cidade. O mutirão é um evento tradicional realizado pelo Rotary com apoiadores locais. A programação tem duração de um dia, é dedicado à saúde e reúne atividades gratuitas.  
 
A população contou com informações e atendimentos sobre a prevenção de câncer bucal, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, teste de hepatite C, acuidade visual, audiometria, fisioterapia, ortopedia, osteoporose, otorrinolaringologia, clínico geral, exames de eletrocardiograma, testes de HPV, prevenção do câncer de mama, exames de ultrassom abdominal, cortes de cabelo e assistência jurídica. Vale ressaltar, caso o paciente seja diagnosticado com algum problema grave durante a realização do exame, imediatamente, ele será encaminhado a um hospital parceiro da região.  
 
“Estamos apoiando o Rotary há três anos. Além de se aperfeiçoar nos cortes de cabelo, os nossos alunos têm a oportunidade de aprender a importância do voluntariado em eventos beneficentes como esse”, declara Rafael Teodoro, professor do Instituto Embelleze.  
 
Segundo Luiz Carlos João, coordenador do evento, foram realizados 5.447 atendimentos. Dentre eles: 100 exames de audiometria, 150 higienizações de pele, 662 testes de glicemia, 402 testes de Hepatite C, 574 aferições de pressão arterial, 190 avaliações em ortopedia/fisioterapia, 420 cortes de cabelo, 133 consultas com clínico geral, 62 consultas oftalmológicas, 74 exames de câncer bucal, 70 exames de eletrocardiograma, 242 orientações sobre câncer de mama, 86 consultas com o otorrinolaringologista, 110 pinturas facial infantil, doação de 80 brinquedos (feitos com material reciclável) e 32 atendimentos jurídicos. Cerca de 160 voluntários realizaram os serviços. “O Distrito 4420 fez a doação de 600 kits de higiene bucal, já o laboratório Aché forneceu 270 medicamentos (pós-avaliação médica). Durante todo o dia, os participantes degustaram muita pipoca, algodão doce e água fresquinha, fornecida pela Sabesp, um dos apoiadores do evento”, revela.  
 
Márcia Silva de Oliveira garantiu todas as avaliações chegando bem cedo. “Eu tenho bursite, estava com muita dor ontem. Acordei cedo e fui uma das primeiras a receber atendimento. O médico me avaliou e com o receituário, eu consegui amostra grátis da medicação, pois eu não tenho condições de pagar. Até agora já passei pelo oftalmologista, clínico geral, aferi minha pressão, cortei o meu cabelo e do meu filho. Aqui o tratamento é completo, estou feliz por participar deste grandioso evento”.  
 
Segundo o Dr. Fúlvio Bechelli, diretor médico do IFOR Hospital, essa já é sua quarta participação como voluntário. “Por trabalhar em um hospital particular, em um evento beneficente como esse, eu tenho a oportunidade de trazer aos pacientes que não possuem condições financeiras um atendimento de qualidade, isso é gratificante”, afirma.  
 
Há 19 anos, as fundadoras da Associação Viva Melhor – Mulheres Mastectomizadas, Vera Teruel, Thereza Pontes e Maria Medeiros participam da feira. “Nós damos apoio em todos os sentidos para as pacientes e seus familiares. Inclusive, nós três já fomos diagnosticadas com a doença”, declara Vera. A entidade atende pacientes de diferentes regiões e tem como objetivo facilitar a reabilitação física, emocional e estética de mulheres com câncer de mama. Por meio de eventos como esse, a associação realiza um trabalho de conscientização na sociedade sobre a importância de realizar os exames periódicos como prevenção da doença. 
 
O governador do Distrito, Claudio Takata prestigiou o evento e agradeceu o empenho de todos os envolvidos nesta importante ação em prol da saúde. Parabenizou o Rotary Club de São Bernardo do Campo Norte, o presidente Carlos Augusto Vicente, o coordenador do evento, Luiz Carlos João, todos os associados, apoiadores e patrocinadores.  
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 74 fotos