Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RC de Diadema Floreat apresenta projetos ao casal governador

16/09/2012


RC Diadema Floreat

Com encontro marcado no estacionamento do Diário Regional de Diadema, o casal governador iniciou no último dia 13, sua Visita Oficial ao Rotary Club de Diadema Floreat, local onde foram recepcionados pela presidente da Paz, Maria Zélia Soares de Albuquerque e demais companheiros. 
 
Na redação, o governador do Distrito 4420, Marcos Luiz Zanardo, falou sobre os principais projetos do distrito e o foco de sua gestão, que é a Paz Através do Servir, lema que tem envolvido muitas pessoas em torno das causas rotárias. 
 
Seguindo a programação de visitas aos projetos do clube, o casal Zanardo e os rotarianos, compareceram à APAE de Diadema e lá conheceram alunos que integram oficinas de capacitação e recebem atendimento especial de acordo com suas necessidades, algo que os auxilia no desenvolvimento psicológico, educacional e físico, estimulando a inclusão no mercado de trabalho. 
 
Isso é possível graças a parcerias realizadas com empresas que investem na mão de obra dos alunos especiais que conseguem desenvolver habilidades para o trabalho e assim melhorar suas condições de vida.  
 
Segundo o instrutor Renato Dantas, que auxilia os alunos na montagem de caixas de giz de cêra da empresa-parceira Acrilex, eles desenvolvem o trabalho e tem metas a serem cumpridas, como numa empresa de verdade. 
 
"Eles montam desde a colocação do giz na caixa, selecionam as cores, fazem as conferências, selagem, colocam na caixa de embarque, que segue para o consumidor. Entre as metas está o preparo de 25 caixas por dia, motivando e acelerando o processo para que eles consigam se adaptar ao ritmo de uma empresa", disse Dantas. Para a Coordenadora de Eventos da entidade, Luana Cristina de Lima,todo estímulo e apoio é bem vindo e o trabalho da APAE começa desde cedo, a partir dos três anos de idade até os 30 anos.  
 
"O atendimento escolar acontece a partir dos sete anos e durante toda permanência dos alunos são feitas avaliações de cada caso. De acordo com a evolução de cada um, muitos vão para as oficinas de capacitação profissional.É aí que surge a possibilidade de inclusão onde eles podem se socializar e avançar no desenvolvimento de habilidades”, afirmou Luana. 
 
Durante a permanência dos rotarianos na APAE, houve apresentação folclórica, com alunos interpretando Asa Branca, na voz de Luiz Gonzaga, caracterizados com personagens conhecidos: Saci Pererê, Boto Cor-de-Rosa, Mula Sem Cabeça, entre outros que deram um brilho a mais para a coreografia. Em seguida foi servido um delicioso café da tarde aos visitantes que prestigiaram a entidade conduzida por rotarianos. 
 
Mantendo a intensa jornada de atividades, o governador e sua esposa seguiram para Centro Público Theresa Lino de Oliveira, onde a Associação Lutar Pelo Futuro promove aulas de Morganti Ju Jitsu, com aproximadamente 150 alunos. 
 
O projeto apoiado pelo Rotary Club de Diadema Floreat, está há cinco anos modificando a vida de crianças que já disputaram campeonatos Paulista, Brasileiro e até Mundial, em diversas categorias, competindo em igualdade com atletas que possuem mais recursos e oportunidades em suas carreiras. 
 
O mestre Sergio Augusto Barbosa da Silva,se orgulha de poder formar novos atletas e contar com o apoio de novos colaboradores, como Rodrigo Garavello, que está no projeto há quatro anos, como voluntário, assim como os demais professores que participam e acreditam nessa causa. Na ocasião, Rodrigo e Sergio instruiram alguns alunos para demonstração da luta, aos rotarianos. 
 
Sergio explica que, as aulas começam a partir dos quatro anos de idade, com atividades mais lúdicas. Já as crianças com 11 anos, participam de maneira mais competitiva. Entre os atletas que já participam de competições, o grupo conta com medalhistas nos campeonatos mais importantes da modalidade, experiência essa, gratificante e significativa para o projeto e seus idealizadores. 
 
Após conhecerem todos os projetos agendados para a Visita Oficial, o governador seguiu para a Assembléia realizada na Associação Comercial e Empresarial de Diadema - ACE e Maria Laíz foi convidada a participar de um delicioso chá, com as mulheres do clube, na casa da companheira Vera Lúcia, num clima bem acolhedor. 
 
A noite, todos participaram do jantar festivo nas dependências do restuarante Vaz Gomes, em Diadema-SP. 
 
Na foto, o casal governador e companheiros prestigiam o projeto Lutar pelo Futuro, a oficina da APAE e visitam a redação do Diário Regional, em Diadema-SP.