Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC Santo André recebe visita oficial do governador

09/11/2017


RC Santo André

No dia 9 de novembro, o Rotary Club Santo André recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no restaurante Baby Beef Jardim, em Santo André. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
O governador foi conhecer quatro projetos permanentes desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu na Casa Ronald McDonald ABC – Projeto Crescer. O casal foi recebido pelo governador assistente da área 8, Ary Silveira Bueno, acompanhado pelo presidente do clube, Jaime Guedes de Souza, alguns associados e equipe rotária.  
 
Casa Ronald McDonald ABC 
 
A Associação Projeto Crescer do ABC foi fundada em 1994. É administrada por voluntários do Rotary Club de Santo André. Em 2007, recebeu licença para operar como Casa Ronald McDonald ABC através do Ronald McDonald House Charities, que reconhece os mais altos padrões de qualidade de atendimento e garante que o padrão de uma Casa Ronald McDonald seja o mesmo em qualquer lugar do mundo. Aqui no Brasil, o RMHC é representado pelo Instituto Ronald McDonald, com sede no estado do Rio de Janeiro. 
 
A Casa Ronald McDonald ABC hospeda até 23 crianças ou adolescentes em tratamento oncológico e seus respectivos acompanhantes, totalizando 46 hóspedes. Na casa são servidas cinco refeições diárias. Cada família é hospedada em uma suíte com duas camas de solteiro e recebem todo o suporte necessário. As crianças ou adolescentes hospedadas na instituição realizam seus tratamentos no Hospital Santa Marcelina, Hospital Estadual Mario Covas e GRAACC.  
 
Casa da Esperança de Santo André 
 
O segundo projeto visitado foi à Casa da Esperança de Santo André. A equipe rotária conheceu suas instalações.  
 
A entidade foi fundada pelo Rotary Club de Santo André em 30 de julho de 1954. Sua história tem sido um marco importante dentro do contexto social da cidade.  
 
Em dezembro de 1991, foi inaugurado um Centro Neurológico, prestando consultas em diversas especialidades com ênfase especial para: neurologia, ortopedia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. Evoluindo no seu programa de ampliação, instalou-se, em 1999, o Serviço de Ultrassonografia e Mamografia. Nessa mesma época foram adquiridos geradores elétricos de emergência para as duas unidades (Centro Diagnóstico e Centro Neurológico). Outra inovação na região: em agosto de 2001 foi edificada a construção de uma piscina com hidromassagem, criada para complementar os tratamentos dados às pessoas com deficiências físicas e neurológicas. Foi criado, a partir daí, o setor de Hidroterapia com equipamentos especiais para tratamentos neurológicos.  
 
Além de atender pacientes particulares e de convênios, a entidade presta serviços à comunidade carente, de forma gratuita. O local é um centro de referência no ABC em diversas especialidades médicas. Conta com uma equipe de 51 médicos, vários desses especialistas são professores universitários de Medicina. O quadro de funcionários é representado por 140 colaboradores, 15 estagiários e aprendizes.  
 
A Casa da Esperança presta os seguintes serviços: 33 tipos diferentes de exames médicos, 18 tipos de especialidades referentes às consultas médicas, oito tipos de tratamentos médicos e quatro tipos de procedimentos especiais. São atendidos anualmente 52.600 pacientes por meio de 230.300 atendimentos (59.200 gratuitos). O Rotary Club de Santo André é o responsável pela gestão das atividades desta entidade, todos os seus diretores são sócios do clube e prestam serviços voluntários.  
 
APAE - Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Santo André 
 
A APAE Santo André é uma instituição sem fins lucrativos, não governamental. Presta serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência intelectual, desde recém-nascidos até a terceira idade.  
 
A entidade foi fundada em 1963. Seus gestores são constituídos por Rotarianos do Rotary Clube de Santo André. Desde 1998 realizam administração da entidade e veem promovendo melhorias na instituição. Neste período, os rotarianos, com o auxílio da sociedade, conseguiram reformar totalmente o prédio da APAE, aumentaram o número de assistidos diretos de 250 para 450 pessoas e atualmente estão pleiteando recursos com poderes públicos e empresas privadas para reforma e expansão do prédio.  
 
São atendidas pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares, por intermédio de profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social, entre outros.  
 
A APAE atende permanentemente cerca de 1.200 pessoas. Os assistidos diretos, que são aproximadamente 350 pessoas e cerca de outras 800 pessoas que são os seus familiares e tutores que recebem orientação técnica, treinamento, amparo psicológico e assistências sociais diversas, participando de capacitações para geração de renda, apoio para o fortalecimento dos laços familiares e inclusão digital, os quais são denominados assistidos indiretos. São atendidas pessoas de todas as faixas etárias, desde recém-nascidos a terceira idade. Por meio de suas ações, a APAE promove o desenvolvimento global das potencialidades das pessoas com deficiência, levando em consideração sua individualidade e o direito do exercício de plena cidadania, além de programas de empregabilidade, esporte e cultura. Os trabalhos são desenvolvidos visando proporcionar aos portadores de deficiência intelectual e múltipla, seu bem estar e inclusão social.  
 
Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André 
 
Fundado em 21 de agosto de 1962 por membros do Rotary Club Santo André, o Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André é uma entidade sem fins lucrativos que oferece qualificação social e profissional aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio da socioaprendizagem, com base da na Lei da Aprendizagem – Lei 10.097/2000. Atua expressivamente na área da assistência social, por intermédio de programas que promovam a formação humana, cultural e profissional de jovens e famílias em risco, a partir do conhecimento.  
 
A instituição possui sede própria, com amplo espaço físico. Além da área administrativa, conta com cinco salas de atividades, espaços de leitura e biblioteca, laboratório de informática modernizado, área de recreação, refeitório e salão de eventos.  
 
ASFAR 
 
A esposa do governador foi convidada para um chá da tarde na Associação de Famílias de Rotarianos de Santo André (ASFAR). Marie foi recebida pelas associadas.  
 
A ASFAR do Rotary Club de Santo André foi fundada em 18 de junho de 1975. Seus propósitos são de promover apoio às entidades que tenham fins assistenciais em âmbitos sociais e educacionais. Dedica-se às entidades ligadas ao clube. A manutenção da associação é feita através da contribuição anual das associadas e recursos obtidos com alguns eventos, dentre os quais se destaca o tradicional “Chá-Bazar Beneficente”. São vendidos artigos artesanais, confeccionados pelas próprias associadas e voluntárias.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou a sede do clube, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto, Ary Bueno, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva  
 
A festiva foi realizada no restaurante Baby Beef Jardim.  
 
Jaime Guedes fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. Ele aproveitou a oportunidade para mencionar as intercambistas acolhidas pelo RC Santo André: a americana Caitlin Emma e a indiana Raina Johana Dsylva.  
 
Durante a cerimônia, o presidente empossou três novos companheiros: Adriano Meneghini, Pedro Ferreira Awada e Roberto Von Haydin Junior.  
 
Jaime presenteou o governador com a doação de um cheque no valor de US$ 1.000,00 destinado à Fundação Rotária.  
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade e liderança. Ele parabenizou os projetos visitados e agradeceu à tarde maravilhosa. “Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parcerias com entidades beneficentes sólidas”.  
 
Premiações 
 
Para encerrar a festiva, houve a premiação da caravana mais numerosa, o RC Santo André Sul foi o ganhador. Como a caravana mais distante, o premiado foi o RCSP Brasil Taiwan. 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  
Fotos: Patrícia Lopes 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 253 fotos