Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias do Distrito   

   

SEJA A INSPIRAÇÃO: Distrito 4420 do Rotary International celebra o início do Ano Rotário 2018-2019

30/06/2018


Com foco no rejuvenescimento do quadro associativo, na flexibilização das atividades e com a missão de encantar os rotarianos no ideal de servir, Governador Carlos Torci deu início ao ciclo que visa inspirar as comunidades onde o Rotary está presente 
 
Com o lema mundial “SEJA A INSPIRAÇÃO”, o engenheiro Carlos Torci, membro do Rotary Club de São Vicente, foi empossado como Governador do Distrito 4420 do Rotary International (RI). Eleito para liderar a instituição a partir de 1º de julho de 2018, ele substitui o também engenheiro Claudio Takata, associado do Rotary Club de São Paulo-Aeroporto. Ele governou o Distrito 4420 durante o último ciclo rotário, que teve como orientação o slogan “O ROTARY FAZ A DIFERENÇA”. A Festiva de Transmissão e Posse do Ano Rotário 2018-2019 reuniu cerca de 600 pessoas, entre convidados, autoridades e rotarianos. O evento foi realizado na noite do último sábado (1), no Mendes Convention Center, em Santos/SP. 
 
O Governador Torci recebeu votos de boa sorte da comunidade rotária, composta por cerca de 80 clubes, representados pelos presidentes, governadores assistentes e comissões distritais. Apoiado incondicionalmente por estes líderes, familiares e colegas de profissão, ele terá a chance de colaborar para algumas históricas conquistas em prol da humanidade, como o fim da poliomielite no planeta. Poucos casos foram registrados recentemente no Afeganistão e Paquistão, segundo Mário Cesar de Camargo, curador da Fundação Rotária, que também compareceu à cerimônia de posse. A Nigéria, que era outro país endêmico, ainda requer atenção, mas também está próxima de ser considerado um país livre da doença. 
 
Apesar de não ter sido pelo vírus selvagem, Camargo destaca que a Venezuela registrou recentemente a recidiva da poliomielite, após anos na lista de países erradicados. Ele alerta para o fato de que centenas de municípios brasileiros estão sensíveis ao vírus, pois as respectivas coberturas vacinais estão abaixo do desejado. Foi pensando nisso que o Governador deu início a uma grande mobilização distrital para a divulgação da campanha de vacinação no mês de agosto. “Os pais mais jovens não tiveram muito contato com a fase mais calamitosa da doença no Brasil. É por isso que o percentual de vacinação de seus filhos caiu tanto. Ao lado do poder público, vamos realizar uma forte campanha de vacinação”, revelo Torci. 
 
O Governador diz que com a chegada do novo ciclo, as energias se renovam para que outros projetos e parcerias sejam colocados em prática nas comunidades. Também ressurgem esperanças de trabalhos impactantes junto aos rotarianos, temperados com muito companheirismo e união. “Nossa instituição é uma roda que não nunca deixa de girar. Uso como exemplo o pensamento do técnico Bernadinho, onde ele diz que o ônus do sucesso é a eterna vigilância. O anseio pelo êxito deve permitir que o planejamento estratégico seja inserido neste processo de continuidade. O desejo de crescimento deve ser estabelecido de forma impessoal e linear, assumindo a identidade coletiva que temos como vocação”. 
 
Desafios do Governador Torci 
 
No discurso de despedida, Takata agradeceu por sua gestão e de boa sorte ao novo ciclo. “Rotary é continuidade. A gestão termina, mas o trabalho continua pelo mundo. Temos que trabalhar e seguir dando de si antes de pensar em si”. Em seguida, ele fixou o pin rotário e deu as boas-vindas ao novo Governador. Ao lado dos presidentes de clubes, governadores assistentes e respectivos cônjuges, Torci convocou o novo elenco do Distrito 4420 para encantar as comunidades de forma inspiradora. Formalmente empossado, ele elogiou o trabalho realizado por Takata, agradeceu a presença de todos e fez seu primeiro ato como Governador, enfatizando a importância do lema “SEJA A INSPIRAÇÃO”. 
 
Durante os desafios do Ano Rotário 2018-2019, Torci terá ao seu lado Barry Rassin, associado do Rotary Club de East Nassau (Bahamas), escolhido para presidir o RI em 2018-2019. Ele já divulgou as diretrizes que vão ajudar Torci e todos os rotarianos na missão de inspirar o ideal de servir nas comunidades. Rassin afirma que pretende fortalecer a imagem pública e usar ferramentas digitais otimizar a organização. “Aquele que sabe o que o Rotary faz de bom vai querer fazer parte dele. Precisamos encontrar novos modelos que permitam que tais pessoas participem da nossa missão. Com uma imagem pública mais forte, outras pessoas poderão ingressar numa organização que faz tanto bem no mundo”. 
 
Torci explica que novas ênfases são trazidas a cada ano porque demonstram oportunidades ou carências que precisam de uma atenção diferenciada. Para 2018-2019, a instituição pretende implementar avanços no quadro social dos clubes, buscando atrair associados mais jovens, enxergando no Rotaract um campo ainda não explorado com este foco estratégico. “Para que esta proposta não seja julgada irresponsável, deve vir amparada no estudo do pensamento e do comportamento das novas gerações. Devemos discutir, inclusive, os formalismos que temos em nossas atividades. A flexibilização do nosso trabalho ganha relevância para o rejuvenescimento e avanços necessários para um novo Rotary”. 
 
Ainda com enfoque nas pessoas, Torci diz que fazer com que os rotarianos não deixem a instituição também é trabalho de crescimento. Antes mesmo de ser anunciado o lema inspirador em âmbito mundial, ele já havia proposto às lideranças da sua gestão o pensamento sistêmico de encantar. “Os nossos líderes formam um elenco para superar expectativas. Com percepção aguçada para antecipar anseios e fixar os rotarianos nos clubes, isso passa a ser a essência das nossas lideranças. Quando os associados são tratados como convidados, a probabilidade de sua permanência e o rendimento deles nas ações dos clubes crescem muito. Encantar e inspirar despertam muito envolvimento em Rotary”, encerrou. 
 
Gratidão do Governador Takata 
 
Grato pelo apoio de todos durante a sua gestão, Takata enfatizou alguns pontos que tornam o Rotary uma instituição especial. “Eu e a minha esposa Marie vamos guardar este ano eternamente no coração. Tivemos o prazer de trabalhar com rotarianos fantásticos. A nossa Conferência Distrital foi ponto alto, onde todos buscaram a superação quando o Brasil vivia uma grave crise de abastecimento. O número de participantes foi surpreendente, repletos de companheirismo, entusiasmo e união durante os dias do evento. A Convenção Internacional de Rotary ocorreu logo em seguida em Toronto (CAN), reunindo cerca de 30 mil pessoas. Ela mostrou nossa sintonia mundial, sob a liderança do nosso Presidente Ian Riseley” 
 
Takata destaca que a celebração serviu para valorizar o empenho dos rotarianos pelo mundo. No âmbito distrital, o esforço também foi reconhecido. “Chegamos à Toronto com uma ótima arrecadação em prol da Fundação Rotária e do programa Polio Plus pelo fim da paralisia infantil. Fomos homenageados com a quarta colocação mundial nessa luta. Num ano difícil para a economia brasileira, o Distrito 4420 superou os desafios e cresceu em 5% no Desenvolvimento de Quadro Associativo. Também superamos a meta e plantamos mais de 7.000 árvores. Temos muito orgulho disso tudo. Tenho a certeza de que o casal Carlos Torci e Sonia também terá um ano abençoado ao lado de uma brilhante equipe”, finalizou. 
 
Perfil de Carlos Torci 
 
Formado em Engenharia Industrial Mecânica (Unisanta - 1986), desenvolveu sua trajetória por mais de 30 anos na Petrobras (Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão/SP). Antes de ser eleito, foi presidente do Rotary Club de São Vicente (2008-2009), exerceu diversos cargos rotários e recebeu premiações. É membro da Paul Harris Society e Major Donor (1º Nível). Participou das convenções mundiais do RI em Lisboa (2013), São Paulo (2015) e Atlanta (2017), e do Instituto Rotary Brasil, em Santos (2010), Foz do Iguaçu (2013), Rio de Janeiro (2015), Recife (2016) e Atibaia (2017). Tem várias participações em conferências e assembleias distritais, além do Instituto de Liderança Rotária. Atua como engenheiro consultor. É casado com Sônia Mara Marques Torci, com quem tem as filhas Carla e Deborah. 
 
 
Reportagem - Marcelino Silva 
Fotos - Gérson Cordeiro 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 280 fotos