Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias do Distrito   

   

Secretário Geral do Rotary International elogia desempenho do Distrito 4420 na Gestão 2017-2018

30/06/2018


Distrito 4420

Durante sua participação na Conferência Distrital, John Hewko vivenciou de perto as experiências e projetos bem sucedidos sob a liderança da Governadoria Distrital 
 
Uma das principais atrações da 27ª Conferência do Distrito 4420 do Rotary International, realizada de 31 de maio a 3 de junho de 2018, no Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia/SP, foi a presença de John Hewko, Secretário Geral do Rotary International e Representante do Presidente Ian Riseley. Ao lado de sua esposa Marga Hewko, ele apresentou um pouco da história, cenários e desafios do Rotary para os próximos anos em todo o mundo. Durante todos os dias e plenárias do evento, o casal também trouxe diversas mensagens de voluntariado, otimismo e motivação aos rotarianos. A Conferência Distrital 2017-2018, sob o lema “O Rotary Faz a Diferença”, foi liderada por Claudio Takata e Marie, Casal Governador do Distrito 4420. 
 
A paz, a compreensão mundial e a união entre os povos sempre foram características históricas em Rotary. Este foco institucional ficou ainda mais evidente na participação de Hewko. Ele também elogiou o Distrito 4420 pelo excelente nível do evento. “Fiquei impressionado com a qualidade da conferência, o nível dos palestrantes e o trabalho distrital de uma forma geral. O crescimento do quadro associativo em 5, o apoio aos programas da Fundação Rotária e os projetos de subsídios distritais e globais desenvolvidos aqui de forma simultânea é algo difícil e perseguido com muito trabalho em outros distritos do mundo. O Governador Takata e os rotarianos do Distrito 4420 estão de parabéns”, valorizou ele. 
 
Outro importante fator que chamou atenção do Secretário Geral foi a presença de mais de 2.000 pessoas inscritas na conferência. Segundo ele, é comum que em outras partes do mundo se registre apenas 200 pessoas numa conferência, por exemplo. “Fui surpreendido positivamente pela presença em massa de rotarianos, familiares e convidados na Conferência do Distrito 4420. Apesar das greves dos caminhoneiros e a crise de abastecimento por qual passa o Brasil, a presença do público foi marcante. Isso indica a paixão dos rotarianos brasileiros pelo ideal de servir e o valor que eles dão ao evento, apesar de todas as dificuldades encontradas pelo caminho. Realmente, eu vi algo muito bonito neste evento”. 
 
Gestão executiva do Rotary 
 
A partir da sede mundial do Rotary na cidade de Evanston, na região de Chicago (EUA), Hewko tem a missão de gerir de forma institucional a organização, levando em conta as melhores práticas de gestão corporativa. Temos cerca de 550 colaboradores diretos que nos ajudam na tarefa de administrar a instituição e cuidar de sete escritórios oficiais em várias partes do mundo. Temos a nossa sede no Brasil instalada na cidade de São Paulo/SP, onde 15 profissionais auxiliam no atendimento aos clubes de distritos brasileiros de Rotary. A minha função é liderar estas equipes e ajudar na elaboração de ferramentas que melhorem o trabalho dos rotarianos de forma global. Fazemos isso de forma contínua”. 
 
Ele explica que a continuidade é a principal diferença de seu trabalho para as atividades estatutárias dos líderes rotários. O cargo de Secretário Geral tem cunho executivo e não sofre a alternância periódica como os demais postos ocupados pelos líderes rotários. “Temos uma estrutura corporativa e não trocamos os cargos ano-a-ano, como ocorre com os presidentes de clubes e governadores distritais. A nossa equipe de colaboradores é apaixonada pelo que faz, sempre motivada em ajudar os rotarianos em todo o mundo. A profissionalização mundial é necessária e pode servir de exemplo aos clubes e distritos”. 
 
A importância da flexibilização 
 
Hewko defende a importância da flexibilização diante das mudanças do mundo moderno e das dificuldades de quadro associativo que muitos clubes de Rotary enfrentam. “Historicamente, tivemos sucesso em difundir o mesmo produto em cada país onde estamos presentes. Isso funcionou muito bem por mais de um século. Agora, este tradicional produto, contido na experiência profissional e no tempo do próprio rotariano, precisa ser atendido em suas novas demandas e perspectivas da vida moderna. Muitas pessoas não estão encontrando em si mesmas um produto interessante para atuar nas entidades de servir. Existem outras opções na sociedade e temos que enxergar isso por meio da flexibilização”. 
 
Segundo ele, com as ferramentas de flexibilização, cada clube de Rotary tem a oportunidade de elaborar o próprio produto ou modificar aquilo que está oferecendo à sociedade, como uma empresa que ajusta seu material para melhor atender o mercado. “Neste sentido, não temos um patrulhamento rotário. O mais importante é que sejam elaborados novos atrativos às pessoas do mercado local. Essa é uma boa oportunidade para o surgimento de modelos inovadores para novos clubes de Rotary. Em Evanston, estamos tentando coletar exemplos de novos modelos de clubes que já estão funcionando com sucesso. Queremos conhecer e compartilhar estas experiências com toda a família rotária”. 
 
Para finalizar, o Secretário Geral expressou sua gratidão pela forma como foi recebido no Brasil e pelo carinho dispensado a ele pelos rotarianos do Distrito 4420. De forma integral, da abertura ao encerramento da conferência, ele participou de todos os dias do evento, incluindo reuniões de trabalho, plenárias oficiais, palestras e momentos de companheirismo. Ele também ressaltou o trabalho realizado pela Equipe Distrital e pelo Governador Takata. “Gosto muito do Claudio, pois liderou uma fantástica conferência e aumentou o quadro associativo, algo que não é nada fácil hoje em dia. Na minha opinião, ele fez uma ótima gestão. Todos estão de parabéns por tê-lo ajudado nesta bonita missão rotária”, finalizou Hewko. 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 80 fotos