Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Rotary Club de São Bernardo do Campo-Rudge Ramos entrega Subsídio Global a banco de leite materno

12/09/2018


Distrito 4420

Liderado por Arthur Albieri Neto, presidente no Ano Rotário 2017-2018, clube doou equipamento de ponta que atesta a qualidade do leite materno em hospital público  
 
Na cidade de São Bernardo do Campo/SP, o HMU (Hospital Municipal Universitário) acaba de ser equipado para atestar a qualidade dos materiais coletados em seu banco de leite materno. Depois da doação recebida do Rotary Club de São Bernardo do Campo-Rudge Ramos, via projeto de Subsídio Global da Fundação Rotária, em parceria com o Distrito 4420 do Rotary International, o hospital é o primeiro complexo público da região do ABCD Paulista e o quarto no Brasil que oferece esta tecnologia à população. Em cerimônia realizada em 12 de setembro, com a presença de autoridades públicas e lideranças rotárias, o HMU apresentou a moderna máquina que aponta o nível nutricional do leite ofertado aos recém-nascidos. 
 
O banco de leite do HMU é considerado referência estadual na coleta, armazenamento e distribuição de leite materno. Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo; visitou o banco de leite, acompanhado do Dr. Geraldo Reple, secretário municipal de saúde; e da Dra Monica Carneiro, diretora do HMU. Das mãos de Claudio Takata, Governador 2017-2018 do Distrito 4420; e de Arthur Albieri Neto, Presidente 2017-2018 do Rotary Club de São Bernardo do Campo-Rudge Ramos, o líder o executivo são-bernardense recebeu a doação da máquina Human Milk Analyser – Myris. 
 
O prefeito enfatizou a importância desta doação para a municipalidade. “Temos mais um motivo para comemorar aqui no HMU. Recebemos uma importante doação do Rotary, em parceria com a Fundação Salvador Arena. O nosso banco recebe por mês cerca de 180 litros de leite das mães dos bebês internados no hospital e de doadoras externas. A partir de agora, todo este leite será minuciosamente analisado. Vamos proporcionar mais qualidade e segurança aos nossos recém-nascidos”, explicou Morando. 
 
Responsável da área da saúde no município, Reple salientou que o novo equipamento irá detalhar a quantidade exata de proteínas e gorduras no leite arrecadado. “O banco fornece leite para cerca de 80 bebês prematuros mensalmente. Muitos destes recém-nascidos necessitam de uma dieta específica para uma melhora em curto ou longo prazo. Agora, passaremos a selecionar o tipo de leite para cada paciente, ocasionando assim um ganho de peso mais rápido e um desenvolvimento sadio”, apontou o especialista. 
 
Aceitação e referência certificada 
 
Mãe do pequeno Gael, de um mês e sete dias de vida, a professora de dança Paula Peixinho Sanchez fez questão de participar da solenidade. A criança nasceu prematura e desde o primeiro dia de vida depende do banco de leite para se alimentar. “Meu filho nasceu de sete meses e fui muito bem acolhida por todos. Confio muito nos profissionais do HMU e agora sabendo que o leite, que será entregue ao meu filho e a todas as outras crianças, é 100 saudável, me deixa extremamente feliz”, disse ela. O banco de leite do HMU oferece serviços de referência para toda a região do ABCD Paulista. 
 
Recentemente, o equipamento conquistou prêmios pelo trabalho realizado. Em abril do ano passado, o HMU ganhou o selo de qualidade na “categoria A”, em prêmio idealizado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz). A certificação atesta que todos os processos de padronização e manuseio do leite são respeitados e que a unidade fornece aos bebês nutrição com qualidade e segurança alimentar. O hospital também foi reconhecido em duas categorias do “Prêmio Paulista de Banco de Leite”. O HMU concorreu com 57 bancos de todo o Estado de São Paulo e foi premiado duas vezes, como melhor “Volume de leite coletado” e “Volume de leite distribuído”. 
 
O Governador Takata valorizou o trabalho dos clubes de Rotary do Distrito 4420 no desenvolvimento de projetos humanitários que atendam as demandas das comunidades locais, principalmente na área da saúde, educação e assistência social. “A doação deste importante equipamento ao Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo, para análise, classificação e correta destinação do leite materno, por meio de Subsídio Global da Fundação Rotária, é prova de que os rotarianos estão focados no ideal de servir da nossa instituição. A saúde mães e filhos está inserida em nossas áreas de enfoque me todo o mundo, o que dá ainda mais sentido a este projeto. Parabéns aos companheiros do Rudge Ramos, em parceria com a Fundação Salvador Arena, pelo sucesso desta bonita ação”. Finalizou. 
 
* Com fotos e informações da PMSBC. 

 

 Clique nas imagens para ver as fotos