Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Distrito 4420, clubes de Rotary e prefeituras lançam campanhas de vacinação em várias regiões

01/08/2018


Distrito 4420

Além dos eventos oficias de lançamento da campanha em Santos, Santo André e São Vicente, mobilização dos rotarianos chega à população num total de 18 municípios 
 
Recentemente, o Distrito 4420 participou do evento de assinatura do manifesto nacional que alerta para os riscos da reintrodução da poliomielite e do sarampo no Brasil. A iniciativa foi do Rotary International e das sociedades brasileiras de Pediatria (SBP), Imunizações (SBIm), Infectologia (SBI) e Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Entre diversos aspectos de importância para a saúde pública, o documento enfatiza para a ampliação da cobertura vacinal no território brasileiro e a divulgação da Campanha Nacional de Multivacinação, que será realizada de 6 a 31 de agosto, em todos os municípios da federação. Este manifesto foi o pontapé inicial de várias ações por parte dos rotarianos. 
 
Por todas as áreas de abrangência do Distrito 4420, contemplando 18 municípios da Baixada Santista e ABCD Paulista, incluindo a cidade de São Paulo, os clubes de Rotary estão organizando um enorme contingente para divulgar a importância da vacinação nas crianças entre um e cinco anos de idade. Cartazes, folhetos, palestras e parcerias estão em produção em prol da nobre causa. Com a presença do Governador Carlos Torci, entidades de classe, especialistas em saúde pública, presidentes de clubes e governadores assistentes, as prefeituras de Santo André, Santos e São Vicente, em parceria com o Rotary, realizaram eventos que lançaram a campanha de vacinação com foco no mês de agosto. 
 
Em 31 de julho, ao lado dos presidentes de clubes da Área 1 do Distrito 4420, o Governador participou do lançamento da campanha na cidade de São Vicente. O evento aconteceu em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de São Vicente (ACIESV), Prefeitura Municipal de São Vicente, Rotary Club de São Vicente, Rotary Club de São Vicente-Praia e Rotary Club de São Vicente-Antônio Emmerich. “A campanha é muito importante, pois precisamos levar informação à população com menos acesso, principalmente nas periferias. Também iremos divulgar a vacinação de forma maciça no transporte público”, revela Regina Ponte do Carmo, rotariana e presidente da ACIESV. 
 
O transporte de massa do município vicentino opera basicamente por peruas e micro-ônibus na modalidade de lotação. Nestes veículos, serão fixados os cartazes da campanha municipal de vacinação em parceria com o Rotary. “Cada lotação terá um cartaz fixado no seu interior. Fora isso, a Secretaria Municipal de Educação também vai enviar um lembrete aos pais nas cadernetas de cada aluno. As unidades de ensino e os locais de vacinação do município também irão receber faixas e cartazes que convocam para o mês de vacinação. Teremos um total de 700 cartazes somente na cidade de São Vicente. Isso só foi possível graças ao empenho da ACIESV, sociedade vicentina, rotarianos e poder público”, enfatiza Regina. 
 
Zé Gotinha Santista terá nome próprio 
 
No dia seguinte ao lançamento em São Vicente, foi a vez da cidade de Santos unir forças ao Distrito 4420 em prol da maior cobertura vacinal possível. Ao lado do Governador Torci, Fabio Ferraz, secretário municipal de Saúde, recebeu rotarianos, autoridades públicas, vereadores, imprensa e lideranças comunitárias no salão nobre da prefeitura. O município possui 11 clubes de Rotary (Áreas 2 e 3). “Antecipamos a vacinação contra a poliomielite e o sarampo para o sábado de 4 de agosto. Neste dia, teremos 17 policlínicas abertas de forma exclusiva, das 9h00 às 16h00, para a imunização de crianças de um ano (12 meses) a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)”, revelou Ferraz. 
 
Uma das novidades do evento foi a apresentação do Zé Gotinha Santista. Segundo o secretário, a criação vai incentivar a população às causas da imunização. Ele vai ganhar um nome próprio depois do concurso com os alunos da rede municipal de ensino. “Eles vão escolher a identidade definitiva do personagem. O aluno autor do nome vencedor será homenageado pela Governadoria do Distrito 4420 e Prefeitura de Santos. Temos a meta de vacinar cerca de 16 mil crianças na cidade, mesmo aquelas que já tomaram as doses das vacinas anteriormente. Vamos atualizar o máximo de cadernetas de vacinação. A partir de 6 de agosto, vamos atender de segunda à sexta-feira, nos mesmos locais e horários”, encerrou. 
 
Termo de cooperação em Santo André 
 
Ao sair da Prefeitura de Santos, o Governador Torci rumo à cidade de Santos André, onde participou do lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação. A cerimônia na noite de 1º de agosto, graças à parceria do Distrito 4420 com os oito clubes de Rotary do município andreense, além do apoio dos respectivos governadores assistentes (Áreas 8 e 9) e da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde. Juntos, eles assinaram o termo de cooperação em prol das campanhas de vacinação na importante cidade do ABCD Paulista. O evento contou com a presença do EGD Sergio Lazzarini, prefeito Paulo Serra, secretário de Saúde Márcio Chaves, rotarianos, vereadores e lideranças locais. 
 
Além do termo de cooperação entre Rotary e a prefeitura, os rotarianos de Santo André estão organizando uma grande ação para 18 de agosto, considerado o “Dia D” da campanha. “Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, teremos um posto volante de vacinação, localizado no Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André, entidade que recebe o apoio permanente dos rotarianos da cidade. A Secretaria entra com as vacinas e equipes téecnicas, enquanto os clubes de Rotary farão a divulgação nos locais de vacinação. Criamos 6.000 folhetos e 200 cartazes q serão distribuídos em escolas, igrejas e nas comunidades da região”, revela Cyro Soldani, Governador Assistente Área 8 do Distrito 4420. 
 
O prefeito agradeceu o empenho dos rotarianos e deixou as portas abertas para futuras campanhas sociais. Soldani destacou que o termo foi uma conquista da união dos dois governadores assistentes e dos oito presidentes dos clubes rotários do município. “Temos uma ligação histórica no combate à poliomielite dentro da cidade. Entre 1957 e 1960, a Casa da Esperança de Santo André, projeto do Rotary Club de Santo André, promovia campanhas de vacinação Salk contra a paralisia infantil. Em 1961, por meio da instituição, Santo André foi a primeira cidade do Brasil a realizar campanha de vacinação Sabin em massa à população local, algo que colocou a iniciativa em referência nacional”, finalizou. 
 

 

 Clique nas imagens para ver as fotos