Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias do Distrito   

   

Clubes do Distrito 4420 celebram êxito pelo Dia da Mobilização Nacional contra poliomielite e sarampo

18/08/2018


Distrito 4420

Por todos os municípios do Distrito 4420 do Rotary International (Áreas 1 a 16), rotarianos mobilizaram educadores, pais e comunidades sobre a importância da vacinação 
 
Por Marcelino Silva – Jornalista MTb 47010/SP. 
Fotos: Divulgação | Rotary Distrito 4420. 
 
O sábado de 18 de agosto, denominado o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo, foi considerado sucesso total no Distrito 4420 do Rotary International. Espalhados pelos 18 municípios que fazem parte da área de abrangência distrital, cerca de 80 clubes de Rotary levaram às ruas um enorme contingente de voluntários. A missão deste elenco foi levar informação às comunidades, divulgar os locais de vacinação e mobilizar a população sobre a importância de vacinar as crianças brasileiras. Além da força dos rotarianos, que viabilizaram diversas parcerias para colocar esta ação em prática, o trabalho contou com o apoio dos governos municipais, estadual e federal. 
 
Carlos Torci, Governador do Distrito 4420, visitou postos de saúde que aplicaram as vacinas na cidade de Santos/SP e encerrou as atividades do produtivo dia no Brisamar Shopping, localizado em São Vicente/SP. Em parceria com os clubes de Rotary da cidade, o estabelecimento promoveu panfletagem sobre a vacinação e uma apresentação musical do “Juball Music”, grupo musical de jovens mantido pelo Instituto Social de Incentivo a Musicalização Infanto Juvenil. “Fiquei muito feliz em ver ao longo do dia que tivemos uma grande mobilização dos rotarianos em todos os cantos da nossa região. Recebi muitas fotos que comprovam a abrangência e a importância deste trabalho pelo sucesso do Dia D”, elogiou Torci. 
 
O Governador enfatiza que além de beneficiar as crianças, o trabalho dos rotarianos está ajudando o governo brasileiro na ampliação da cobertura vacinal para que as metas de imunização sejam alcançadas. “Ainda é cedo para divulgarmos o saldo final da campanha, mas recebi informações preliminares que na cidade de Santos já alcançamos 80 de cobertura vacinal neste dia 18. Em todo o Brasil, números iniciais apontam 40 até hoje. Teremos até 31 de agosto para ampliar este trabalho. Estamos ansiosos para receber os boletins oficiais dos municípios onde atuamos, mas tenho a certeza que o nosso índice está próximo do ideal, mesmo faltando alguns dias para acabar a mobilização nacional”. 
 
Segundo Torci, um dos pontos altos da mobilização distrital contra a poliomielite e o sarampo é o fato dos clubes de Rotary organizarem parcerias e ações de forma conjunta. “Estou muito feliz porque estou vendo os rotarianos unidos para prestarem serviços às comunidades onde atuam, independentemente de qual Rotary Club cada um deles faça parte. Temos milhares de clubes em atividade, mas o Rotary é um só em todo o mundo. Pensamos de forma global, mas agimos localmente pelo bem da sociedade. Esta união me surpreende pelo fato de ser algo grandioso e conjunto num único mês. As lideranças e os rotarianos do Distrito 4420 estão de parabéns. O Dia D é apenas o reflexo deste brilhante trabalho”. 
 
O papel das parcerias eficazes 
 
Antes mesmo do mês de agosto começar, as lideranças do Distrito 4420 viabilizaram acordos, termos de cooperação e manifestos em parcerias com o poder público, iniciativa provada, associações médicas e outras instituições não governamentais. “Entendo que o papel do Rotary é divulgar a importância da vacinação, mostrando os danos que as doenças podem causar. Procuramos as prefeituras e outras organizações para viabilizar a nossa atuação de forma credenciada junto aos municípios e suas populações. Foi assim que conseguimos realizar este trabalho com tal nível de permissão. É relevante estar juntos dos governantes para poder atuar de forma legal, integrada e produtiva”, enfatiza ele. 
 
Torci destaca que na busca por estas parcerias, as lideranças do Distrito 4420 sempre foram recebidas de portas abertas pelos agentes públicos e privados que mantiveram interlocução com o Rotary para divulgar a Campanha Nacional de Vacinação. “Neste sentido, é importante lembrar que a inclusão da poliomielite nesta campanha é fruto é por conta da atuação brasileira do Rotary International junto ao Ministério da Saúde do Governo Federal. Graças a essa ação, conseguimos embarcar nesta jornada e capilarizar nossas parcerias em todos os municípios do Brasil. Este modelo de atuação dos rotarianos, ao lado de outros agentes da sociedade, deu muito certo nos municípios da nossa área de abrangência”. 
 
O papel da iniciativa privada também é algo preponderante para que as campanhas de vacinação alcancem o sucesso desejado pelo Governador Torci. “Veja aqui em São Vicente, por exemplo. O Grupo Mendes, por meio do Brisamar Shopping, abriu suas portas e permitiu que fizéssemos um grande evento de divulgação dentro do principal ponto comercial da cidade. O estabelecimento atrai consumidores de várias regiões da Baixada Santista, sendo um ótimo ponto para disseminar a importância do mês da vacinação. Além disso, eles cederam uma loja para servir de ponto de apoio aos clubes de Rotary. Batizado de Loja do Bem, o espaço será um ponto de divulgação até o final da campanha em 31 de agosto”. 
 
O Governador lembrou que na cidade de Santos, o Shopping Parque Balneário também fez uma brilhante ação com um outdoor em prol da campanha. “A exploração de espaços que tenham grande circulação de pessoas é muito relevante para o convencimento popular em massa. O esforço dos rotarianos atingiu pessoas de todas as faixas econômicas e sociais em locais como os shoppings centers. Também atingimos outros públicos com a panfletagem de agendas escolares, a colocação de faixas alusivas à vacinação em vias públicas e exposição em monumentos relevantes, como é o caso do prédio da Fiesp, em São Paulo. O Distrito 4420 está de parabéns pela união de seus clubes e a realização destas parcerias”, finalizou. 
 
Atuação distrital em equipe no ABCD 
 
Pela extensão da área de abrangência distrital, o trabalho em equipe se torna cada vez mais fundamental para o sucesso das ações. Além do voluntariado dos rotarianos, o papel das lideranças regionais se faz indispensável para que a campanha de vacinação tenha o máximo de uniformidade possível. Como forma de reconhecer o mérito deste grande elenco, ouvimos alguns depoimentos de governadores assistentes, certos de que eles simbolizam a unidade rotária presentes nos quase 80 clubes de Rotary que formam o Distrito 4420. Ao lado do Governador Torci, eles têm a missão de encantar os rotarianos no ideal servir, sendo a inspiração necessária junto às comunidades onde atuam no dia-a-dia. 
 
O ABCD Paulista foi outra região onde houve grande engajamento dos rotarianos do Distrito 4420. Diversos clubes anteciparam suas formas de divulgação com faixas, cartazes, folhetos, adesivos em carros e parcerias com as prefeituras locais. “Efetivamente no Dia D, o trabalho foi concentrado na adoção de um posto de saúde pelos voluntários que temos nestes municípios. Em Santo André, por exemplo, reunimos os oito clubes da cidade e viabilizamos junto à prefeitura a criação de um posto de vacinação adicional, ampliando a cobertura vacinal. Ele funcionou no Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André, projeto fundado e gerido por rotarianos”, conta Cyro Soldani, Governador Assistente da Área 8. 
 
Segundo Soldani, a frequência deste local extra de vacinação ficou na média dos demais postos de saúde do município, mesmo sendo um ponto novo para este tipo de finalidade. A divulgação do lugar ficou por conta dos clubes de Santo André. “Ficamos felizes por alcançar uma pr1ocurar semelhante as unidades de saúdes tradicionais e mais conhecidas. Isso mostra que a união de todos os clubes deu muito certo em prol de um trabalho em comum. Seja ao lado das equipes técnicas de saúde, na recepção aos pais ou no entretenimento das crianças, os rotarianos foram brilhantes. O companheirismo, que é a essência da nossa atuação, se mostrou presente no Dia D de vacinação contra a pólio e o sarampo”, elogiou. 
 
Sob o ponto de vista histórico, o ABCD tem um papel relevante pela erradicação da paralisia infantil no Brasil. Soldani conta que entre 1957 e 1960, a Casa da Esperança de Santo André promovia a vacinação do tipo Salk (injetável, com vírus inativado) às crianças do município. “A entidade era nova à época, mas já tinha nessa ação de vacinação um de seus primeiros projetos humanitários apoiados pelos rotarianos. Em 1961, ela promoveu a primeira vacinação em massa no território brasileiro do tipo Sabin (oral, com vírus atenuado). Neste ano, a cidade foi referência nacional na aplicação da Sabin em grandes contingentes populacionais. Este contexto é motivo de orgulho para os rotarianos do Distrito 4420”, concluiu. 
 
Capital e Baixada Santista em grande mobilização 
 
Segundo Nauro Massoti, Governador Assistente da Área 4, o Dia D na Baixada Santista superou expectativas. O envolvimento dos rotarianos ganhou o forte apoio da juventude dos clubes de Interact e Rotaract. “Isso ocorreu não somente em Praia Grande, mas em toda a região. Os jovens foram sensacionais ao ponto de faltar comentários para elogiar as inciativas que tiveram antes e durante o dia de vacinação. Acredito que o sucesso deste dia começou a tomar corpo no início do mês, quando realizamos a primeira reunião com os presidentes dos clubes de Rotary. Definimos o nosso papel pelo tripé de gestão da Governadoria, norteando o planejar, pensar e agir. Isso fez o sucesso do dia de hoje”. 
 
Uma grande panfletagem foi realizada pelos interactianos no centro de Praia Grande. Massoti conta que as pessoas ficaram encantadas em ver os jovens trabalhando em prol da campanha de vacinação e do bem estar das crianças da cidade. “Por causa desta eficaz atuação, teve gente que se locomoveu da região central para o posto de saúde do bairro Tude Bastos, onde os rotarianos estavam concentrados. Teve um momento que a prefeitura teve que solicitar mais doses das vacinas. Isso foi o ponto alto do dia, pois conseguimos conscientizar as pessoas sobre a importância de vacinar seus filhos e colocar a carteira de vacinação em dia. Estamos com o coração feliz por tudo que aconteceu”, agradeceu ele. 
 
Em São Paulo, os rotarianos do Distrito 4420 também mobilizaram diversas frentes em prol da vacinação, especialmente com as autoridades pública da área da Saúde. “Seguimos este modelo de parceria formal a pedido do Governador Torci. Fomos bem recebidos pelos coordenadores municipais de saúde da região sul da Capital. A partir deste momento, ainda no mês de julho, começamos a planejar toda a campanha, com a confecção de materiais para divulgação com as marcas do Rotary e dos órgãos públicos. Obtivemos todos os feedbacks e aprovações da prefeitura, o que possibilitou este eficaz trabalho de conscientização popular”, revela Lene Lopes, Presidente do Rotary Club de São Paulo-Borba Gato. 
 
Ao lado de Ramiro Camisa Nova, Governador Assistente da Área 16, os clubes da região se uniram para realizarem uma excelente mobilização durante o dia 18 de agosto. “Identificamos os postos de saúde que mais precisavam de divulgação em bairros carentes das regiões do Campo Limpo Paulista e M´Boi Mirim. Conseguimos parceiros para a confecção dos materiais e divulgamos a vacinação nestes locais com faixas e folhetos impressos. Além disso, todos os clubes de São Paulo fizeram ações importantes em escolas, comunidades e locais de vacinação. Também realizamos uma linda carreata no Dia D. Como mãe de três filhos e avó de um neto, estou feliz pelas ações em toda a cidade”, agradeceu de forma emocionada. 
 
O Dia D dentro do Distrito 4420 teve continuidade no domingo de 19 de agosto. Liderados por Cínthia Corrêa da Costa, Governadora Assistente da Área 14, os rotarianos da cidade de São Paulo realizaram uma animada caminha contra a pólio ao longo da Avenida Paulista. O grupo utilizou um enorme banner para informar a população sobre a importância da vacina até o final do mês. A descontração tomou conta do ato, com a presença de crianças e de jovens na percussão de uma bateria de escola de samba. O lindo dia de sol, a temperatura agradável e a tradicional interdição do trânsito aos domingos na Paulista deram ainda mais visibilidade aos clubes de Rotary eu participaram do importante encontro. 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 250 fotos