Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias do Distrito   

   

Distrito 4420 e membros do Cadre Distrital realizam Oficina de Projetos da Fundação Rotária no CAMP SBC

22/09/2018


Distrito 4420

Encontro foi direcionado aos rotarianos que têm ideias de “Projetos Globais”, mas que não sabiam como proceder em relação às normas do Rotary International 
 
Por Marcelino Silva – Jornalista MTb 47010/SP. 
Fotos: Divulgação | Rotary Distrito 4420. 
 
Um importante ditado popular diz que o conhecimento transforma. E foi pensando em levar informação de qualidade aos rotarianos que o Distrito 4420 do Rotary International, com o apoio de seus consultores voluntários do Cadre Distrital, promoveu a Oficina de Projetos da Fundação Rotária. O evento foi realizado no agradável sábado de 22 de setembro, no complexo educacional do CAMP SBC, em São Bernardo do Campo/SP. Com mais de 80 participantes inscritos, o encontro também contou com a presença do Governador Carlos Torci. A iniciativa foi direcionada aos rotarianos que têm ideias de “Projetos Humanitários” financiados por subsídios globais, mas que não sabiam como proceder em relação às normas da Fundação Rotária. 
 
Durante a oficina, foi possível tirar dúvidas sobre os processos de subsídio, obter dicas com os instrutores do encontro e lapidar ideias de projetos com membros da Equipe Distrital. Após breves palavras de boas-vindas do Governador Carlos Torci e de Marcos Franco, Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária, os participantes uma rápida palestra de abertura, ministrada por Rui Cabral de Mello, Coordenador do Cadre no Distrito 4420. Em seguida, todos se dividiram em grupos e mesas temáticas, mediadas por facilitadores do Cadre Distrital, onde foram debatidos assuntos como conflito de interesses, avaliação de ideias, área de enfoque, envolvimento, sustentabilidade, mensurabilidade e registro de projetos. 
 
O Governador Torci elogiou o engajamento dos rotarianos em busca de informações sobre os mecanismos de Subsídio Global, além da grande adesão ao evento deste sábado. “O importante deste encontro é multiplicar o conhecimento e expertise na elaboração de iniciativas humanitárias. Uma instituição como a nossa, que movimenta uma quantia considerável na realização de projetos, precisa ter critérios, transparência e regras para tais finalidades. Para causar impactos positivos e não correr o risco de perder o investimento realizado, são necessários treinamentos como este de hoje. Precisamos disseminar o conhecimento em prol da perfeição dos projetos que pretendemos realizar”, destacou ele. 
 
Torci enfatiza que mesmo que os rotarianos saibam as reais carências da comunidade, é preciso estrar atento às regras da Fundação Rotárias antes mesmo de submeter um projeto de Subsídio Global junto à instituição. “Além de envolver os clubes de Rotary, essa capacitação proporciona uma rica troca de experiências. Com mais de 80 pessoas inscritas numa oficina como esta, significa dizer que não somente os instrutores do Cadre estão repassando conhecimento, mas que todos que aqui estão são capazes de mostrar suas experiências de foram voluntárias aos demais companheiros. Isso significa dizer que um clube pode ajudar o outro na elaboração de projetos a favor das comunidades ondem atuam”. 
 
Parcerias eficazes em prol de novos projetos 
 
Além de tornar os projetos sustentáveis e causar impactos positivos na sociedade, o desenvolvimento de parcerias é outro importante enfoque destacado pelo Governador. Ele revela que o Distrito 4420 já tinha três projetos de Subsídio Global adiantados, mas que no começo do mês de setembro, outras sete propostas ganharam novas promessas de parcerias, durante o 41º Instituto Rotary do Brasil, realizado na cidade de Fortaleza/CE. “A consolidação destas parcerias pode proporcionar cerca de US$ 350 mil em novos projetos na área de abrangência do Distrito 4420. Isso sem contar com outras parcerias que fizemos em projetos de outros distritos, compondo pequenas participações, mas de forma muito abrangente”. 
 
Ele lembra que ao aplicar recursos e fomentar parcerias fora do Distrito 4420, sementes são plantadas para que novos projetos retornem num futuro breve. “É um processo de mão dupla. Já temos contatos estabelecidos no exterior para que isso ocorra em curto prazo. Os dez projetos que temos em nossa previsão distrital de emparceiramento já são suficientes para amplificar o trabalho que a nossa Comissão Distrital da Fundação Rotária faz com a intenção de estimular os clubes de Rotary na busca por projetos eficazes. Se alguém entende que o emparceiramento é algo difícil, a gente está tornando o caminho mais fácil com estes casos de sucesso. Eles servem de inspiração para todos nós”, finalizou. 
 
O papel da Cadre na concessão de subsídios 
 
A Cadre da Fundação Rotária (*), ou Equipe de Consultores Técnicos da Fundação Rotária, é um grupo de rotarianos voluntários que fornecem orientações e conhecimentos técnicos a outros rotarianos que planejam e realizam projetos de subsídios do Rotary no mundo todo. Os membros da Cadre analisam, monitoram e avaliam projetos e asseguram que os subsídios estejam sendo usados adequadamente. Suas atribuições incluem análises técnicas, visitas ao local, auditorias e auditorias operacionais. São especialistas em setores técnicos correlacionados a cada uma das seis áreas de enfoque do Rotary. Além disso, a equipe de auditores analisa as finanças do projeto e a gestão dos subsídios concedidos de forma geral. 
 
Como gestor da Cadre Distrital, Cabral ressalta que a principal função é motivar os rotarianos para que não esqueçam a importância que os projetos de Subsídio Global têm na estrutura da Fundação Rotária. “Arrecadamos recursos sustentáveis e de significativa importância financeira para os projetos humanitários que desenvolvemos. É por isso que tudo precisa ser aplicado em iniciativas que realmente tragam resultados positivos às comunidades onde o Rotary atua. Temos que gerar facilidades para que o processo ocorra bem. Na oficina de hoje, analisamos 35 projetos de subsídios. Eles são resultado do excelente trabalho que as comissões internas da Fundação Rotária realizaram nos clubes”. 
 
Ele explica que estes projetos apresentados na oficina vão gerar encaminhamentos práticos junto à Fundação Rotária. Segundo ele, a sequência lógica daqui pra frente é indicar um membro da Cadre para acompanhar cada uma das 35 ideias em todas as etapas do processo até a implementação oficial dos respectivos projetos. Nas últimas gestões, por meio de vários governadores, o Distrito 4420 adotou uma política de apoio sistemático ao nosso trabalho. O companheiro Marcos Franco também foi muito importante, pois como responsável pela Comissão Distrital da Fundação Rotária, ele desenvolveu este elo de continuidade nos últimos anos. Este fluxo foi muito benéfico para todo”, concluiu. 
 
* Nota explicativa: a Cadre da Fundação Rotária e a Cadre Distrital são comissões distintas não relacionadas que promovem orientação, capacitação e treinamentos em âmbito global e distrital. 
 
Objetivos da Oficina de Projetos 
 
Marcos Franco explica que a Oficina de Projetos da Fundação Rotária visa orientar os rotarianos que desejam realizar projetos e mostrar formas práticas e diretas para formalizar suas iniciativas. Segundo ele, cada projeto precisa ser analisado sob alguns aspectos. “Por exemplo, qual a real necessidade de um determinado projeto na sua comunidade? Com está o envolvimento do clube de Rotary com este projeto? É importante que todos os associados tenham conhecimento e que alguns se envolvam a fundo para que o projeto tenha sucesso. Outra questão importante é a sua sustentabilidade, pois o projeto deverá continuar mesmo depois que o Rotary se desconecte do processo implementação”. 
 
Além disso, ele ressalta que um projeto bem sucedido deve levar em conta parcerias com instituições consolidadas na sociedade, que sejam capazes de oferecer sustentação de qualidade após a implementação. “Outro ponto importante é a mensuração de todo o processo. Como vamos avaliar o resultado que foi desejado no momento em que foi desenhado o projeto? Precisamos criar mecanismos para que a Fundação Rotária tome conhecimento disso tudo, além de dar visibilidade para que os casos de sucesso sirvam de inspiração para experiências futuras. Esses são alguns pontos básicos, mas é evidente que existem outras características que são analisadas pontualmente em cada projeto”. 
 
Enquanto líder da Comissão Distrital da Fundação Rotária, Franco se diz realizado em poder colaborar na evolução de bons projetos. Com alguns meses de trabalho pela frente até o final da sua gestão, ele afirma que a função foi uma experiência envolvente e importante na sua vida pessoal. “Me sinto recompensado pelo ótimo resultado que obtivemos com o esforço de todos. Temos excelentes líderes que se destacam na arrecadação ou realização de projetos. Também conseguimos boas marcas em prol da campanha Pólio Plus no Distrito 4420. A missão será ainda mais importante daqui pra frente, pois temos outras referências no mundo que ainda não alcançamos. Vamos buscá-las com união”, encerrou. 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 70 fotos