Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Distrito 4420 realiza Seminário de DQA com a presença do Curador da Fundação Rotária no CAMP SBC

29/09/2018


Distrito 4420

Com a participação de Mário César de Camargo, evento proporcionou informações relevantes sobre expansão, manutenção e flexibilização do quadro social em Rotary 
 
Por Marcelino Silva – Jornalista MTb 47010/SP. 
Fotos: Divulgação | Rotary Distrito 4420. 
 
Na manhã deste sábado (29), o Colégio CAMP de São Bernardo do Campo/SP recebeu mais uma edição do Seminário Distrital de Desenvolvimento do Quadro Associativo (DQA), promovido pelo Distrito 4420 do Rotary International. Com mais de 80 participantes, o encontro foi organizado por Fernando Dias Sobrinho, Presidente da Comissão Distrital de DQA. Além de palestrantes, instrutores e lideranças rotárias, o evento teve a presença de Carlos Torci, Governador do Distrito 4420; e de Mário César de Camargo, Curador da Fundação Rotária. Palestras sobre clubes satélites, casos de sucesso, gestão de conflitos, ampliação e retenção do quadro associativo, flexibilidade e encantamento estiveram entre os temas apresentados. 
 
Depois do agradável café da manhã de boas-vindas, o evento foi aberto oficialmente pelo anfitrião Luiz Antonio Novi, presidente do Colégio CAMP SBC. Ele expressou breves palavras sobre a satisfação em sediar o Seminário DQA do Distrito 4420 e apresentou um vídeo institucional sobre as atividades realizadas por sua instituição educacional. O Governador Torci abriu a programação falando sobre as metas distritais para DQA em sua gestão. Na sequência, Ronaldo Varella, Governador Distrital no Ano Rotário 2016-2017, palestrou sobre o tema flexibilização em Rotary. A experiência sobre a fundação de novos clubes satélites foi apresentada por Ronaldo Ogasawara, Presidente do Rotary de São Paulo-Saúde em 2017-2018. 
 
A retenção e manutenção dos associados nos clubes de Rotary foi o tema da apresentação de Fernando Dias Sobrinho. Em seguida, Rodrigo Feola, Governador Assistente da Área 11 do Distrito 4420, ministrou a palestra “Faça como a Disney”, uma filosofia sobre como encantar clientes e convidados. Após um breve intervalo, os participantes assistiram um painel sobre as boas práticas dos clubes com um quadro associativo robusto e estável. Este debate contou com a participação dos presidentes 2018-2019 do Rotary Club de Santo André, Rotary Club de Santos e Rotary Club de Santos-Boqueirão, respectivamente Cláudio Bretas, Edgard Lopes Hernandes e Maria da Graça Aulicino. 
 
A moderação deste importante painel ficou a cargo de Roberto Luiz Barroso Filho, Governador Distrital 2009-2010 e próximo Presidente da Comissão Distrital de DQA. O Curador da Fundação Rotária participou com uma breve apresentação e trouxe dados globais sobre o DQA do Rotary em outras regiões do mundo. A plateia pode interagir com comentários, perguntas e respostas durante o produtivo debate. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho e separados em salas de aulas temáticas. Um outro grupo ficou no auditório para acompanhar a palestra e troca de ideias sobre “conflito e consenso”, moderada de forma dinâmica pela psicóloga Alexandra Gutierrez de Barros Zampol. 
 
- Sala A - Tema Clubes Satélites: coordenada pelos rotarianos Sadao Shiratsu e Carla Garcia. Sala destinada aqueles que pretendem constituir um clube satélite ou saber mais detalhes sobre o assunto. 
 
- Sala B - Tema Meu Clube é 20: coordenada por Cláudio Takata, Governador Distrital 2017-2018. Sala destinada para governadores assistentes e clubes da cidade de São Paulo com até 20 associados. 
 
- Sala C - Tema Meu Clube é 20: coordenada por Adriano Valente, Governador Distrital Eleito 2019-2020. Sala destinada para governadores assistentes e clubes do Grande ABCD com até 20 associados. 
 
- Sala D - Tema Meu Clube é 20: coordenada por Aldo Gaspar Filho, Instrutor Distrital 2018-2019. Sala destinada para governadores assistentes e clubes da Baixada Santista com até 20 associados. 
 
Conteúdo multidisciplinar e motivador 
 
Além da rica programação, o evento teve um painel de debates e a separação dos participantes em salas temáticas para estudos e orientação. O Governador ressaltou a qualidade da organização e a variedade do conteúdo do seminário. “Falamos desde a integração com os programas da juventude, como Rotaract e o Interact, passando por técnicas de conflito e consenso. Também abordamos casos de sucesso, ouvindo as experiências dos presidentes dos clubes com os maiores números de associados no Distrito 4420. As salas temáticas e as palestras sobre flexibilidade, clubes satélites, manutenção dos associados e o jeito Disney de encantar selaram com chave-de-ouro este importante encontro distrital”. 
 
Torci também valorizou o fato do seminário contar com a presença do Curador da Fundação Rotária, o que possibilitou a obtenção de qualitativas informações sobre as novas diretrizes de DQA do Rotary International. “A participação do Mário César foi muito importante para nós. Apesar dele ser membro do Distrito 4420, como associado do Rotary Club de Santo André, sua agenda rotária e muito complexa. Foi um privilégio tê-lo conosco neste dia e receber orientações globais sobre DQA para os próximos anos. Além do atual posto de Curador da Fundação Rotária, ele irá assumir em breve o papel de Diretor do Rotary International. Seu conhecimento e experiência serão legados do nosso trabalho de DQA”. 
 
Monitoramento e controle contínuo 
 
O Presidente da Comissão Distrital de DQA destacou o trabalho realizado nos últimos anos. Fernando Dias Sobrinho lembrou que o Distrito 4420 está um pouco maior que no breve passado, mas que o quadro social continua sendo uma grande preocupação de instituições como o Rotary. “Estamos felizes porque o crescimento existe no âmbito distrital, principalmente quando analisamos severas quedas em outros distritos pelo mundo. Isso não significa que os clubes não estejam fazendo a lição de casa, mas acredito que o mundo atual colabore muito com este esvaziamento. É por isso que organizamos este seminário com a intenção de repassar alguns conceitos mais modernos a todos”. 
 
Entre os temas relevantes do seminário, Sobrinho destacou as possibilidades dos clubes satélites, que podem ser fundados com apenas oitos associados, em detrimento dos clubes de Rotary tradicionais que precisam de no mínimo 20 membros para serem oficialmente constituídos. “Isso significa dizer que o clube satélite pode ser o berçário de um clube de Rotary de sucesso, até porque ele precisa de um clube padrinho para permitir a sua fundação e dar sustentabilidade nos primeiros meses de vida. Falamos muito disso e foi muito bom ter este tema na programação do seminário. Também falamos sobre a manutenção do DQA, por meio da pesquisa sobre o grau de satisfação do associado dentro do seu clube de Rotary”. 
 
Segundo Sobrinho, quanto melhor for o ambiente do clube, mais satisfatórios serão seus resultados em DQA. Para ele, o Rotary está em mudança e tentando se adaptar aos tempos modernos que permeiam as sociedades pelo mundo. “Com esta preocupação, trouxemos o Ex-Governador Varella para falar de flexibilização, pois é um tema muito atual em Rotary, e o companheiro Rodrigo Feola para falar do jeito Disney de encantar seus convidados, que possui conceitos versáteis que são aplicáveis em nossos clubes. A palestra sobre conflito e consenso, que encarrou a programação, também não foi escolhida por acaso. Perdemos muitos rotarianos a cada ano por conta da má gestão dos conflitos internos”. 
 
Ele agradeceu o apoio dos envolvidos na organização do evento e também valorizou a presença do Curador da Fundação Rotária no Seminário de DQA do Distrito 4420. “Como futuro Diretor do Rotary International, ele já está dando ênfase e destaque aos temas relacionados ao DQA. Vamos apoiar o seu trabalho e ficaremos atentos às diretrizes. O painel de debates foi algo que não fazíamos há bastante tempo. Ele se mostrou uma forma eficiente de repassar conhecimento, pois teve um moderador que conhecia bem o assunto e os debatedores são pessoas que entendem do assunto abordado, mostrando a fórmula do sucesso ao público. Espero que tudo isso possa ser aplicado nos clubes”, finalizou. 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 180 fotos