Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Rotary Club de Santos-Praia entrega Subsídio Global à unidade de Onco Laserterapia do Instituto Neo Mama

31/10/2018


Distrito 4420

Doação foi possível graças ao projeto desenvolvido em parceria com o Rotary Club de Kolar, pertencente ao Distrito 3190 do Rotary International, localizado na Índia 
 
A Unidade de Onco Laserterapia do Instituto Neo Mana de Santos, batizada de “Conjunto Otávio Clemente”, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (31). O equipamento atenderá gratuitamente pacientes em tratamento de câncer, incluindo os encaminhados pelo SUS, e que necessitam de aplicação de laser para prevenir ou tratar sequelas, como ressecamento de pés e mãos e necrose de mandíbula, por exemplo. A iniciativa é do Instituto Neo Mama, mas estará disponível para mulheres, homens e crianças, contemplando cadeirantes, com qualquer tipo de câncer. O serviço, pioneiro na cidade de Santos/SP, funcionará na sala 513 do Edifício Mult Imagem, na Rua Julio Conceição, 296 – bairro Encruzilhada. 
 
O local foi cedido em comodato pela clínica Mult Imagem, os equipamentos foram adquiridos pelo Rotary Club de Santos-Praia, por meio de projeto de Subsídio Global da Fundação Rotária, em parceria com o Rotary Club de Kolar (Índia), no Distrito 3190 do Rotary International. A ambientação da sala teve a assinatura da arquiteta e voluntária Maria Del Carmem Villamarin. “O Projeto Global GG1641329, no valor de 63 mil dólares, é um exemplo de parceria bem sucedida. Ele servirá de inspiração para que seja replicado em outras cidades do Brasil”, parabenizou Marcos Franco, Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária e representante do Governador Carlos Torci. 
 
Gilze Francisco, presidente do Instituto Neo Mama, também valorizou a importante ajuda dos rotarianos e demais parceiros. “Não temos notícia de outra instituição no mundo que tenha se aventurado a manter um serviço deste, como é o nosso caso. Esperamos que seja replicado. Os pacientes com metástase são os mais suscetíveis e o laser pode ajudar na regeneração de tecidos”, destacou. A partir de 5 de novembro, às segundas, quartas e sextas-feiras, serão agendados os primeiros pacientes, que já poderão ser encaminhados por seus médicos. Mas eles serão avaliados para verificar de que forma a onco laserterapia poderá ajudar. Somente depois dessa primeira avaliação é que serão agendadas suas sessões. 
 
José Luis Blanco Lorenzo, Presidente do Rotary Club de Santos-Praia, enfatizou a importância desta inciativa em benefício da comunidade regional. “O Rotary tem um projeto global, no qual doa equipamentos e, neste caso, é um filho que levou três anos para nascer. Estamos com o sentimento inicial de missão cumprida e espero que seja muito útil a quem precisa deste tratamento especializado”. O secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, destacou que o serviço beneficiará “moradores de Santos e de toda a região metropolitana da Baixada Santista”. Segundo ele, o projeto foi fruto de uma consistente “corrente do bem, formada pelo terceiro setor, inciativa privada e sociedade civil organizada”. 
 
O Instituto Neo Mama está em tratativas com universidades locais para que seja formado um grupo de estagiários para atuar de forma focada na unidade de Onco Laserterapia. Além do acolhimento ao paciente, o intuito é que estes estudantes acompanhem a progressão dos atendimentos prestados e desenvolvam pesquisas científicas com base nos casos atendidos. “O uso do laser evoluiu bastante na Odontologia, mas na Medicina ainda não. Essa é a oportunidade que temos de mudar essa história”, finalizou Gilze. 
 
* Com informações da Prefeitura de Santos.

 

 Clique nas imagens para ver as fotos