Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias do Distrito   

   

Distrito 4420 realiza 3º Prêmio Excelência em Rotary e reconhece os projetos vencedores de 2018

26/11/2018


Distrito 4420

Em noite de homenagens e gratidão, evento realizado no CAMP SBC entregou troféus aos clubes de Rotary que promoveram projetos humanitários junto as comunidades 
 
Por Marcelino Silva - Jornalista MTb 47010/SP. 
Fotos: Divulgação | Rotary Distrito 4420. 
 
Mantendo viva a filosofia de encantar os rotarianos e as comunidades beneficiadas pelos projetos humanitários da instituição, o Distrito 4420 do Rotary International promoveu a entrega do Prêmio Excelência em Rotary 2018 (PER), realizado na noite de 26 de novembro, no auditório do CAMP SBC, em São Bernardo do Campo/SP. Em sua 3ª edição, o evento se tornou uma das melhores formas de reconhecimento, valorização e homenagem ao voluntariado praticado pelos clubes rotários. A cerimônia de premiação reuniu convidados, rotarianos e indicados aos troféus de melhores ações da Gestão Inspiradora 2018-2019, somando-se 26 clubes, 55 projetos inscritos, nove categorias em disputa e 21 finalistas. 
 
O evento também chamou a atenção da mídia especializada e dos veículos de imprensa, com a presença de fotógrafos e jornalistas dos jornais Folha do ABC e Diário do Grande ABC, além da cobertura televisiva do Rotary na TV, programa oficial da Governadoria do Distrito 4420. Antes da entrega dos prêmios, um agradável coquetel de boas-vindas foi servido ao público. Reforçando a filosofia que prega o encantamento dos rotarianos pelo ideal de servir, coube a Carlos Torci, Governador Distrital 2018-2019, fazer a abertura oficial do prêmio. Logo sem seguida, foi a vez de Ronaldo Varella, coordenador do PER 2018, apresentar os detalhes e os números da premiação à plateia presente no auditório do CAMP SBC. 
 
Torci enfatizou que a cerimônia de premiação serve como ferramenta de inspiração para que os projetos não deixem de acontecer dentro dos clubes de Rotary do Distrito 4420. “Estamos numa noite festiva de reconhecimentos, homenagens e gratidão. É claro que este lado lúdico faz parte disso tudo, com a entrega de troféus, certificados, fotografias e aplausos. Temos que encantar, inspirar e liderar nossos clubes rotários desta forma. Entendemos que o grande líder corrige os rumos de sua equipe em particular, mas faz os elogios em público. Queremos liderar pelo encantamento. É neste momento que o PER se torna algo raro, quando o projeto realizado é mais importante que os troféus recebidos”, afirmou o Governador. 
 
As novidades do PER 2018 foram a instituição da categoria voto popular e a inscrição dos clubes por meio de vídeos de apresentação dos projetos. “Se um vídeo for mais profissional e outro mais amador, isso não tem peso de decisão para nós. O que mais importa é que o projeto seja apresentado de fora clara e toque o coração da comissão julgadora. Também chama atenção que alguns vídeos foram enviados no formato original de reportagens jornalísticas de televisão, o que demonstra que os clubes estão enfatizando a imagem pública do Rotary junto à sociedade. Na votação popular, ultrapassamos a expressiva marca de 15 mil votos computados pela internet. Estamos felizes pelo empenho de todos”, agradeceu Varella. 
 
Entrega do troféu aos vencedores 
 
Depois dos esclarecimentos iniciais de Varella e Torci, que valorizaram o trabalho em equipe, eles também agradeceram a colaboração do CAMP SBC e a participação dos clubes inscritos no processo de seleção, classificação e anúncio dos vencedores. Coube a Adriano Valente, Governador Eleito 2019-2020 do Distrito 4420, a missão de anunciar a categoria “Voto Popular”. O vencedor foi o Rotary Club de Bertioga-Forte. Na categoria “Projeto Distrital – Apoio à Educação”, o ganhador foi o Rotary Club de Itanhaém. O troféu foi entregue por Sérgio Lazzarini, Governador do Distrito 4420 no Ano Rotário 2008-2009. 
 
Henrique Camilo de Lellis, Governador 2000-2001 do Distrito 4420, realizou a entrega do troféu na categoria “Projeto Distrital – Combate às Doenças”. O prêmio foi para o Rotary Club de Santo André-8 de Abril. Depois foi a vez de Silvio José Marola subir ao palco e anunciar o ganhador da categoria “Projeto Distrital – Recursos Hídricos e Saneamento”. O Governador 2002-2003 do Distrito 4420 entregou o troféu para os representantes do Rotary Club de Santos-Boqueirão. Dirceu Vieira, Governador em 2003-2004, entregou na categoria “Projeto Global”. O ganhador foi o Rotary Club de São Vicente-Praia. 
 
A premiação da categoria “Projeto Distrital – Desenvolvimento Econômico e Comunitário” foi entregue por Claudio Takata, Governador 2017-2018 do Distrito 4420. O vencedor foi o Rotary Club de Santos-Ponta da Praia. O Rotary Club de Santos-Oeste foi o ganhador da categoria “Projeto Permanente”. O clube recebeu o prêmio das mãos de Samir Nakhle Khoury, Governador do Distrito 4420 no Ano Rotário 2001-2002. A categoria Polio Plus foi entregue por Marcelo Demétrio Haick, Governador do Distrito 4420 no período 2006-2007. Quem faturou o troféu foi o Rotary Club de Santos-Vila Belmiro. 
 
Homenagens e reconhecimento pessoal 
 
O Governador Torci entregou o troféu da categoria “Reconhecimento Pessoal” para Fernando Dias Sobrinho, em gratidão pelos serviços voluntários em Rotary. Por motivos de viagem, ele foi representado por Marcos Buim, presidente do Rotary E-Club 4420. Maria Luiza Mendaçolli Zago, Governadora Distrital 2015-2016, recebeu homenagens especiais do Rotary Club de São Bernardo do Campo-Norte, presidido por Odirlei José Quintini Jr, e do Rotary International, representado pela própria Governadoria do Distrito 4420, pelos excelentes serviços prestados à Avenida de Serviços do Rotary. 
 
A Fundação Salvador Arena também foi homenageada pelo Governador Torci. Ela doou cerca de R$ 40 mil para a modernização do Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo do Campo/SP, em projeto de Subsídio Global promovido pelo Rotary Club de São Bernardo do Campo-Rudge Ramos e obtido com sucesso junto à Fundação Rotária. O HMU passou a ser o primeiro complexo público do ABCD Paulista e o quarto no Brasil que dispõe de moderno equipamento que aponta o nível nutricional do leite ofertado aos recém-nascidos. Nelson da Silva Leme, vice-presidente da Fundação Salvador Arena, recebeu a homenagem das mãos do Governador Torci. 
 
A oportunidade de fazer projetos, seja pelo processo de Subsídio Global ou por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada, foi enfatizada por Marcos Franco, Governador 2010-2011 do Distrito 4420 e atual Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária. “Nesta 3ª edição, o PER amadureceu o fomento aos projetos dentro dos clubes de Rotary. Acredito que todos estão mais inspirados em desenvolver ações em prol das comunidades. Digo em primeira mão que o Distrito 4420 dispõe de parceiros no exterior que podem aportar financeiramente em novos projetos. Então vamos arregaçar as mangas e fazer ainda mais bonito. Os participantes do PER estão de parabéns”, finalizou Franco. 
 
Conheça os projetos finalistas 
 
1 - Categoria Projeto Distrital - Apoio à Educação: 
 
- Projeto Associação Esculpir | Rotary Club de Santos-Porto. 
- Projeto Implantação de Sala de Leitura | Rotary Club de São Paulo-Aeroporto. 
- Projeto Entrega de Tablets aos Alunos Especiais | Rotary Club de Itanhaém (vencedor). 
 
2 - Categoria Projeto Distrital - Combate às Doenças: 
 
- Projeto Trailer Odontológico | Rotary Club de Santos-Porto. 
- Projeto Próteses Oculares | Rotary Club de Santo André-8 de Abril (vencedor). 
- Projeto Habilitando e Reabilitando Através dos Jogos Eletrônicos | Rotary Club de Cubatão. 
 
3 - Categoria Projeto Distrital - Recursos Hídricos e Saneamento: 
 
- Projeto Nossa Chuva Faz a Diferença | Rotary Club de Santos-Boqueirão (vencedor). 
 
4 - Categoria Projeto Distrital - Desenvolvimento Econômico e Comunitário: 
 
- Projeto Casa da Criança Nosso Lar | Rotary Club de Peruíbe. 
- Projeto Salão Auto Estima | Rotary Club de Santos-Ponta da Praia (vencedor). 
 
5 - Categoria Projeto Permanente: 
 
- Projeto Creche da Cata Preta | Rotary Club de Santos André-Sul. 
- Projeto Música Transformando Vidas | Rotary Club de Santos-Oeste (vencedor). 
- Projeto Alfabetização de Adultos EJA Santa Maria | Rotary Club de São Paulo-Aeroporto. 
 
6 - Categoria Polio Plus: 
 
- Projeto End Polio Now | Rotary Club de São Paulo-Sul. 
- Projeto Erradicação da Pólio | Rotary Club de São Paulo-Aeroporto. 
- Projeto 11ª Caminhada Rotary | Rotary Club de Santos-Vila Belmiro (vencedor). 
 
7 - Categoria Projeto Global: 
 
- Projeto Hospital São Francisco de Assis | Rotary Club de São Paulo-Sudeste. 
- Projeto Consultório Oftalmológico Pediátrico | Rotary Club de São Vicente Praia (vencedor). 
- Projeto Aprimoramento da Infraestrutura do Setor de Cardiologia da Santa Casa de Santos | Rotary Club de Santos-Boqueirão. 
 
8 - Categoria Voto Popular: 
 
- Projeto Espaço Aprender | Rotary Club de Peruíbe. 
- Projeto Lar Santo Expedito | Rotary Club de Santos#8208;Porto. 
- Projeto Enxovais para Bebes e Gestantes Carentes | Rotary Club de Bertioga-Forte (vencedor). 
 
9 - Categoria Reconhecimento Pessoal: 
 
- Fernando Dias Sobrinho | Rotary E-Club 4420 (vencedor). 
 
Galeria dos projetos vencedores 
 
1 - Categoria Projeto Distrital - Apoio à Educação: 
 
- Projeto Entrega de Tablets aos Alunos Especiais. 
- Rotary Club de Itanhaém. 
 
2 - Categoria Projeto Distrital - Combate às Doenças: 
 
- Projeto Próteses Oculares. 
- Rotary Club de Santo André-8 de Abril. 
 
3 - Categoria Projeto Distrital - Recursos Hídricos e Saneamento: 
 
- Projeto Nossa Chuva Faz a Diferença. 
- Rotary Club de Santos-Boqueirão. 
 
4 - Categoria Projeto Distrital - Desenvolvimento Econômico e Comunitário: 
 
- Projeto Salão Auto Estima. 
- Rotary Club de Santos-Ponta da Praia. 
 
5 - Categoria Projeto Permanente: 
 
- Projeto Música Transformando Vidas. 
- Rotary Club de Santos-Oeste. 
 
6 - Categoria Polio Plus: 
 
- Projeto 11ª Caminhada Rotary. 
- Rotary Club de Santos-Vila Belmiro. 
 
7 - Categoria Projeto Global: 
 
- Projeto Consultório Oftalmológico Pediátrico. 
- Rotary Club de São Vicente Praia. 
 
 
8 - Categoria Voto Popular: 
 
- Projeto Enxovais para Bebes e Gestantes Carentes. 
- Rotary Club de Bertioga-Forte. 
 
9 - Categoria Reconhecimento Pessoal: 
 
- Fernando Dias Sobrinho. 
- Rotary E-Club 4420. 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 150 fotos