Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias do Distrito   

   

Evento “Craques Contra a Pólio” doa recursos à Fundação Rotária e amplia imagem pública do Rotary na Vila Belmiro

06/12/2018


Distrito 4420

Organizado de forma pioneira pelo Rotary Club de Santos-Vila Belmiro, evento também arrecadou recursos em prol dos projetos humanitários da Fundação Rotária 
 
Por Marcelino Silva - Jornalista MTb 47010/SP. 
Fotos: Divulgação | Rotary Distrito 4420. 
 
Um verdadeiro gol de placa. Assim podemos definir o evento Craques Contra a Pólio - Futebol Solidário, realizado em 6 de dezembro, na Vila Belmiro, em Santos/SP. Organizado pelo Rotary Club de Santos-Vila Belmiro, com o apoio dos clubes e do Distrito 4420 do Rotary International, o encontro reuniu artistas, empresários, formadores de opinião e rotarianos de várias regiões, além da chegada do Papai Noel no gramado do estádio Urbano Caldeira. A iniciativa foi marcada pelo entusiasmo do público e pela repercussão nos veículos de impressa. A ação já figura como uma das mais brilhantes promoções de imagem pública e de arrecadação em prol dos projetos da Fundação Rotária em 2018-2019. 
 
Segundo Carlos Torci, Governador do Distrito 4420, não há registro distrital de uma partida de futebol amistosa com o caráter de imagem pública e divulgação do programa Polio Plus. O evento na vila mais famosa do mundo foi pioneiro. “Além do lado festivo, houve arrecadação com a venda de ingressos. Isso vai repercutir em doações à Fundação Rotária e, consequentemente, no combate à poliomielite. Os rotarianos que participaram da festa sentiram orgulho do evento, pois ele reuniu imagem pública, companheirismo e a campanha End Polio Now numa única ação. Também mostramos o nosso trabalho ao público presente e, por meio da ampla cobertura da mídia, levamos uma mensagem de paz à sociedade em geral”. 
 
Torci enfatizou que a alegria do público não rotário foi representada nos agradecimentos trazidos pelos próprios rotarianos, repletos de felicidade no olhar e redundantes nas palavras de gratidão ao fim da partida de futebol. Ele ainda teve um raro prazer na vida dos amantes do esporte. Após pênalti sofrido pelo jovem Nicolas Raposo, o Governador pegou a bola e bateu firme no canto superior para marcar um gol em pleno templo sagrado do futebol mundial. “Todos elogiaram o meu gol, mas principalmente a grandiosidade do evento. Agradeço o Santos FC pela cessão do estádio, o Rotary Vila Belmiro, os patrocinadores, os artistas e os atletas que abrilhantaram o evento Craques Contra a Pólio”. 
 
Para o Governador, não tem como medir a repercussão positiva que o evento teve em imagem pública para os clubes de Rotary do Distrito 4420. Ele se diz impressionado com algo que jamais viu no universo rotário, pelo menos presencialmente, e que o êxito do Rotary Vila Belmiro deve ser mostrado como caso de sucesso para outros clubes e distritos rotários pelo mundo. “A Vila Belmiro é um dos estádios conhecidos mundialmente, o berço do Rei Pelé, onde ele consagrou uma linda carreira. O time da década de 60 foi um dos melhores de todos os tempos. Ele jogava aqui, neste mesmo gramado que pisamos hoje. Tudo neste lugar ganha internacionalidade. Rotary e Santos FC ampliam a nossa causa humanitária”. 
 
Méritos do Rotary Vila Belmiro 
 
Pela grandiosidade do evento “Craques Contra a Pólio - Futebol Solidário” é possível imaginar a abnegação dos associados do Rotary Vila Belmiro. A ação do Vila de torna ainda mais louvável pelo fato de creditar nas metas distritais de outros clubes os ingressos vendidos por eles. “O Vila Belmiro não quis só pra si os louros do sucesso desta ação. Ele pegou o trabalho para si, mas compartilhou toda a arrecadação com os coirmãos que participaram do evento. É um ato grandioso de desprendimento, que compreende o tamanho da nossa instituição sem nenhum tipo de vaidade. É lógico que seremos justos em reconhecer os méritos do clube na organização de um evento tão lindo, mas dividir as doações com todos foi algo nobre”. 
 
Para Torci, não teria sentido ele ficar de fora deste momento, pois o evento tem relação direta com as filosofias da inspiração e do encantamento que ele vem propondo desde da preparação para o Ano Rotário 2018-2019. Ser um participante ativo nas ações dos clubes de Rotary é o que dá sentido na sua representação enquanto Governador Distrital. “Realizei um sonho nesta noite, pois nunca havia jogado bola num estádio de futebol profissional. A ansiedade e a expectativa eram enormes, o que me fez viver um turbilhão de emoções. Jogar ao lado de craques consagrados, é algo diferente. Fiz gol e troquei passes com o ídolo Giovani, que fez história no Santos, no Barcelona e seleção brasileira. Foi magnífico”. 
 
Renato de Jesus, presidente do Vila Belmiro, valorizou o empenho dos companheiros do seu clube e dos demais rotarianos que vieram de várias regiões para prestigiarem o evento. “O nome Craques Contra a Pólio já diz tudo. Todos que estão dispostos a doar e a lutar pela erradicação da paralisia infantil são verdadeiros donos da bola. Todo rotariano que age em conjunto também é um grande craque para nós. Foi o primeiro evento deste tipo e não sabíamos que tipo de aceitação o público poderia ter. Mas agora, neste exato momento, estamos todos felizes porque tudo deu certo. Atingimos os objetivos de imagem pública e de doações significativas à Fundação Rotária. Sou grato a todos pelo carinho e dedicação”. 
 
Para ele, junto às metas do evento, o mais importante é enxergar a satisfação de cada pessoa que estava dentro do estádio. Além da animada partida de futebol, chegada do Papai Noel, sorteio de brindes e apresentações no gramado da Vila, o evento foi encerrado com chave-de-ouro no Salão de Mármore do Santos FC, onde todos celebraram com um agradável coquetel musical. “Os companheiros gostaram, estão felizes e satisfeitos. Isso é muito importante, pois todos doaram, participaram de um evento solidário e agora estão se divertindo muito neste coquetel de companheirismo. Reforço nossa gratidão aos rotarianos, artistas, jogadores, empresários e torcida em geral. Sozinho, nada seria possível”. 
 
Golaços contra a poliomielite 
 
Entre as personalidades convidadas e as que marcaram presença no “Craques Contra a Pólio” estavam os ex-jogadores da seleção brasileira e do Santos FC Mauro (goleiro), Narciso e Giovani, além de Junior Dutra (Fluminense), Ricardinho (ex-Portuguesa Santista), os cantores LC Negão (The Voice Brasil 2018), Fernando Negrão, as influenciadoras digitais Luara Fonseca e Jana Rendeiro, os jornalistas Renan Fiuza e Tatiana Jorge (TV Tribuna), grupo Dança de Rua do Brasil, entre outros artistas e formadores de opinião. Entre os brindes sorteados pelo Papai Noel, estava uma camiseta oficial do evento autografada por Neymar Jr, jogador do Paris Saint-Germain e um dos maiores ídolos futebolísticos da atualidade. 
 
De acordo com o presidente do Rotary Vila Belmiro, a ideia de realizar o futebol solidário surgiu da necessidade de imunizar todas as crianças do mundo para erradicar definitivamente a paralisia infantil. “Enquanto houver um único caso da doença confirmado, todas as crianças estarão em risco. Temos que nos mobilizar para acabar definitivamente com este mal. Graças ao empenho de todos, conseguimos o objetivo de arrecadar fundos para a campanha End Polio Now. Em 2017, tivemos 14 casos no Afeganistão e oito no Paquistão, enquanto a Nigéria não apresentou nenhum registro. Falta muito pouco para acabarmos definitivamente com a poliomielite e varrermos a doença da face da Terra”. 
 
Os ingressos para assistir o jogo foram trocados pela doação de R$ 20,00, revertidos parcialmente à Fundação Rotária e creditados ao clube de Rotary doador. “Ao lado dessa galera maravilhosa, marcamos um golaço contra pólio, inclusive o Governador Torci, literalmente. Tudo tinha que acontecer aqui na Vila Belmiro. Uma das maiores organizações voluntárias do mundo, na casa de um dos maiores times de futebol do planeta. Todos se uniram para vencer uma doença que tanto mal faz à humanidade. Dom Hélder Câmara dizia: sonho que se sonha só é só um sonho. Sonho que se sonha junto é o início de uma realidade. Mostramos que é possível sonhar juntos e realizar. Muito obrigado a todos”, finalizou Jesus. 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 300 fotos