Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias do Distrito   

   

Distrito 4420 realiza RYLA 2 e prepara liderança pessoal dos jovens para os desafios do futuro

08/12/2018


Distrito 4420

Conhecido como Prêmio Rotário de Liderança Juvenil, a fase dois do RYLA reuniu dezenas de participantes durante treinamento na cidade de Praia Grande 
 
Por Marcelino Silva - Jornalista MTb 47010/SP. 
Fotos: Divulgação | Rotary Distrito 4420. 
 
O Distrito 4420 do Rotary International realizou mais uma edição do RYLA - Rotary Youth Leadership Award (Prêmio Rotário de Liderança Juvenil). Indicados pelos clubes de Rotary, os participantes encontraram no evento uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e direcionamento profissional. Sob a temática do “ENCANTAMENTO”, o RYLA 2 contemplou participantes entre 18 e 30 anos de idade. Despertar o líder que existe em cada jovem foi um dos objetivos do encontro. A ação foi realizada no fim de semana de 1 e 2 de dezembro, na colônia de férias do SindVend (Sindicato dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio no Estado de São Paulo), localizada na cidade de Praia Grande/SP. 
 
Com duração de dois dias, o treinamento levou aos jovens alguns obstáculos que vão encontrar no aspecto pessoal e profissional, permitindo que sejam desenvolvidas soluções para enfrentá-los da melhor maneira, sempre buscando visões positivas. “O desafio é trazer conteúdo com qualidade e dinamismo. Os clubes estão aderindo e confiando no trabalho realizado por nossa equipe. A Governadoria do Distrito 4420 tem sido parceira e receptiva às novas ideias que colocamos em execução dentro do programa. Em 2019, vamos realizar o RYLA 1, focado nos jovens de 14 a 18 anos. Teremos uma edição no Planalto e outra na Baixada Santista”, revela Silvia Camisa Nova, presidente da Subcomissão Distrital do RYLA. 
 
Durante o fim de semana de treinamento, os 72 jovens presentes receberam ferramentas para desenvolver o autoconhecimento e a desenvoltura pessoal, como meditação, organização e liderança. Dentro das atividades propostas, eles receberam um desafio prático para ser aplicado em uma situação real, Foram propostas sete ações para colaborar com a gestão da entidade Mãos Pequenas. “Acreditamos que os fundamentos de liderança vão torná-los pessoas melhores. O trabalho em equipe, a criatividade e a motivação são peças fundamentais para o sucesso da capacitação. O relacionamento interpessoal e a troca de experiências também proporcionam um futuro promissor a todos eles”. 
 
Foi neste clima de amizade que as palestras, dinâmicas, oficinas de projetos e outras atrações se desenvolveram durante o agradável fim de semana. Segundo Silvia, este trabalho junto aos jovens é importante porque leva aos participantes as primeiras experiências que invocam o líder que existe dentro de cada um. “Sempre adaptamos a linguagem para a idade deles. Esse processo continua com exercícios estimulados pelos próprios clubes de Rotary, dentro do Rotaract e Interact. Além de permitir que estes jovens ingressem na família rotária, o RYLA proporciona ferramentas que serão levadas para toda a vida, permitindo que atuem de forma mais ética, responsável e participativa na sociedade”, concluiu. 
 
Mais detalhes sobre o RYLA 
 
É um programa intensivo de treinamento para pessoas de 12 a 30 anos de idade, que busca o aprimoramento do caráter e o desenvolvimento da capacidade de liderança. Os jovens selecionados participam de eventos (seminários, workshops e palestras) de dois dias de duração para o RYLA 2 (18 a 30 anos) e de um dia para o RYLA 1 (12 a 17 anos). As despesas são subsidiadas pelo Distrito 4420 e pelos clubes de Rotary que indicam os participantes. Estes, por sua vez, têm a oportunidade de desenvolver sua autoconfiança, entrar em contato com novos assuntos e pessoas, encontrar-se com líderes comunitários e adquirir habilidades e conhecimentos importantes para uma vida profissional e pessoal mais plena. 
 
Por intermédio do programa, os rotarianos servem de mentores aos jovens que prestam serviços humanitários, contribuindo para que eles se tornem líderes comunitários e profissionais. O RYLA revigora os distritos rotários, inspira-os para a prestação de serviços, aumenta o apoio aos projetos locais e forma futuros rotarianos. Lançado em 1959, em Queensland (Austrália), o RYLA surgiu com um festival de jovens, organizado em honra à visita da princesa Victoria. Tendo por base a convicção que os rotarianos possuem no potencial das novas gerações, o programa foi adotado oficialmente em 1971 pelo Rotary International, beneficiando clubes e distritos rotários em várias regiões do mundo. 
 
Os eventos RYLA têm como objetivos demonstrar o respeito e a preocupação do Rotary com a juventude, capacitar os jovens a desenvolver o papel de líderes de maneira responsável e eficaz, incentivar a liderança contínua e significativa de jovens por outros jovens e homenagear publicamente jovens que prestam serviços às comunidades locais. Depois do RYLA 2, o próximo evento do RYLA 1, para jovens de 12 a 17 anos de idade, está confirmado em 2019, mas com local e data ainda em definição. O formato e a dinâmica das atividades serão diferentes do RYLA 2. Em breve, a programação e demais informações serão divulgadas por e-mail e no site www.rotary4420.org.br. Indique novos líderes e participe! 

 

 Clique nas imagens para ver as fotos