Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

“O Rotary Conecta o Mundo” será o lema internacional dos rotarianos para o Ano Rotário 2019-2020

14/01/2019


Distrito 4420

Slogan e identidade visual foram relevados durante sessão plenária da Assembleia Internacional do Rotary, realizada de 13 a 19 de janeiro, em San Diego (EUA) 
 
“O Rotary Conecta o Mundo”. Este será o lema do Rotary International (RI) para o Ano Rotário 2019-2020, que terá início em 1º de julho de 2019. O anúncio foi feito por Mark Daniel Maloney, Presidente Eleito do RI (2019-2020), durante a Assembleia Internacional da entidade. Com a presença de Adriano Valente e Alice, Casal Governador Eleito do Distrito 4420 do RI (2019-2020), o evento acontece de 13 a 19 de janeiro de 2019, no Manchester Grand Hyatt, na cidade de San Diego (EUA). O encontro mundial envolve governadores distritais do RI de centenas de países, totalizando mais de 500 dirigentes rotários de todas as partes do mundo, trocando ideias e experiências sobre como fortalecer seus clubes de Rotary e torná-los mais ativos. 
 
Durante a Assembleia, apresentações motivacionais e informativas conectam os governadores eleitos ao clima de superação de desafios, levando seus distritos a patamares mais altos. Grupos de discussão, mesas-redondas e workshops mostram novas formas de causar mudanças positivas dentro dos clubes e nas comunidades locais onde o Rotary atua. Foi com este compromisso que Maloney revelou à comunidade internacional o slogan “O Rotary Conecta o Mundo”, seu lema presidencial para o período 2019-2020. Em breve, o Governador Eleito Valente poderá levar a mensagem de Maloney e treinar cerca de 80 presidentes eleitos do Distrito 4420, que serão motivados por ele, durante o PETS 2019-2020 (Seminário Distrital de Treinamento dos Presidentes Eleitos). 
 
Durante a sessão plenária que revelou o lema nesta segunda-feira (14), Maloney ressaltou que os rotarianos devem expandir conexões juntos às comunidades, dentro de um modelo inovador que contribua com a evolução da organização. “A primeira ênfase é no crescimento, aumentando a prestação de serviços, o impacto dos projetos e, acima de tudo, o número de associados para que possamos ir mais longe. O Rotary facilita a conexão entre nós, de maneira forte e significativa. Ele nos conecta com pessoas que jamais conheceríamos, mas que no final das contas são mais parecidas conosco do que imaginávamos. A organização nos conecta às populações que precisam da nossa assistência”. 
 
Maloney pediu que Rotary e Rotaract Club identifiquem segmentos populacionais não representados em seus clubes, formando comissões diversificadas de quadro associativo. “Por meio do Rotary, nós somos conectados à diversidade humana, formando vínculos duradouros para o alcance do objetivo comum. Neste mundo cada vez mais dividido, o Rotary é esta fonte de conexão. Precisamos promover uma cultura de complementação da vida familiar e rotária, e não de competição. Para tanto, temos que dar passos práticos e eficazes para mudar a cultura atual, sendo realistas quanto às nossas expectativas, levando em conta os compromissos pessoais e recebendo os familiares de rotarianos em nossas atividades”, afirmou ele. 
 
Carlos Torci, atual Governador do Distrito 4420 lembra que fez das ênfases reveladas na Assembleia Internacional mensagens indispensáveis no PETS 2018-2019. Ele diz que a experiência de estar em San Diego, em treinamento ao lado de governadores de mais de 200 países, é algo enriquecedor. “Esta vivência nos permite mostrar um pouco das metas do RI em todo o mundo, mas o principal trabalho absorvido no encontro foi motivacional. Despertamos o desejo de produzir e realizar nos rotarianos. Eles querem assumir logo a governadoria e a presidência de seus clubes. Todos querem agir de imediato. Desejo boa sorte e tenho a certeza que o casal Adriano e Alice vai conectar o Distrito 4420 nesta vibração”. 
 
Relacionamento com as Nações Unidas 
 
Em 2019-2020, o Rotary irá realizar uma série de conferências presidenciais com enfoque no relacionamento com as Nações Unidas e seus objetivos de desenvolvimento sustentável, que tanto têm a ver com os projetos rotários. Mais informações sobre o assunto serão divulgadas em julho. Em 2020, a ONU celebrará seu aniversário de 75 anos. O Rotary foi uma das 42 organizações convidadas pelos Estados Unidos para participar da conferência de 1945 em São Francisco, que levou à criação da ONU. 
 
Por décadas, o Rotary tem trabalhado ao lado da ONU em questões humanitárias globais. Atualmente, o Rotary ocupa o mais alto status consultivo oferecido pelas Nações Unidas às ONGs. “O Rotary compartilha o compromisso da ONU por um mundo mais sadio, mais pacífico e mais sustentável. Oferecemos algo que nenhuma outra organização consegue oferecer. Temos uma infraestrutura que possibilita pessoas do mundo todo se conectarem em um espírito de voluntarismo e paz, fazendo ações positivas para alcançar os objetivos”, afirmou Maloney. 
 
Por Marcelino Silva - Jornalista MTb 47010/SP. 
Com informações e fotos: Rotary International. 
 
* Colaboração de Arnold Grahl e Alyce Henson.