Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias do Distrito   

   

Breve História do Site do Distrito 4420

30/06/2019


Dez anos atrás fui convidado pelo então governador eleito Marcos Franco e seu presidente de Imagem Pública Virgílio Pina para participar de um projeto em andamento, que era a construção de um novo site para o Distrito 4420. A ideia era inovadora, fazendo jus ao mote da gestão, e propunha um site com notícias atualizadas, com o objetivo de trazer dinamicidade ao site e assim atrair os rotarianos para visitá-lo frequentemente. O site substituiria o que era mantido já há vários anos pelo Luciano Segura Jr., que funcionava muito bem como site institucional. Assim acabei cumprindo a função de fazer a ponte entre o desenvolvedor terceirizado do site, que entendia de tecnologia, mas não muito de Rotary, com a equipe do Distrito, que conhecia Rotary mas nem tanto dos detalhes técnicos de um site. O site era tocado por um jornalista experiente, o José Silvares, que havia trabalhado no jornal A Tribuna de Santos, e que garantia um conteúdo editorial de excelente qualidade. E foi ótimo o resultado, com um site dinâmico e com notícias variadas todos os dias.  
 
Mas ao final do ano rotário, chegando a gestão do Fernando Dias Sobrinho, precisávamos definir um rumo para o site. Apesar de seus ótimos recursos, por ser um site terceirizado e de código compilado era um site mais difícil de mexer e de evoluir, e dispendioso, o que dependia de generosas contribuições para ser mantido ou modificado. Assim decidimos refazer o site, mantendo todos os recursos existentes, mas usando tecnologia própria, o que nos proporcionaria grande flexibilidade para desenvolver os recursos que o Distrito precisava. Apesar de não desenvolver sites “para fora”, eu já tinha experiência na área pelo trabalho desenvolvido internamente na minha empresa (além da formação como Engenheiro Eletrônico pela Poli/USP e experiência como desenvolvedor), e me ofereci para desenvolver esse site voluntariamente. E contei com total apoio e parceria do Fernando nessa missão. 
 
Apesar de reconstruído, mantivemos todas as boas conquistas obtidas no site anterior, em especial o aspecto noticioso e dinâmico do site. Mas introduzimos uma mudança editorial. Em lugar de notícias gerais, nossa ênfase seria nas notícias dos próprios clubes, seus eventos e seus projetos. E passamos a incentivar os clubes a enviarem e produzirem material. Inicialmente isso era feito por e-mail, com os clubes enviando suas notícias, e contávamos com a ajuda da Juliana Amorim, jornalista de Santos, para atualizar o site. E o resultado dessa participação dos clubes foi surpreendente, com a audiência do site quadruplicando em um ano, de 5.000 visitantes, que era a média nos anos anteriores, para mais de 20.000 visitas por mês. 
 
Então seguimos para o próximo passo, a criação dos Mini-Sites. Nossa proposta não era substituirmos os sites existentes de alguns clubes, mas oferecermos um site sempre dinâmico e com conteúdo renovado automaticamente - havia muitos sites bonitos e profissionais, mas praticamente estagnados no Distrito, o que os tornava ineficazes. Os Mini-Sites eram sites simples, um para cada clube do Distrito, que compartilhavam o mesmo banco de dados do site do Distrito, possibilitando que clubes exibissem seus conteúdos no site do Distrito, ajudando os clubes a mostrarem e serem reconhecidos pelas suas ações, e ao mesmo tempo possibilitava que o Distrito divulgasse suas atividades também diretamente nos sites dos clubes. Inicialmente os Mini-Sites eram bastante básicos, com recursos para envio de notícias, mas poucos recursos para sua manutenção (o que requeria uma participação maior da equipe distrital nessa tarefa), mas tivemos um expressivo retorno dos clubes e crescimento no conteúdo enviado. Tive até a oportunidade de apresentar esse modelo interativo de sites conectados e conteúdo compartilhado em um workshop na Convenção Internacional de Lisboa, registrando o pioneirismo de nosso Distrito. 
 
Seguimos desta forma nos anos seguintes, com apoio total dos governadores Zanardo, Joaquim, Shimuta e Maria Luiza, sempre trabalhando muito próximos aos clubes para mantê-los sempre motivados, e provendo-lhes treinamento e suporte continuamente em relação às ferramentas oferecidas. Talvez de todas as atividades, a mais importante e mais gratificante para mim tenha sido essa proximidade com os clubes, esse trabalho conjunto na divulgação de suas realizações. Mas, por se tratar de um trabalho totalmente voluntário, sem nenhum tipo de remuneração, meu tempo como desenvolvedor era limitado às horas vagas, e assim o ritmo de desenvolvimento era lento, mas gradualmente fomos evoluindo e criando novos recursos. Cadastro de Empresas Cidadãs (potencializando sua divulgação e tornando o programa mais atraente para os parceiros), Banco de Profissionais (uma avenida rotária fundamental), ferramentas mais completas para administração do conteúdo do site pelos clubes, com notícias, agenda, fotos, vídeos, arquivos e projetos, e até a geração de boletins automáticos. O resultado foi atingirmos a marca de mais de 50.000 visitantes por mês no site. 
 
Também não nos limitamos aos Rotary Clubs – todas as ferramentas e Mini-Sites foram disponibilizados também para Rotaracts, Interacts, Rotary Kids, e Casas da Amizade e ASFARs, integrando toda a família rotária. Em especial o envolvimento dos jovens foi excepcional, com grande apoio e parceria que mantivemos com os RDRs e RDIs. E, seguimos com o suporte aos clubes e manutenção dos conteúdos fixos – nosso conteúdo é tão relevante que praticamente qualquer busca no Google por assuntos rotários traz referências aos nossos sites. Na gestão do Ronaldo, atendendo a um pedido do RI para que os clubes efetivamente adotassem a nova identidade visual do Rotary (tarefa que também procurei incentivar nas ocasiões em que estive à cargo da Imagem Pública do Distrito), disponibilizamos diretamente nos sites dos clubes o logo oficial de cada clube, gerados um a um no Brand Center, permitindo que nosso distrito se alinhasse às novas diretrizes de forma exemplar. 
 
A partir de contatos iniciados na Convenção Internacional de Seoul pelo então governador eleito Claudio Takata, começamos o desenvolvimento de um recurso inédito e muito poderoso, que era a integração de nossos sites com o banco de dados do Rotary International e o MyRotary. Nosso Distrito foi o primeiro do Brasil e segundo do mundo a efetuar essa integração – nem mesmo as empresas brasileiras que ofereciam serviços aos clubes disponibilizavam tal integração. Após um processo de licenciamento longo e complexo junto ao RI, assinatura de agreements, do desenvolvimento das ferramentas, e de um rigoroso processo de homologação pelo RI, conseguimos estrear as novas ferramentas na gestão do Claudio. Os sites dos clubes passaram a apresentar a lista de associados atualizada automaticamente com base nos cadastros do RI, bem como seu conselho diretor conforme os cargos registrados, e ainda as informações pessoais de cada rotariano, evitando a necessidade de administração de listas de associados pelos clubes. A prática integração com o MyRotary, que além de autenticar automaticamente os rotarianos com base em seus clubes e cargos oficiais sem a necessidade de cadastros e listas, possibilitava a exibição de conteúdos restritos para cada rotariano em seus clubes e no Distrito de acordo com seu perfil. Mais uma vez a adesão dos clubes do distrito foi excepcional, pois esses recursos ainda consistiam em um incentivo aos rotarianos para criarem seus cadastros no MyRotary. 
 
Na gestão do Claudio prosseguimos evoluindo, com a criação da Revista Rotary4420 online, mantida pelo jornalista Marcelino Silva, e contávamos com material sempre atualizado pela jornalista Natali Fernandes sobre os eventos do Distrito, proporcionando uma cobertura ampla dos acontecimentos do Distrito através do site. Os clubes, já com a integração com o RI, novas ferramentas administrativas que lhes proporcionavam grande autonomia e grande incentivo do governador, atingiram recordes de conteúdo sendo postado - nesta época chegamos à marca de 100.000 visitantes mensais para o site do Distrito, uma marca excepcional para um distrito com 2.000 associados. A parceria com o Marcelino produzindo conteúdo jornalístico e gráfico para o site prosseguiu na governadoria do Torci com grande eficiência, evoluindo e harmonizando o padrão visual de nosso site. 
 
Mas, a roda rotária precisa girar. Precisamos sempre evoluir e renovar, e assim chegou a hora de uma nova mudança. Para trazer novos recursos que vão além do site, com ferramentas administrativas para o Distrito e para os clubes que proporcionarão maior independência para a equipe distrital administrar seus próprios conteúdos, foi buscada uma solução no mercado. A premissa básica para isso seria essa ferramenta manter os Mini-Sites dos clubes, integrados com o site do Distrito como é hoje, e principalmente permitir a migração de TODO o conteúdo produzido pelos clubes nesses oito anos, de forma a honrar a confiança depositada por eles no site do distrito. E a mudança foi realizada – em um outro artigo falaremos especialmente sobre as características e benefícios do novo site. 
 
O saldo que ficou pode ser representado pelos números. Justamente para garantir a continuidade do trabalho efetuado pelos clubes e preservar o trabalho realizado nos últimos 8 anos, todo o conteúdo do site atual está sendo migrado para o novo site, e os números de que estamos falando são impressionantes: 
 
- 8.729 notícias 
- 2.970 álbuns de fotos 
- 140.526 fotos  
- 4.517 eventos na agenda 
- 704 vídeos 
- 180 projetos 
- 1.027 mensagens 
- 874 arquivos (boletins, atas, etc) 
- 344 cadastros no banco de profissionais 
- 50 cadastros no banco de palestrantes 
- 108 empresas cidadãs (entre ativas e inativas) 
- 163 mini-sites (inclui Rotaracts, Interacts, etc) 
- 189 páginas de conteúdo fixo informativo 
 
Desta forma podemos ver e mensurar o maravilhoso trabalho realizado pelos clubes e rotarianos do Distrito, que depositaram suas histórias e confiança nos sites do distrito. Nesta fase de transição minha prioridade absoluta tem sido preservar todo esse legado, para que os clubes, independente da plataforma, possam encontrar todo seu conteúdo preservado, e desta forma possam se sentir estimulados a prosseguirem nessa divulgação através da nova ferramenta. 
 
Eu gostaria de encerrar essa breve retrospectiva com um agradecimento aos governadores que apoiaram e acreditaram nesse trabalho, e com um enorme, gigantesco, imensurável agradecimento aos clubes do Distrito e seus associados pela sua fantástica atuação - nenhuma ferramenta tem significado sem conteúdo! Muito obrigado pela oportunidade que me foi concedida de compartilhar essa estrada com vocês! E isso não é uma despedida! Continuarei por aqui, não mais como desenvolvedor, mas administrando o site junto com vocês, ajudando a registrar e a divulgar o maravilhoso trabalho realizado por vocês! 
 
A partir de 01/07/2019 o novo site estará funcionando no endereço oficial do Distrito 4420 www.rotary4420.org.br. Os novos sites dos clubes funcionarão exatamente nos mesmos endereços atuais de cada site! Entretanto, por uma questão de nostalgia, os sites antigos continuarão disponíveis, para quem quiser matar as saudades ou acessar algum conteúdo específico de cada ano rotário: 
 
http://www.rotary4420.org.br/1112 
http://www.rotary4420.org.br/1213 
http://www.rotary4420.org.br/1314 
http://www.rotary4420.org.br/1415 
http://www.rotary4420.org.br/1516 
http://www.rotary4420.org.br/1617 
http://www.rotary4420.org.br/1718 
http://www.rotary4420.org.br/1819 
 
 
Marcelo Carvalho 

 

 Clique nas imagens para ver as fotos