Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Projetos Sociais   

Projeto Visão Novas Gerações

Categoria: Saúde
Cidade: São Paulo

Clube(s): RC São Paulo Novas Gerações

Resumo: óculos completos e novos para crianças

Data: 01/07/2016
Financiamento: Venda de material promocional
Comunidade Atendida: crianças em idade escolar
Parceiros: Optique de France - Optique Kids; Tave Pharma; Visavis International; Notiluca; Lentes Blinglass; Óculos Tomato Kids

Trata-se da doação de óculos corretores para crianças carentes, com financiamento de pessoas físicas, rotarianos ou não, e de empresas. 
 
Objetivo 
Ajudar a detectar crianças carentes que precisam de correção visual e oferecer, gratuitamente, um par de óculos completo. 
 
Inauguração 
O projeto foi inaugurado em 1º de julho de 2016 e tornou-se um projeto permanente do clube. 
 
A Triagem 
Feita pelas entidades conveniadas ao nosso projeto, selecionando as crianças carentes. O beneficiário vai até o local do atendimento com a receita prescrita pelo optometrista ou oftalmologista, e é feito o encaminhamento ao projeto Visão Novas Gerações. 
 
O projeto ensina os responsáveis da educação ou da saúde das entidades atendidas a fazer testes visuais nas crianças para encaminhamento aos profissionais da visão e realização de exames visuais. A pedido das entidades atendidas, oferecemos também mutirão de exames de vista. 
 
Conveniados e Cotas  
Atualmente, estamos com seis convênios oficiais, com ou sem uma cota mensal. 
 
– APAE de São Paulo – apaesp.org.br Só óculos, sem cota mensal. 
– Casa Ninho - casaninho.org.br 
- Fundação Julita – fundacaojulita.org.br Atendimentos e óculos, sem cota mensal. 
– Fundação Rubens Cunha – fundof.org.br Só óculos, com cota mensal de 10 óculos. 
– Rotary Clubes do distrito 4420 – rotary4420.org.br Atendimentos e óculos. 
– Instituto Beneficente Irmã Marli – irmamarli.org.br Atendimentos e óculos, sem cota mensal. 
 
Financiamento do Projeto 
As doações podem ser feitas em dinheiro, através de depósitos na conta bancária do Rotary Club SP Novas Gerações (Itaú 341, Agência 0845 c/c 60241-6), no site www.abacashi.com, pela venda de perfume de ambiente produzido pela Tave Pharma, no valor de R$ 50,00, que pode ser adquirido na própria farmácia ou na Optique Kids, sede do projeto, mas também camisetas, bonés, bottons e limpa lentes para óculos. 
 
Onde fica localizado? 
A sede do projeto é na Optique Kids, Rua Batataes, 390, no Jardim Paulista, em São Paulo. O projeto já atendeu mais de 2000 beneficiários, com mais de 800 óculos doados. 
 
Quando são realizados os atendimentos  
Os atendimentos são realizados todos os dias, de segunda a sexta, das 10 às 17 horas, no local indicado acima. 
 
A criança, acompanhada pelos pais ou responsáveis, escolhe a armação com orientação de um técnico em óptica, que efetua várias medidas obrigatórias, tais como a distância temporal, a distância vértice e a distância pupilar da criança. 
 
Em uma semana, e após conferência por um optometrista, os óculos estão prontos. Na entrega, o técnico em óptica faz a verificação da acuidade visual e os ajustes da armação. 
 
Campanhas de Doação de Armações 
O Rotary Club SP Novas Gerações organiza campanhas de arrecadação de armações usadas junto a outros Rotary Clubes. 
 
Recebidas como doação, as armações são consertadas, limpas e higienizadas antes de serem entregues, evitando gastos com compras de armações novas. 
 
Transparência Financeira e dos Atendimentos 
São feitos fechamentos mensais, com relatórios enviados a todos os associados do Rotary Club SP Novas Gerações ou a quem solicitar. Neles constam o nome abreviado da criança, qual convênio o encaminhou, a marca da armação e o tipo de lente, bem como as suas dioptrias. 
 
Pesquisa de satisfação 
Para divulgar o nome do Rotary, entregamos um impresso explicando o que é o Rotary e um questionário para que o beneficiado ou os pais preencham dizendo o quê vai mudar na vida deles o fato de estarem de óculos. Na retirada dos óculos prontos ele devolve o questionário preenchido. 
 
Facebook 
No dia do atendimento, publicamos no Facebook a foto da criança beneficiada com os óculos escolhidos, tendo como fundo o banner do Rotary com o slogan “ Doe seus óculos para nenhuma criança olhar sem ver”. As fotos são compartilhadas com centenas de pessoas. 
Custo total por Óculos: R$ 50,00. 
 
A Vis-à-Vis International repassa a armação a preço de custo de atacado. 
 
A Optique Kids repassa a montagem e as lentes a preço de custo de fábrica. 
 
A mão de obra para montagem das lentes nos óculos e os atendimentos por técnicos em óptica e optometristas são pagos integralmente pela Optique de France – Optique Kids. 
 
Futuro do Projeto 
Agora que o projeto está bem encaminhado, e em pleno andamento, o próximo passo é a formação profissional de montador de óculos e a aquisição de um laboratório de montagem com estoque de lentes. O mercado de óptica é carente de mão de obra, que pode ser formada num prazo de seis meses. O laboratório será usado para montagem dos óculos doados pelo projeto, conseguindo, assim, baratear a produção. 
 
Será usado também para atender às óticas do mercado que precisam de montagens de óculos no seu próprio comércio deixando o projeto 100 sustentável. 
 
MAIS INFORMAÇÕES em: www.visaonovasgeracoes.com.br