Boletim Informativo
 
São Paulo, 04 de Dezembro de 2017   
INFORMATIVO Edição/ Novembro 2017
Palestras da presidente interactiana Fernanda Kubota, do Governador Indicado do Distrito 4.420 Adriano Valente e todos os ilustres colaboradores do ano rotário 2017–2018 fizeram a diferença no mês de novembro. Alguns eventos do mês de outubro também foram os destaques das ações que a presidente Marisa Dascenzi vem conduzindo, a frente da presidência como o Combate a Pólio, Mutirão da Saúde e tudo mais que proporcionou a transformação de várias pessoas da comunidade foram os destaques desta edição!
Companheirismo é destaque na 22ª reunião ordinária
[FOTO] A 22ª reunião ordinária do Rotary Club de São Paulo-Aeroporto teve como destaque o companheirismo. Finalizando mais um mês de muitas atividades e reconhecimento de ações realizadas, a presidente Marisa M. Dascenzi e os associados celebraram mais uma oportunidade de fazer a diferença juntos e comprometidos com os próximos eventos do clube. A ocasião também promoveu um momento especial para os presentes, com o parabéns rotário aos aniversariantes do mês que desfrutaram do jantar, com delicioso bolo e muita alegria.

Sergio Donadio fala sobre o FUMCAD no RCSP-Aeroporto
[FOTO] O palestrante Sergio Donadio falou sobre o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, o FUMCAD, orientando os associados do Rotary Club de São Paulo-Aeroporto sobre como é possível usar estes recursos em prol das instituições, aplicando-os exclusivamente na promoção de políticas públicas de atendimento com iniciativas em prol da infância e adolescência, em projetos voltados para à educação, saúde, lazer, cultura e outras áreas necessárias ao seu desenvolvimento. Donadio explicou que, depois de trabalhar 47 anos, em 2015 definiu que iria realizar três projetos de vida e um deles era se tornar voluntário em uma instituição. Foi então que ele procurou se aprofundar nas informações e direcionamento de repasses do FUMCAD para ajudar a Instituição Assistencial e Educacional Dr. Klaide na gestão geral e no marketing, visando obter melhor arrecadação de recursos para ajudar a instituição. “Resolvi entender o que era o FUMCAD, para poder ajudar mais a entidade, direcionando o que é arrecadado para ela. (...)

Adriano Valente faz palestra no RCSP-Aeroporto
[FOTO] O Governador Indicado do Distrito 4.420 para o ano rotário 2019/2020, Adriano Valente, associado do Rotary Club de Santo André foi o palestrante da 20ª reunião ordinária do Rotary Club de São Paulo-Aeroporto. Com o tema “Nossa Fundação Rotária e o Ideal de Servir”, Valente conseguiu cativar os presentes com muita simplicidade e objetividade, para abordar um assunto que segundo ele, muitos dos companheiros do clube têm conhecimento, considerando as ações e significativas contribuições feitas pelo RCSP-Aeroporto junto à fundação. “Esse é um clube de excelência, tido como um dos melhores do distrito e sempre o foi, pelas características dos rotarianos daqui, porque muitos de vocês sabem muito sobre Rotary e por isso é um desafio falar sobre a fundação com vocês que tem aqui, exemplos maravilhosos de doadores. Por essa razão, vou falar sobre o que eu penso e sinto sobre a Fundação Rotária e não simplesmente apresentar dados técnicos”, disse o governador indicado. (...)

Presidente do Interact Club -Aeroporto faz palestra no clube
[FOTO] Com a oportunidade de falar sobre os projetos do Interact Club - Aeroporto e compartilhar um momento de companheirismo junto aos associados do clube, a presidente Fernanda Dascenzi Kubota fez uma bela exposição das atividades dos interactianos neste ano rotário. Fernanda é a presidente do Interact Club de São Paulo-Aeroporto 2017-2018 e foi convidada pela presidente Marisa M. Dascenzi para falar sobre o que é e faz um Interact Club. Acompanhada de jovens interactianos que também prestigiaram a reunião, Fernanda apresentou alguns dos projetos já realizados até o momento. A presidente interactiana explicou que o Interact é um programa feito para jovens de 12 a 18 anos, que visa desenvolver a liderança dos seus integrantes e que oferece oportunidade do jovem colocar em prática o lema rotário Dar de Si antes de Pensar em Si, através de projetos realizados, definiu. A jovem também apresentou alguns dos projetos desenvolvidos pelo clube e ações em que o grupo participou ativamente junto ao Rotary Club de São Paulo-Aeroporto, integrando iniciativas do Distrito 4420. (...)

Companheirismo no RCSP-Aeroporto encerra o mês de outubro com alegria
[FOTO] A alegria de poder compartilhar bons momentos em companheirismo foi o que motivou mais uma vez os associados do Rotary Club de São Paulo-Aeroporto a participar da reunião ordinária realizada no dia 30 de outubro. A presidente Marisa M. Dascenzi fez suas considerações, avaliou todas as atividades realizadas pelo clube durante o mês de outubro e parabenizou a todos pelo envolvimento e participação em cada uma das ações que fizeram a diferença! O clube da governadoria segue firme nessa proposta e já se prepara para os novos desafios de um novo mês que chega, inspirando à todos, para promover o ideal de servir. Ao final da reunião, todos comemoraram os aniversariantes do mês com o parabéns rotário!

Interact Aeroporto realiza ação do Dia das Crianças no Projeto Sol
[FOTO] O Interact Club de São Paulo Aeroporto realizou importante ação do Dia das Crianças, junto ao “Projeto Sol”, no espaço do Centro Esportivo e Cultural da instituição apoiada pelo Rotary Club de São Paulo-Aeroporto, que no último dia 28, recebeu cerca de 200 crianças que foram agraciadas com brincadeiras, lanches e muita diversão. Os interactianos se organizaram para arrecadar brinquedos e preparar a pipoca e os lanches, que foram servidos por eles para todas as crianças que participaram das atividades recreativas e fizeram uma agradecimento especial aos jovens e todos os rotarianos presentes no evento. Para a presidente do Interact, Fernanda Dascenzi Kubota, foi uma oportunidade maravilhosa para todo o grupo poder realizar mais uma ação que levou alegria e diversão para crianças assistidas pelo projeto do clube, além de servir como uma grande experiência para a vida de cada um dos interactianos. “Além de ser um evento que ajuda crianças mais carentes da comunidade assistida pelo Projeto Sol, a ação é muito importante por ser um dia especial para todas elas, (...)

RCSP-Aeroporto recebe certificado especial por cumprir desafio no combate a Pólio
[FOTO] O Rotary Club de São Paulo-Aeroporto cumpriu o desafio do combate a Pólio e recebeu certificado especial por conseguir depositar na Fundação Rotária, no Fundo da Pólio em nome de cada rotariano do clube, o valor de U$25. A data limite para o cumprimento do desafio era 24 de outubro, Dia Mundial de Combate a Pólio, ocasião em que, mais uma vez os companheiros do RCSP-Aeroporto conseguiram fazer sua parte, colaborando com o Distrito 4420 e com o governador Claudio Takata, que já transferiu U$73.000 do FDUC - Fundo de Utilização Controlada - para esse fim. O Rotary se comprometeu em contribuir com U$150 milhões, o que significa U$1.500 por clube, com o objetivo de efetivar a Pólio em três anos, sem registrar nenhum caso. Para isso, muitos países e organizações contribuirão com U$1,2 bilhões. O valor de U$25 depositado por cada rotariano do clube será triplicado pelo Instituto Bill Melinda Gates, podendo se chegar ao valor de U$369 mil arrecadados, graças ao apoio dos rotarianos. (...)

Noite do Estrogonofe marca participação do RCSP-Aeroporto na Semana de Combate à Pólio
[FOTO] A Noite do Estrogonofe do Rotary Club de São Paulo-Aeroporto aconteceu no dia 24 de outubro, nas dependências do Espaço Nicom, com o objetivo de contribuir com a campanha de combate à erradicação da Pólio divulgando assim, o maior projeto do Rotary. Com o apoio da Nicom Materiais para Construção, empresa de propriedade do companheiro Hiroshi Shimuta, sócio fundador do clube e governador do distrito 2014-15, o evento proporcionou aos convidados comida boa, muita música e companheirismo, tudo isso compartilhado com o governador 2017-18 Cláudio Takata e sua esposa Marie, que mesmo com intensa agenda de visitas oficiais, participaram da reunião. Envolvidos pela causa e comprometidos com o ideal de servir, rotarianos do clube e do distrito fizeram questão de prestigiar a reunião do clube, conduzida pela presidente Marisa M. Dascenzi. O companheiro Leonardo Weissmann, médico infectologista e presidente da Comissão da Fundação Rotária fez uma breve apresentação sobre erradicação da poliomielite com muita clareza e dinamismo, lembrando que o País está livre da doença há mais de 25 anos  (...)

RCSP Aeroporto leva campanha da Pólio para jogo no Estádio do Pacaembu
[FOTO] Celebrando o Dia Mundial de Combate à Pólio, o Rotary Club de São Paulo-Aeroporto entrou em campo e fez a diferença durante o jogo do São Paulo x Flamengo, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, na tarde do dia 22 de outubro, convidando os 32.915 torcedores presentes a se unirem por essa causa. A presidente do clube Marisa M. Dascenzi, contou com a companhia de Cláudia Priore, presidente da Casa da Amizade, Giulia Priore, presidente do Rotaract, Fernanda Dascenzi Kubota, presidente do Interact e Leonardo Weissmann, presidente da Comissão da Fundação Rotária, todos representando a família Aeroporto. Juntos, desfilaram pelo estádio, expondo uma faixa com os dizeres: “Falta muito pouco para nós erradicarmos a poliomielite. O Rotary já reduziu essa doença em 99 por cento no mundo”, uma campanha do Distrito 4420, apoiada pelo RCSP-Aeroporto, clube da governadoria, que vestiu a camisa da campanha literalmente, trazendo maior visibilidade para a ação. (...)

IV Rotary Fest reúne Rotary Clubs do Distrito 4420 e seus convidados
[FOTO] Com o objetivo de fazer a diferença com alegria, descontração, comida alemã e chope à vontade, os Rotary Clubs de São Paulo Anchieta, Aeroporto, Centenário, Independência, Ipiranga, Ponte Estaiada, Vila Carioca, Vila Mariana e São Caetano do Sul receberam cerca de 400 convidados para celebrar o Rotary Day. Em sua quarta edição, o evento continua unindo os rotarianos do Distrito 4420 em prol de diversas ações sociais de seus clubes, projetos comunitários que serão beneficiadas pelos recursos arrecadados, motivo pelo qual, muitas pessoas colaboraram para o sucesso da festa. Com muita comida e chope a vontade, os convidados também curtiram um show com músicas variadas, grandes sucessos nacionais e internacionais, além da apresentação de um grupo de dança alemã que animou a todos com coreografias especiais e muita simpatia. O governador do distrito, Cláudio Takata e os companheiros do Rotary Club de São Paulo- Aeroporto marcaram presença e festejaram com alegria o êxito de mais uma significativa ação em Rotary!

IX Mutirão da Saúde e Cidadania recebe 2 mil pessoas com apoio do RCSP - Aeroporto
[FOTO] No último dia 21, cerca de 2 mil pessoas compareceram ao “IX Mutirão da Saúde e Cidadania” realizado no Colégio Santa Maria, no bairro Jardim Taquaral em São Paulo, para serem beneficiadas pelo evento humanitário de ação social que contou com a parceria do Rotary Club de São Paulo Aeroporto, Casa da Amizade, Rotaract e Rotary Kids, com apoio da Subprefeitura Cidade Ademar. A abertura do evento contou com hasteamento de bandeira e pronunciamento da presidente do RCSP-Aeroporto, Marisa Dascenzi, a companheira Maria Cecília Almeida, representando o colégio e do deputado estadual Carlos Alberto Giannazi que compareceu ao evento. Foram oferecidos gratuitamente, vários serviços de saúde como orientação médica, oftalmológica, dermatológica, odontológica, cardiovascular, endocrinologia e psicologia, além de exames para verificação de Hepatite C, HIV, sífilis, glicemia, pressão arterial e massa corpórea. Pensando em qualidade de vida, o evento proporcional atendimentos de estética e beleza, como massagem, cabeleireiro, manicure, podologia, (...)

Cuidados Paliativos é tema de palestra no RCSP-Aeroporto
[FOTO] Cuidados Paliativos foi o tema abordado pelo médico Paulo Sérgio Campos Salles durante palestra realizada durante a 16ª reunião ordinária do Rotary Club de São Paulo-Aeroporto. O médico explicou que, “os médicos são treinados para promover a cura das doenças, preservar a vida, lidar com a morte que é considerada fracasso, além gerenciar biotecnologias que são protocolos e procedimentos complexos”, ressaltou. Através do cuidado paliativo, o médico pode resgatar a possibilidade da morte como um evento natural e esperado na presença de doença ameaçadora da vida, colocando ênfase na vida que ainda pode ser vivida. O cuidado paliativo pode ser definido como uma abordagem terapêutica que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam problemas decorrentes de uma doença grave, ativa, progressiva, que ameace a vida, através da prevenção e alívio do sofrimento, com identificação precoce, avaliação adequada e tratamento impecável dos problemas não só físicos, mas também os psicossociais e espirituais (Organização Mundial da Saúde - (...)

RYLA I - Planalto
[FOTO] RYLA I PLANALTO 25/11 TEMA: CONSTRUINDO O HERÓI EM VOCÊ LOCAL: SENAI SUÍÇO BRASILEIRO PAULO ERNESTO TOLLE Rua: Bento Branco de Andrade Filho, 379 Santo Amaro - São Paulo/SP cep. 04757-000

Segundo Prêmio Excelência em Rotary em São Bernardo do Campo
[FOTO] Em cerimônia realizada no CAMP SBC, Distrito 4420 apresenta os vencedores do 2º Prêmio Excelência em Rotary, organizado pela Comissão Distrital da Fundação Rotária A hora de reconhecer, valorizar e homenagear o voluntariado. Assim podemos definir a noite de 13 de novembro de 2017, quando foi entregue o 2º Prêmio Excelência em Rotary, no auditório do CAMP SBC, na cidade de São Bernardo do Campo/SP. O local recebeu convidados, rotarianos e indicados para a cerimônia premiação dos melhores projetos humanitários do Ano Rotário 2017-2018. O evento foi organizado pela Comissão Distrital da Fundação Rotária do Distrito 4420 do Rotary International, que selecionou os 56 projetos inscritos, formando as oito categorias em disputa e os 21 clubes finalistas do troféu. Obrigado a todos os participantes e parabéns pelo excelente nível dos trabalhos apresentados. Conheça agora a lista dos vencedores e finalistas. Até 2018! 1 - Categoria Projeto Distrital - Apoio à Educação: - Projeto Associação Esculpir | Rotary Club de Santos-Porto. (...)

Premio Excelência em Rotary
[FOTO] Participe do Segundo Prêmio Excelência em Rotary!

Jantar de Gala em reconhecimento aos Grandes Doadores da Fundação Rotária do Distrito 4420
[FOTO] O Distrito 4420 agradece a generosidade do grupo de líderes da Fundação Rotária cujo apoio anual ajuda o Rotary a Fazer o Bem no Mundo. Graças ao seu apoio, podemos realizar projetos que transformam vidas em nossa comunidade e no mundo todo. Em reconhecimento ao compromisso deste grupo o Distrito 4420 realizará um maravilhoso Jantar com shows, sorteios e muita diversão. O evento será exclusivo aos rotarianos que efetuaram a doação de pelo menos US$ 1000 até o dia 31/10/2017, como divulgado previamente nesta campanha. As doações poderão ser feitas até o dia 31/10/2017. RSVP: gala2017@RCSPSul.org.br -->Quando: 07.11.2017 - terça-feira - às 20:30h Onde: Iate Clube de Santos - Sede São Paulo - Av. Higienópolis, 18 - São Paulo/SP

Inscrições para a Conferência Distrital 2018 - Botão
[FOTO] Estão abertas as inscrições para a Conferência Distrital 2018, que trará muitas novidades! Para coroarmos um grande ano, fazendo a diferença, estamos organizando uma maravilhosa Conferência Distrital, que temos certeza, ficará marcada em nossas mentes e corações. Estamos trabalhando há vários meses, desde antes do início da gestão, para proporcionar aos companheiros, familiares e convidados, momentos de grande alegria, descontração e aprendizado, tudo acompanhado de muito companheirismo. Algumas novidades nesta conferência: - Será realizada em um feriado prolongado CORPUS CHRISTI, de 31/05 a 03/06/2018, havendo a possibilidade de entrada nos hotéis na quarta feira 30/05 (aconselhável aos presidentes, pois teremos atividades importantes na quinta à tarde). - Nossa conferência será em conjunto, na parte de companheirismo, com o Distrito 4590, que realizará a sua conferência no Hotel Vacance, no mesmo período. - O programa de nossa conferência já está terminado e os palestrantes estão acertados: Professor Leandro Karnal, (...)

Conferência Distrital - INSCRIÇÕES ABERTAS!
[FOTO] Estão abertas as inscrições para a Conferência Distrital 2018, que trará muitas novidades! Para coroarmos um grande ano, fazendo a diferença, estamos organizando uma maravilhosa Conferência Distrital, que temos certeza, ficará marcada em nossas mentes e corações. Estamos trabalhando há vários meses, desde antes do início da gestão, para proporcionar aos companheiros, familiares e convidados, momentos de grande alegria, descontração e aprendizado, tudo acompanhado de muito companheirismo. Algumas novidades nesta conferência: - Será realizada em um feriado prolongado CORPUS CHRISTI, de 31/05 a 03/06/2018, havendo a possibilidade de entrada nos hotéis na quarta feira 30/05 (aconselhável aos presidentes, pois teremos atividades importantes na quinta à tarde). - Nossa conferência será em conjunto, na parte de companheirismo, com o Distrito 4590, que realizará a sua conferência no Hotel Vacance, no mesmo período. - O programa de nossa conferência já está terminado e os palestrantes estão acertados: Professor Leandro Karnal, (...)

Vítima da poliomielite no Brasil relata sua história após 35 anos do “End Polio Now”
[FOTO] Dificuldades e conquistas fazem parte da trajetória de Luciano Marques “A minha limitação não é o meu limite. A vida é dura pra quem é mole”, este é o lema de Luciano Marques de Souza, 57 anos. Filho de José Queiróz de Souza e Dalva de Souza. Casado há 18 anos com Ana Lúcia Passarelli Souza e pai de Luciana Cristine Vasconcellos de Souza, 28 anos. Luciano teve um nascimento normal. Começou a andar aos 10 meses de idade. Ao completar um ano foi acometido pela poliomielite, o que lhe causou a paralisia dos membros inferiores. Como a maioria das vacinas tinham contraindicações, e Marques tinha bronquite, acabou ficando sem a vacinação. Justamente na época em que o Brasil passava por um surto da doença. “Do nada fiquei com o corpo mole e não conseguia ficar mais em pé, tive muita febre, vômito, diarreia e dores por todo o corpo”. Até os médicos constatarem a poliomielite, Luciano ficou internado durante três meses na ala de isolamento da Santa Casa em Santos, já que no início foi apenas uma suspeita de desidratação. (...)

Distrito 4420 participa de treinamento sobre o “Dia de Solidariedade” no GPA
[FOTO] Parceria entre o Rotary e o Instituto Pão de Açúcar em ação social No dia 27 de outubro, o Distrito 4420, com a coordenação do E-Club 4420, promoveu o primeiro Seminário sobre o “Dia de Solidariedade” realizado no auditório do Instituto Grupo Pão de Açúcar, em São Paulo. Cerca de 250 pessoas participaram do evento, entre representantes dos Rotary Clubs e entidades beneficiadas. O objetivo do treinamento foi alinhar procedimentos antes, durante e depois da ação. O evento acontecerá no dia 9 de dezembro, em 189 lojas do grupo, divididas em 12 estados brasileiros. O encontro visa uniformizar a abordagem ao cliente no dia da ação, além de facilitar a comunicação entre a coordenação geral e os demais coordenadores envolvidos. Estima-se que cerca de três mil voluntários entre rotarianos e entidades beneficentes participarão do evento. Temas como visita técnica aos mercados e estratégias de arrecadação, também fizeram parte do Seminário. Segundo Silvana Giannini, coordenadora geral da ação no Distrito, tudo deverá acontecer de forma rápida e eficiente, (...)

Distrito 4420 realiza Seminário sobre Ética nos Negócios
[FOTO] Na noite de 26 de outubro, o Distrito 4420 realizou o primeiro Seminário sobre Responsabilidade Corporativa - Ética nos Negócios. O encontro aconteceu no Conselho Regional de Contabilidade (CRCSP), em São Paulo. Cerca de 240 pessoas participaram do evento. O objetivo do evento foi mostrar aos presentes, principalmente aos não rotarianos, que a ética é um dos pilares do Rotary e com isso criar interesse e apresentar melhor a entidade. Segundo Ary Bueno, companheiro do RC Santo André e um dos coordenadores do seminário, o tema foi oportuno devido à realidade pela qual passa o Brasil. O governador Claudio Takata, iniciou à abertura do evento agradecendo a presença de todos comprometidos em fazer a diferença neste novo ano rotário. O fortalecimento e apoio aos clubes é uma das metas do distrito. “Temos a predileção de sermos lembrados mais por nossas obras do que pelas as nossas palavras, por isso temos de reforçar a responsabilidade corporativa e a ética dentro do nosso Distrito”. (...)

End Polio Now
[FOTO] Em 1988 o Rotary assumiu a missão de acabar com a poliomielite NO MUNDO, com o lançamento da campanha Polio Plus, também chamada de “End Polio Now”. Junto com parceiros como a OMS, Unicef e Fundação Bill e Melinda Gates, tem financiado campanhas de vacinação em todos os continentes, e atuado diretamente em pontos de vacinação em lugares remotos. Desde o início do programa, a doença já foi reduzida de 350.000 casos anuais em 125 países para apenas 40 casos anuais em 3 países. Folheto Promocional End Polio Now No Brasil Desde o início da vacinação sistemática no Brasil, quando o país ainda era considerado endêmico, o Rotary esteve presente. Inicialmente a colaboração consistia na doação de vacinas, e posteriormente, em apoio à ação do Ministério da Saúde, o Rotary passou a atuar nas campanhas de vacinação por todo o Brasil, através de seus mais de 2400 Rotary Clubs espalhados no país. Recursos Para manter essa missão são necessários recursos – estima-se o custo necessário para a erradicação em cerca de 1,5 bilhão de dólares. (...)

Campanha de Imagem Pública End Polio Now
[FOTO] O Distrito 4420 está lançando uma campanha para marcarmos a semana do combate a pólio, entre 21 e 29 de Outubro. O objetivo é que cada clube do Distrito realize um evento marcante em sua cidade para divulgar para a população esse que é o maior projeto do Rotary, e que muita gente ainda desconhece. Pode ser uma caminhada, um espetáculo, uma projeção pública, um banner gigante, uma ação nas ruas da cidade, um evento de arrecadação, o que a sua imaginação quiser! Divulgação Além da esperada divulgação pública em sua cidade, o evento deverá ser registrado pelo próprio clube em fotos, e se possível também em vídeo, e ser publicado no site do clube. A partir da publicação no site do clube os eventos terão destaque também no site do Distrito e em uma edição especial da Revista Rotary 4420. Cada evento também deverá ser registrado pelo clube diretamente no site da campanha EndPolioNow, do Rotary International, que acompanhará todas as ações ao redor do mundo: www. (...)

Expediente

Rotary Club de São Paulo Aeroporto
Presidente: Marisa Margarete Dascenzi

Reuniões
Dia da Semana: Terça-Feira
Horário: Jantar - 20:00
Local: Restaurante Gola Solta
Endereço: Rua Loefgren, 2304
Cidade: São Paulo/SP

Site: http://www.rotary4420.org.br/spaeroporto
E-mail: marisaadvogada@ig.com.br



O conteúdo deste Boletim Informativo é de responsabilidade de Rotary Club de São Paulo Aeroporto