Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Hiroshi Shimuta é novo membro na Arch Klumph Society

22/08/2011


RC São Paulo Aeroporto

O Presidente do RC São Paulo Aeroporto Hiroshi Shimuta se tornou o terceiro membro do Distrito e do Brasil a integrar a Arch Klumph Society. A outorga do título foi feita pelo Diretor de RI José Antiorio e pelo Curador da Fundação Rotária Antonio Hallage na Câmara Municipal de São Paulo, quando Shimuta recebia o título de Cidadão Paulistano, por iniciativa do Vereador Ítalo Cardoso e do atualmente Deputado Estadual Jooji Hato. 
 
A cerimônia solene aconteceu no 8° andar da Câmara Municipal de São Paulo. Estiveram presentes autoridades rotárias, como o Governador do Distrito 4420 Fernando Dias Sobrinho, e os ex-governadores Flávio Farah, Henrique de Lellis, Roberto Luiz Barroso Filho, José Alfredo Pretoni, e Sílvio Marola. Entre as autoridades civis estavam o Desembargador Jurandir de Sousa, sócio Honorário do RCSP Aeroporto, o Vereador Aurélio Nomura, sócio do clube, entre outros componentes da Câmara dos Vereadores, e o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá. Também prestigiou o evento o jornalista Milton Neves. 
 
A Arch Klumph Society é uma homenagem feita pela Fundação Rotária e pelo Rotary International aos companheiros que contribuem com mais de 250.000 dólares para suas ações sociais. O Homenageado passa a figurar em uma galeria especial na sede do Rotary International, na região de Chicago, Estados Unidos. 
 
O evento começou com uma apresentação da atuação profissional de Shimuta, até a criação de sua empresa Nicom e os relevantes serviços prestados à sociedade. 
 
Em seu pronunciamento o Diretor de RI José Antiório destacou a participação de Shimuta em Rotary desde antes da fundação do RCSP Aeroporto, e destacou a atuação do Rotary no combate à Polio em todo o mundo.  
 
O Curador da Fundação Rotária e Ex-Diretor de RI Antonio Hallage ressaltou a amizade com o homenageado Shimuta e seu trabalho desde a juventude sempre com espírito empreendedor e seu desprendimento para colaborar com Rotary e suas causas sociais, ao aderir à Arch Klumph Society. 
 
Após a entrega do certificado e do pin da Arch Klumph Society a Shimuta e sua esposa Suma, o pronunciamento foi de Alberto Shimuta, filho do homenageado, que emocionou ao contar um pouco do que aprendeu com seu pai em sua trajetória. Também prestou homenagem o Desembargador Jurandir de Sousa. 
 
A outorga do título de Cidadão Paulistano foi efetuada em conjunto pelo Deputado Estadual Jooji Hato, que quando era vereador iniciou o projeto para a homenagem e pelo Vereador Ítalo Cardoso que conduziu sua aprovação na Câmara dos Vereadores. O Vereador Ítalo Cardoso e o Deputado Jooji Hato na tribuna destacaram os grande serviços prestados à sociedade paulistana que levaram a Shimuta a receber a grande honraria do Município. 
 
Após a entrega do título toda a família Shimuta foi reunida para as homenagens. 
 
Ao iniciar seu pronunciamento, Hiroshi Shimuta convidou o Vereador Ítalo Cardoso e o Deputado Jooji Hato e, junto com o Governador do Distrito 4420 Fernando Dias Sobrinho outorgou-lhes o Título Paul Harris. 
 
Em seguida Shimuta convidou os ex-governadores Flávio Farah, Roberto Luiz Barroso Filho e Silvio Marola, o Desembargador Jurandir de Sousa, o Companheiro do RC SP Sudeste Oswaldo Takata, o Ex-Diretor de RI José Alfredo Pretoni para receberem ou renovarem seus títulos de Sócios Honorários do Rotary Club de São Paulo Aeroporto. Também receberia mas por motivos de força maior estiveram ausentes os ex-governadores Marcelo Haick e Samir Nakhle Khoury. 
 
Em seu pronunciamento Shimuta fez uma apresentação do "Quem Sou Eu", contando seu início humilde, vindo do interior, e como seus pais iniciaram sua jornada de luta ao chegarem a São Paulo na década de 40. Shimuta emocionou-se e emocionou a todos ao lembrar de seus pais e de seu filho Eduardo Shimuta, falecido aos 20 anos de idade, que hoje ele considera seu guia espiritual. Shimuta também homenageou sua família, a esposa Suma, os filhos Alberto e Ângela e seus netos, e contou sua jornada, passando pelas faculdades que cursou, pelo episódio marcante do incêndio no Edifício Joelma onde quase perdeu a vida, até a sua trajetória profissional, culminando com a fundação da Nicom.  
 
Também contou a importância que o Rotary exerceu em sua vida, proporcionando uma outra forma de colaborar com a sociedade. Destacou a importância dos trabalhos feitos pela Fundação Rotária e o quão gratificante é poder contribuir com suas ações, o que culminou com sua chegada à Arch Klumph Society. Citou as influências de garra e determinação de Ayrton Senna, e dos rotarianos Maximiliano Ferber, ex-governador do Distrito 4420 em 1968-1969, e de Paulo Viriato Correa da Costa, brasileiro que foi Presidente do Rotary International. 
 
Ao final foi cantado por todos o parabéns pelo aniversário de Shimuta, ocorrido dois dias antes, e houve a entrega de uma medalha enviada pelos curadores da Fundação Rotária em homenagem a Shimuta, entregue pelo Curador Antonio Hallage. 
 
Após a cerimônia no Salão Nobre, foi oferecido um Cocktail aos presentes, onde uma vez mais foi cantado o parabéns pelo aniversário e pelos títulos outorgados ao homenageado. 
 
Nas foto: Antonio Hallage, Suma Shimuta, Hiroshi Shimuta, José Figueiredo Antiório, José Alfredo Pretoni e o Governador Fernando Dias Sobrinho.


Galerias de Fotos: