Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC Santo André Norte faz entrega de óculos através do projeto Educando com Visão

18/12/2013


RC Santo André Norte

No domingo, 08 de dezembro de 2013, o Rotary Club de Santo André - Norte, por meio do Projeto Educando com Visão cumpriu a entrega de vários óculos gratuitamente para crianças do Ensino Fundamental I de Santo André.  
 
Foram mais de 4,9 mil crianças que realizaram o Teste de Acuidade Visual em todas as escolas municipais da cidade, das quais 565 crianças realizaram os exames oftalmológicos em dois mutirões um em outubro e outro em novembro deste ano, destas, 36 crianças foram identificadas e encaminhadas para um tratamento mais específico, casos como por exemplo, mapeamento de retina, ortóptco e até casos com glaucoma. 
 
Das 565 crianças assistidas pelo projeto, 205 crianças foram identificadas com a necessidade de utilizarem óculos, casos com 7, 8 e até 10 graus de miopia e ou astigmatismo. 
 
Desde quando idealizou o projeto em 2004, o Rotary Club de Santo André - Norte sempre atingiu o principal objetivo da ação: a doação de armações e lentes para crianças carentes em idade escolar, para promover não apenas a aprendizagem, mais também a recuperação da auto estima e de uma vida mais digna e feliz destas crianças. No início, apenas voluntários do Rotary Club de Santo André - Norte colaboravam no projeto. 
 
Recentemente, sensibilizados com a dedicação e seriedade dos rotarianos, a Prefeitura de Santo André, por meio das secretarias de Governo, Educação, Saúde, Inclusão Social, Transporte, Segurança, Comunicação, tem colaborado com voluntários, conscientizando professores e profissionais da saúde, além de disponibilizar ônibus, motoristas, envolvendo dezenas de profissionais empenhados em colaborar com o projeto do Rotary Club. 
 
Mas os rotarianos do Santo André - Norte não param nunca! Além de dar total continuidade ao projeto Educando com Visão, dá início à implantação da Casa da Visão, tendo como objetivo aumentar o alcance e diminuir a logística do projeto, atendendo ao longo de todo o ano e não apenas nos dias marcados para o mutirão.  
 
A Casa da Visão funcionará como um centro clínico especializado em oftalmologia. Para a viabilidade da Casa da Visão, o Rotary contará com a importante participação do poder público, com a doação de uma sede provisória e um futuro terreno para construção da sede definitiva. 
 
Como funciona o projeto Educando com Visão 
 
O projeto Educando com Visão inicia-se com a conscientização e capacitação das professoras e diretoras das escolas, oferecido gratuitamente pelo projeto, o curso de acuidade visual. Posteriormente a triagem é realizada pelas professoras nas escolas municipais, através do teste de acuidade visual em todas as crianças, as que são identificadas para realizarem o exame oftalmológico (realizado em mutirão). As crianças são comunicadas e encaminhadas para os dias marcados para o mutirão e àquelas que necessitam do uso do óculos, tem o privilégio de escolher a armação neste dia e posteriormente recebem os óculos juntamente com as demais crianças. 
 
De 2004 até a presente data, o projeto já realizou o teste de acuidade em mais de 8 mil crianças, já assistiu mais de 3 mil crianças com exames oftalmológicos, cerca de 240 crianças necessitaram de atendimento especializado e foram encaminhadas a Fundação de Medicina do ABC e contribuiu para corrigir a deficiência de visão em aproximadamente 1,2 mil crianças entre 7 a 12 anos. 
 
Neste ano, foram mais de 200 pessoas envolvidas nas três fases do Projeto Educando com Visão, entre rotarianos e voluntários. 
 
 
A origem dos recursos para compra dos óculos 
 
Desde o ano 2000, o Rotary Club de Santo André - Norte realiza a já tradicional Festa Alemã no Clube Atlético Aramaçan, com aproximadamente mil convidados. Além da venda dos convites, mais de 60 patrocinadores colaboram com a arrecadação de recursos para os projetos, sendo o principal deles o Educando com Visão. Neste ano de 2013, 70% dos recursos foram destinados exclusivamente ao projeto Educando com Visão e com a futura implantação da Casa da Visão. 
 
 
Nossos parabéns a todos os colaboradores, rotarianos e voluntários !!! 
 
 
Projeto Educando com Visão e Casa da Visão 
 
Realização: Rotary Club de Santo André - Norte  
 
Parceria: Ótica Suze 
 
Apoio: Prefeitura de Santo André 
 
 
 
Texto elaborado por: 
 
José Nilson Colombo – Presidente 2013/2014 – RC Santo André – Norte e 
 
Rodenei Lemes Junior – Diretor Presidente 2013/2015 – Casa da Visão de Santo André 
 
 


Galerias de Fotos: