Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Projeto Distrital HPV é apresentado durante Convenção Internacional

08/06/2015


RC Santos Boqueirão

Durante a convenção Internacional que aconteceu em São Paulo neste mês, o Rotary Club Santos-Boqueirão teve a honra de apresentar um workshop sobre o Projeto HPV. A sala lotada emocionou os associados pois é um projeto que evoluiu muito ao longo de seus sete anos e tem obtido grandes resultados como a parceria com a Prefeitura Municipal de Santos e a criação do curso em EAD para formar mais multiplicadores. 
 
O projeto foi apresentado com maestria pela Equipe da subcomissão HPV, representada pelas companheiras Rosângela Greghi e Gisele Cid Peres. Elas explanaram pedagogicamente sobre o que é o vírus HPV e como ocorre a transmissão através de imagens apresentadas em powerpoint.  
 
A Dra Márcia Rodrigues teve importante participação esclarecendo dados sobre a vacina e desmistificando as histórias que correm sobre adolescentes terem passado mal em virtude da vacina que hoje é aplicada pela saúde pública. Na visão da médica, é comum pessoas passarem mal ao receberem ou até mesmo antes de receberem a vacina devido a terror ou ansiedade. 
 
Na segunda etapa, foi mostrado o filme usado nas escolas. O filme especialmente preparado para o projeto explica a contaminação pelo HPV e como evitá-lo de uma maneira informal, mas que atinge os adolescentes pois usa termos comum entre a faixa etária almejada. Todos os presentes ficaram encantados com o filme e o projeto . 
 
Por ser um projeto de saúde pública, o projeto educacional preventivo atraiu a atenção dos presentes. Por isso, ao final do workshop, além de responder as perguntas dos participantes, também foi dedicado a demonstrar como o projeto pode ser desenvolvido pelos clubes e distritos. Primeiramente, sugeriram que deve-se contatar escolas particulares e secretarias de educação apresentando o projeto e obtendo autorização para desenvolver o projeto dentro das unidades escolares. Numa segunda etapa, cartazes e flyers são distribuídos pelas áreas da escola. Após uma palestra onde o filme é exibido, os jovens são convidados a fazer trabalhos em equipe para aprofundar o conhecimento e os melhores trabalhos recebem prêmios. A criatividade dos alunos é surpreendente. Já houve banners, cartazes, documentários, filmes, músicas, poemas, desenhos em quadrinhos e jogos diversos. Para a premiação, o clube convida familiares, professores, diretores e coordenadores para participar de uma reunião no clube. Este momento festivo também é uma estratégia para aproximar o clube da comunidade e mostrar às pessoas o que é o Rotary. 
 
Durante o período da Convenção, o Clube distribuiu flyers em inglês e português no stand montado especialmente para a divulgação dos projetos dos clubes. 
 
Foram momentos muito especiais para o clube e para cada um dos associados participantes desta brilhante convenção que nosso país teve a oportunidade de sediar.