Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Vocational Training Team - Projeto de Subsídio Global - D4420, D6000, D5930 e D5970

25/08/2016


RC Santo André

Tivemos o privilégio de receber em nosso Clube a visita dos médicos de IOWA - EUA que farão o treinamento de médicos brasileiros para tratamento utilizando o Método Ponseti. 
No período de 25 a 31/08/2016 ocorreu a primeira etapa do VTT ( Vocational Training Team) parceria do nosso D4420, representado pelo RC Santo André e pelo RC Sudeste , juntamente com os distritos americanos D6000, D5930 e D5970 
O VTT é um projeto de subsídio Global e tem como objetivo treinar em 2 anos 50 ortopedistas no Método Ponseti vindos de várias regiões do Brasil e desta forma criar clínicas de referência no tratamento do pé torto congênito. 
Os rotarianos do nosso distrito já abraçaram a causa e estão dando todo o apoio. 
A beleza deste treinamento está na essência do projeto que é educacional , envolve um problema de saúde pública e é auto sustentável , uma vez que os médicos que foram treinados podem treinar outros no futuro.  
Inspirado no Projeto polio plus/ End Polio Now, é pioneiro e vai dar a oportunidade de oferecer o melhor tratamento a qualquer criança nascida com pé torto congênito independente de onde ela esteja. 
O objetivo desta importante empreitada é tratar crianças com pé torto congênito em todo o país. O pé torto é uma deformidade ortopédica bastante comum ao nascimento . Sua incidência é de 1:1000 nascidos (a cada 3 minutos nasce uma criança com pé torto em algum lugar do mundo) sendo mais frequente em meninos e acometendo ambos os pés em 50 das vezes. O padrão ouro de tratamento é o Método Ponseti. Através desta técnica o ortopedista com manipulações suaves e precisas realiza trocas de gessos semanais e consegue corrigir as deformidades em aproximadamente 5 semanas. Faz parte do Método uma pequena cirurgia ambulatorial feita com anestesia local - a tenotomia do tendão calcâneo . A manutenção da correção é feita através de acompanhamento médico periódico e do uso de uma órtese .  
Infelizmente no nosso país muitas crianças não tem acesso ao tratamento correto e quando não tratadas apresentam deformidades que podem ser incapacitantes fisicamente , além de toda a segregação social que podem sofrer por não irem à escola e não participarem de atividades comuns na infância  
As famílias destas crianças que não são tratadas também passam por grandes angústias 
O RC de Santo André através da Casa da Esperança, entidade que há mais de 60 anos é motivo de orgulho para os companheiros , já apoia uma clínica de referência no Método Ponseti para as crianças da região