Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC Santos-Oeste realiza melhorias na Central de Regulação Médica do SAMU-192

22/08/2017


RC Santos Oeste

Parceria entre o Distrito 4420, RC Santos-Oeste, empresários parceiros e Prefeitura 
 
No dia 22 de julho, Claudio Takata, governador do Rotary no Distrito 4420, visitou a Central de Regulação Médica – SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192 em Santos. Acompanhado dos rotarianos Marco Antonio Dias Cardoso, presidente do RC Santos-Oeste, Hamilton Luiz Costa Junior, presidente 2015-16 e coordenador do projeto que viabilizou a reforma, entre outros companheiros do distrito.  
 
A restauração e atualização espacial da Central (composta de: sala 01- TARM, sala 02 - Rádio Operadores e sala 03 - Médicos), teve parceria da Prefeitura Municipal de Santos, com a mão de obra da SESERP (Secretaria Municipal de Serviços Públicos).  
 
O prefeito, Paulo Alexandre Barbosa, também esteve no local acompanhado do secretário de Saúde e companheiro rotariano do RC Santos, Fábio Ferraz, para reinauguração e verificação das melhorias nas instalações feitas em parceria com o Rotary Club Santos-Oeste. “Quero agradecer o apoio dado pelo Rotary para a melhora da infraestrutura neste importante espaço que atende à população”, destacou o prefeito. “O SAMU é um serviço de referência, que salva vidas, e o retorno do investimento nele é imediato”, ressaltou Takata.  
 
O valor arrecadado foi de R$ 65 mil, as doações foram divididas entre empresas na área da construção civil, ar condicionado, material elétrico, informática e mobiliário, companheiros do RC Santos-Oeste e RC Santos, acrescido de recursos da Fundação Rotária e Subsídio do Distrito 4420 no valor de R$ 15 mil, utilizados na compra de seis novos computadores.  
 
O grande doador para a viabilização deste projeto foi Virgílio Gonçalves Pina Filho (RC Santos-Oeste). As empresas parceiras: ENGEPLUS Construtora - Roberto Luiz Barroso e Roberto Luiz Barroso Filho; GIMAWA Material Elétrico - Gilberto Pedrone; HAIFFA Gessos e Projetos - Ronaldo Nicastro; AB Ligth Design projeto de iluminação - Artur Bezerra; RAIMUNDO Vidros - Raimundo Cajaíba dos Santos; Clínica INFECTOS Vacinas - Drs. Gelvana e Marco Reis (RC Santos-Oeste); Antonio Carlos Silva Campos; Ricardo Soares Gomes de Oliveira Filho (RC Santos-Oeste) - engenheiro civil. Os colaboradores: SISTEMA Ar Condicionado - Luiz Caetano de Paiva; LITORAL Revestimentos - François Mertens; SÓ MÃO de OBRA forros de isopor - Iranildo Rufino da Silva; X Design Comunicação Visual – Gabriel Baster; Paulo Roberto Gonçalves Vieira - Presidente Ano Rotário 2016-17, Rotary Club de Santos-Oeste; Rogério de Souza Guzenski - Presidente da Comissão de Apoio à Fundação Rotária e Hamilton Luiz Costa Junior – arquiteto, Rotary Club de Santos-Oeste, desde novembro de 2015 está envolvido no projeto.  
 
SAMU 
 
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tem uma Central localizada em Santos que também presta auxílio 24 horas ininterruptas para as cidades de Guarujá e Bertioga. Os profissionais atendem as solicitações telefônicas e organizam a logística das ambulâncias, realizam atendimento telefônico médico até a chegada do socorro no local. Quando necessário, os médicos saem para atendimentos graves. 
 
A importância da prestação de serviço do SAMU no Brasil é indiscutível. São realizados desde simples atendimentos a grandes emergências. É possível destacar algumas situações recentes que afetaram a região: o incêndio que atingiu o terminal da Ultracargo, na Alemoa em abril 2015, e LocalFrio, na Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá, em janeiro de 2016, ambos receberam atendimento imediato e plantão da equipe do SAMU em tempo integral.  
 
Toda a população recebe atendimento, seja paciente portador de convênio médico ou Sistema Único de Saúde (SUS). Nas três cidades atendidas há uma população estimada em um milhão de pessoas, que são beneficiadas pelo serviço à disposição. Segundo os registros fornecidos pelos profissionais, na temporada de verão este número triplica.  
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 


 

 Clique nas imagens para ver as fotos