Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Projeto Rotary Distrito 4420 “Preserve o Planeta Terra” realiza o plantio de 344 árvores na região do Ipiranga

16/09/2017


Distrito 4420

Foram plantadas 12 espécies da Mata Atlântica 
 
Na manhã do dia 16 de setembro, foi realizada à abertura oficial do projeto “Preserve o Planeta Terra”, uma parceria entre 11 Rotary Clubs, (área 3 e 10), Rotaract, Distrito 4420 e a Prefeitura Regional do Ipiranga. Foram plantadas 344 novas mudas de árvores às margens da Av. Guido Aliberti em frente ao “Céu dos Meninos, divisa de São Paulo e São Caetano do Sul. Cerca de 100 pessoas, entre rotarianos e seus cônjuges realizaram o plantio. 
 
O prefeito regional, Amândio Martins, compareceu ao local acompanhado do assessor de gabinete, Luiz Claudio Lino. Junto ao governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie, realizaram o discurso de agradecimento aos voluntários participantes e organizadores da ação. “Agradeço ao Rotary pela parceria oferecida, desde a atenção em nossas primeiras reuniões no gabinete às visitas na área definida para o plantio. Meu agradecimento especial ao governador do Distrito, Claudio Takata, pela iniciativa e responsabilidade com o meio ambiente. Deixo registrado o meu pedido pessoal, gostaria que até o final de sua gestão, seja realizado em nossa região, outro evento de plantio como esse”, finaliza Amândio.  
 
Em contrapartida, Takata agradeceu à prefeitura por apoiar e viabilizar este projeto, fornecendo as 344 mudas de 12 diferentes espécies, o local escolhido e os funcionários cedidos para apoiar os voluntários. O projeto tem como finalidade realizar o plantio de pelo menos uma árvore para cada um dos associados dos 79 clubs do Distrito. Uma das metas do governador, é o plantio de 2.222 árvores, iniciado em 1 de julho de 2017 a 22 de abril de 2018, Dia Internacional da Terra. “Agradeço aos 11 Rotary Clubs participantes, os cinco Clubs Rotaracts, ao grupo de Escoteiros da região, representantes do Exército e todos os voluntários que uniram-se inserindo um programa de cunho ambiental, defendendo a preservação do meio ambiente e o combate das ações que provocam as mudanças climáticas e o aquecimento global. Desta forma, com o pensamento: “Pensar Global e Agir local”, o Distrito 4420, pretende colaborar com a meta do presidente de Rotary International, Ian Riseley, realizando o plantio de 1,2 milhão de árvores.  
 
Segundo Matheus Peggion, engenheiro cível e um dos responsáveis da Unidade das Áreas Verdes da Prefeitura Regional do Ipiranga, às margens dos córregos, são locais de preservação permanente. “Temos sofrido com o mau uso da área e descarte irregulares de entulhos, causando danos à vegetação. O reflorestamento do local trará ótimos benefícios ao meio ambiente”.  
 
Todo o plantio foi acompanhado pela engenheira agrônoma Irina Taboga Cebrian, ela instruiu os voluntários como adubar, a profundidade de cada muda e como regar cada árvore de forma correta. A prefeitura fará a manutenção da área. Segundo a engenheira, as espécies utilizadas no plantio foram: Chal- Chal, Jequitibá- Rosa, Cedro- Rosa, Araribá, Babosa-Branca, Ebira-de-Sapo, Dedaleiro, Coração-de-Negro, Pau-Cigarra, Araçá-Roxo, Canafístula e Chuva-de Ouro.  
 
O grupo do Rotaract ficou feliz em contribuir com o projeto. “Ressalto duas importâncias: trazer o bem estar para a comunidade local através da natureza, deixando um legado para o futuro. Além de congregar os Clubs do Rotary e Rotaract por um objetivo comum, influenciando positivamente à imagem pública de nossa instituição”, Wellington Moreira Ribeiro, presidente 2016-17 do RTCSP Anchieta.  
 
A representante distrital assistente (RDA), Camila Domingos da Silva, afirma que o evento é muito importante para inspirar as próximas gerações a cuidar do planeta. “Provavelmente nossos netos e bisnetos, sofrerão com os impactos ambientais causados hoje. Já passou da hora de acordarmos e mudar essa realidade, tentar melhorar o clima, acabando com o desmatamento e poluição. Esse plantio do Rotary, que está acontecendo no Brasil e no mundo, mostra o nosso cuidado e preocupação com o meio ambiente. A união dos clubes neste dia revela a força do que podemos fazer juntos”.  
 
Emídio Giacomelli, governador assistente da área 3, também ressaltou a importância do companheirismo entre os clubes. “Foi um trabalho de formiguinha, desde o inicio do projeto, às reuniões com representantes da prefeitura, dos clubes parceiros envolvidos, toda a logística do evento, a interação dos mais jovens com os mais velhos, todos empenhados em um objetivo comum, tornou a ação um grande sucesso. Agradeço ao governador, por escolher nossa área como abertura oficial do projeto, a parceria da Patricia Teshima Ishi, governadora assistente da área 10 e Alda Montanher, membra da Associação Pró-Melhoramentos do Bairro Ipiranga e presidente do RCSP Ipiranga".  
 
A coordenadora do projeto, Cinthia Corrêa da Costa, é filha do rotariano Paulo Viriato, presidente do Rotary International em 1990-91. Ele realizou o programa Preserve o Planeta Terra, lançado durante o ano de sua presidência, foi um dos pioneiros na preservação da Amazônia. Paulo levantou uma bandeira em favor da Ecologia ao mundo, liderou um grupo ecológico à Antártida, levando os princípios de proteção ao meio ambiente. “Sinto-me muito próxima ao meu pai tentando dar continuidade ao seu projeto, conscientizando o maior número de pessoas sobre a importância da preservação do nosso planeta. Como ele dizia: “Uma árvore por rotariano é maravilhoso”. Ao lado dele, participei de inúmeros plantios. Só tenho a agradecer ao governador Claudio Takata por essa oportunidade e aos rotarianos que abraçaram e fizeram muito pelo nosso chamado, está sendo lindo!”, revela.  
 
Rotary Clubs Participantes: 
 
RCSP Independência, RC São Caetano do Sul- Oeste, RCSP Vila Carioca, RCSP Vila Mariana, RC São Caetano do Sul-Leste, RCSP Brasil-Taiwan, RCSP Anchieta, RC São Caetano do Sul, RCSP Saúde, RCSP Ipiranga, RC São Caetano do Sul Olímpico.  
 
Rotaract Clubs participantes: 
 
RTCSP Independência, RTCSP Vila Mariana, RTCSP Anchieta, RTC São Caetano do Sul Olímpico e RTC Monteiro Lobato.  
 
Mais informações: Cinthia Corrêa da Costa, coordenadora do projeto. E-mail: cinthia@ipvcc.org.br ou Andréa Garbelotti e-mail: andrea.assessoria@uol.com.br 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 106 fotos