Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC Santos Monte Serrat recebe visita oficial do governador

11/09/2017


RC Santos Monte Serrat

No tarde do dia 11 de setembro, o Rotary Club Santos Monte Serrat recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A noite foi realizada a Festiva no Edifício Rotary, localizado na Av. Ana Costa, em Santos. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
Projetos 
 
O governador foi conhecer os projetos desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu no espaço Briosa Skate Place, local cedido pela Associação Atlética Portuguesa, onde é realizado o Skate Terapia. O casal foi recebido pelo governador assistente da área 13, Antônio Henrique Medeiros Duarte, acompanhado pela presidente do clube, Maria Helena Ng e pelo rotariano e idealizador do projeto, Lupércio Conde Júnior.  
 
O programa tem como objetivo proporcionar aulas de skate para crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e atenção, além de promover a inclusão. Concentração, agilidade e equilíbrio são algumas das habilidades trabalhadas. Desta forma, elas desenvolvem habilidades específicas através do esporte. São atendidos alunos do NAPNE (Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais) e mais duas escolas da região. “Atendemos em média 16 alunos por mês, após três aulas já é visível o resultado. Durante as primeiras aulas são utilizados skates com rodas de borracha para desenvolver o equilíbrio. Trabalhamos com uma equipe de três instrutores e uma assistente social. Necessitamos que empresários ou pessoas físicas também apadrinhem a causa”, declara Lupércio.  
 
Para viabilizar o projeto, o idealizador recebeu o apoio dos Rotary Clubs Santos Monte Serrat, Ponta da Praia, Gonzaga, Porto e Boqueirão, além das empresas Tendas e Tendas, Engeterpa e o patrocinador da marca Santo Protetor.  
 
O segundo local visitado foi o GALP (Grupo Amigo do Lar Pobre), projeto de assistência permanente do clube. A presidente, Júlia Costa Ozores, acompanhada da assistente social, Lenir Calixto, explicou como funciona o trabalho da casa. É uma entidade social, que trabalha há quase 50 anos pelo bem-estar e desenvolvimento social de crianças e adolescentes carentes da região. A entidade atende cerca de 60 meninos entre 6 e 16 anos. Além do acompanhamento e orientação, são oferecidas aulas de informática (computadores doados pelo RC Santos Monte Serrat), oficinas de capacitação, tratamentos de saúde, reforço escolar, prática esportiva e lazer, para que esses jovens se desenvolvam e tenham condições de cursar faculdades ou cursos técnicos. Pensando nisso, aos 14 anos, eles são encaminhados ao CAMPS (Centro de aprendizagem e mobilização profissional e social), capacitando-os, não somente, para o mundo do trabalho, mas torná-los aptos a enfrentar os desafios profissionais, desenvolvendo caráter, ética e responsabilidade, complementando a educação. 
 
Takata sugeriu a presidente implantar na instituição um dos projetos do Rotary, o Rumo, onde é desenvolvido nas escolas e ONGS encontros de jovens para bate-papos sobre a profissionalização através de palestras e workshops. 
 
Para ajudar na manutenção da casa são realizados eventos beneficentes, como bazares, noite do nhoque, entre outros.  
 
Festiva 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao Edifício Rotary, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e a presidente do clube, enquanto Antônio Henrique, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria. 
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque a expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros. Ele aproveitou para agradecer e parabenizar o empenho e dedicação de toda a equipe na realização dos projetos visitados. “Eu e minha esposa ficamos emocionados em conhecer essas crianças, que vêm das mazelas da cidade para receber um futuro melhor. Agradeço o empenho da presidente e assistente social, que há mais de 20 anos dedicam-se à instituição. Não esquecendo do companheiro Lupércio, que implantou na cidade outro belíssimo projeto”. O grupo afirmou que está unido para continuar fazendo a diferença e promovendo ações rotárias na comunidade.  
 
Maria Helena agradeceu a presença de todos e falou sobre suas metas, novos projetos e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. A presidente presenteou o governador com uma bela imagem da Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade.  
 
Roberto Barroso Filho, governador 2009/10 e Marcos Anselmo F. Franco, governador 2010/11 prestigiaram a noite de companheirismo realizada no clube.  
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 110 fotos