Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC Santos Oeste recebe visita oficial do governador

15/09/2017


RC Santos Oeste

Na manhã do dia 15 de setembro, o Rotary Club Santos Oeste recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no Mendes Plaza Hotel, em Santos. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
Projetos 
 
O governador foi conhecer um dos projetos permanentes desenvolvidos pelo RC Santos Oeste. O início da visita aconteceu na Casa da Visão, que desde 1982 desenvolve cursos, capacita e orienta crianças e adultos com deficiência visual. Desta forma, os insere na sociedade através de aulas de informática e música. O local foi construído por rotarianos e abriga a sede do clube. 
 
O casal foi recebido pelo governador assistente da área 13, Antônio Henrique Medeiros Duarte, acompanhado pelo presidente do clube, Marco Antônio Dias Cardoso e sua esposa Valéria, além de alguns associados e equipe rotária.  
 
Segundo a assistente, social Alexa Albuquerque, são realizados cerca de 200 atendimentos oftalmológicos ao mês, todos os pacientes são encaminhados pelas policlínicas da prefeitura. “Os médicos da entidade são atenciosos e mantêm um tratamento diferenciado ao atender pacientes portadores de deficiências múltiplas, além de ensinar os pais das crianças como prevenir e tratar a cegueira de forma correta”. Os atendimentos são realizados três vezes por semana. A instituição também faz a doação de armações de óculos aos assistidos de baixa renda.  
 
O projeto “Música Transformando Vidas – Promuvi”, foi criado em 2009, além da Casa da Visão, atende pessoas com deficiência visual adquirida, parcial ou total de outras instituições. A partir do comando de voz, metodologia própria criada para os alunos que ainda não aprenderam a ler em braile, o ensino da música é baseado na recuperação da autoestima, cidadania e inclusão social.  
 
Segundo Paulo Mauá, rotariano e professor de música, atualmente 35 alunos fazem parte do grupo musical e realizam cerca de 30 concertos anuais. As apresentações variam entre teatros, escolas, praças, entidades assistenciais e festividades da região. Eles tocam flautas, metais, cordas e percussão. “Nas quase 2 horas de apresentação ininterrupta, o repertório passa por Beethoven, Luiz Gonzaga, Raul Seixas e Gilberto Gil. Já temos um DVD gravado para a divulgação do nosso trabalho”.  
 
Durante a visita, os alunos prepararam uma surpresa ao governador e sua esposa, tocaram Sakura, música tradicional da cultura japonesa. O casal agradeceu com muita emoção. “Estamos surpresos e muito felizes por essa bela homenagem”, declara Claudio. Ambos fizeram questão de cumprimentar um a um dos alunos e colheram depoimentos sobre a sensação de criar música. “A música expressa sentimentos”, define Silvio Roberto Gonzaga de Souza, aluno e instrutor de informática da casa.  
 
Em seguida, foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto Antônio Henrique, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria. 
 
Festiva 
 
Após a reunião, a equipe distrital seguiu ao Mendes Plaza Hotel, onde foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária.  
 
Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque a expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros. Ele aproveitou para agradecer e parabenizar a dedicação de toda a equipe na realização do projeto visitado. “Eu e minha esposa ficamos emocionados em conhecer essa entidade, pacientes e alunos que perderam a visão, mas continuam com o sorriso no rosto e se expressam com a alma através da música. Agradeço o empenho do companheiro Paulo Mauá, que se dedica à instituição fazendo a diferença na vida daquelas pessoas”.  
 
Em seu discurso, Claudio, reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International, citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade, liderança, entre outros. Agradeceu à conquista do clube que atualmente tem um quadro de 55 associados e parabenizou pela conquista do certificado “Clube 100 pelo fim da pólio”. O grupo afirmou que está unido para continuar fazendo a diferença e promovendo ações rotárias na comunidade.  
 
Marco Antônio Dias agradeceu à presença de todos e falou sobre suas metas, novos projetos e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. O presidente presenteou o governador com a doação de um cheque no valor de US$ 100, destinado à Fundação Rotária. Ele aproveitou a festiva para apresentar a intercambista do Distrito 4110, Natalia Paulet Garcia Flores, recém-chegada do RC Saltillo De Valle Arizpe, no México. Ela participa do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary e foi acolhida pelo RC Santos Oeste.  
 
Para encerrar, o governador assistente homenageou Takata com um belo troféu em nome da Casa da Visão.  
 
Marcos Anselmo F. Franco, governador 2010/11 prestigiou o almoço de companheirismo realizado no clube.  
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 133 fotos