Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC Cubatão Jardim Casqueiro recebe visita oficial do governador

28/09/2017


RC Cubatão Jardim Casqueiro

No tarde do dia 28 de setembro, o Rotary Club Jardim Casqueiro recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A Festiva foi realizada na Someca (Sociedade de Melhoramentos dos Amigos do Jardim Casqueiro), sede do clube. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
Projetos 
 
O governador foi conhecer os projetos desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu no Ambulatório de Especialidades Pediátricas da Prefeitura Municipal de Cubatão (SUS), onde é realizado o projeto “Aprimorando a fala”. O casal foi recebido pela governadora assistente da área 14, Angella Ximenes, acompanhada pela presidente do clube, Reneé Castro Fernandes, o companheiro Lincoln Dias Junior e Adilson Amorim, assessor de Políticas Públicas da Saúde em Cubatão.  
 
O objetivo do programa é promover, habilitar e reabilitar pacientes com patologia da comunicação (alterações de linguagem oral, escrita, fluência e sistema sensório motor oral) utilizando recursos tecnológicos a partir de softwares desenvolvidos especificamente para a estimulação da linguagem oral, escrita e audição. São atendidas crianças e adolescentes de 2 a 17 anos e 11 meses de idade, que realizam tratamento fonoaudiológico. As sessões duram em média 40 minutos, uma equipe com cinco fonoaudiólogas realiza os atendimentos. Os pacientes são encaminhados através das Escolas Municipais, Estaduais, pediatras e dentistas da região. “Viemos aqui para aprender a falar bonito”, revela o paciente Kelvin Rocha dos Santos de oito anos (um ano de tratamento).  
 
Desde 2013, mais de 1.500 pacientes foram beneficiados com o atendimento, cerca de 30 mil consultas foram realizadas neste período. A partir de 2015 o projeto foi ampliado e a segunda sala foi contemplada com novos equipamentos e softwares de última geração, doados pelo RC Cubatão Jardim Casqueiro, dobrando a quantidade de crianças beneficiadas. “A nossa finalidade é que o paciente consiga atingir um nível de comunicação efetivo e adequado à sua sociabilização. A evolução do tratamento depende de cada criança, houve um paciente que recebeu alta na quinta consulta e outro permaneceu em tratamento por oito anos”, revela Luiza Salles Moreira, fonoaudióloga.  
 
Segundo Patrícia Maria Pereira, uma das fonoaudiólogas responsáveis pelo atendimento, observou-se que após a implantação dos computadores no tratamento, o processo de reabilitação tornou-se mais dinâmico. Ele oferece inúmeros benefícios, propicia o armazenamento e a organização da informação, além de ser um meio de comunicação interativo, disponibiliza estímulo multissensorial (imagem, som, animação e virtualidade), diferente e atual oportunidade de aprendizagem. “São necessárias diversas repetições, tanto no processo de aquisição, quanto na automatização dos fonemas, esse aliado recurso tecnológico aumentou o tempo de atenção, principalmente das crianças, diminuindo o comportamento de fadiga, observado anteriormente”.  
 
Durante a visita, a equipe rotária visitou o Hospital Municipal Dr. Luiz de Camargo da Fonseca que fica ao lado do Pronto Socorro Infantil. O governador conheceu outros projetos permanentes desenvolvidos pelo clube. A Cinemateca, espaço reservado para crianças enquanto aguardam atendimento, a Brinquedoteca, um grande e lúdico espaço localizado na ala da pediatria, além do aparelho de mamógrafo e uma centrífuga, localizado no hemocentro, ambos doados através de Subsídio Global. “Só tenho a agradecer essa ajuda e parceria, cuidamos com muito carinho de cada cantinho”, declara Adenilson Amorim, administrador do hospital.  
 
O segundo local visitado foi o Lar de Acolhimento II, mantido pela Prefeitura, são assistidas crianças de 0 a 17 anos e 11 meses que sofreram maus tratos em seus lares, a instituição tem como objetivo dar abrigo, proteção e amparo. No momento oito crianças fazem parte do lar. O RC Cubatão Jardim Casqueiro ajudou a entidade doando equipamentos de lazer para as crianças: duas mesas de tênis, equipamentos de badminton, basquete e brinquedos pedagógicos.  
 
Segundo Eliane Almeida de Carli, psicóloga e administradora da casa, quando uma família é destituída, as crianças são encaminhadas para adoção, durante dois anos passam por verificações. Sebastião Ribeiro, secretário de assistência social, explicou como é realizado o trabalho da entidade, mostrou todos os cômodos da casa para a equipe rotária e agradeceu pela parceria recebida.  
 
Festiva 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou a sede do clube, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e a presidente, enquanto Angella Ximenes, governadora assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque a expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros. Ele aproveitou para agradecer e parabenizar o empenho de toda a equipe na realização dos projetos visitados. “Agradeço o acolhimento que tive nesta tarde pelo clube. Foi em Cubatão que tive a inspiração de implantar quatro brinquedotecas em um dos hospitais de São Paulo. Faço votos que logo o hospital da cidade volte a atender à população. No Lar de Acolhimento encontrei um local de muito amor e acolhimento, agradeço aos profissionais envolvidos pela dedicação e voluntariado”.  
 
Reneé Castro agradeceu a presença de todos e falou sobre suas metas, novos projetos e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. “Ao revisitar os projetos, senti orgulho em fazer parte do Rotary, muito obrigada”.  
 
Durante a cerimônia, o intercambista 2016-17, José Eduardo Pereira de Souza, fez uma apresentação descrevendo como foi a sua experiência em morar um ano na Alemanha, ele foi recebido pelo Distrito 1860 em Frankfurt. “Agradeço ao Rotary pela oportunidade de realizar este intercâmbio. No início tive medo de perder um ano da minha vida, sentir muita saudade de casa e dos meus pais. Mas tive a chance de conhecer 11 países em viagens realizadas, aprendi Alemão, morei com duas diferentes famílias, desenvolvi uma nova cultura, fiz muitas amizades e adquiri muito conhecimento”.  
 
Estavam presentes cinco novos candidatos à intercambista, o governador aproveitou para deixar uma mensagem aos jovens. “O intercâmbio oferece um conhecimento próprio de nossas forças e limitações. Não importa o país escolhido, é uma experiência única. Agradeço as famílias pela confiança e apoio em nosso trabalho”.  
Wânia Rocha Lopes, professora há 26 anos, foi homenageada na área da educação, ela recebeu das mãos do governador do Distrito 4420, um certificado em forma de reconhecimento e agradecimento. 
 
O vereador Toninho Vieira, familiares e amigos prestigiaram a noite de companheirismo.  
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 127 fotos