Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC Mauá Barão de Mauá promove campanha Outubro Rosa

29/10/2017


RC Mauá Barão de Mauá

O Rotary Club de Mauá Barão de Mauá, em parceria com a Associação Tryade, realizou no sábado dia 28 de outubro, a campanha “Outubro Rosa”, onde aconteceu um ciclo de palestras com profissionais que abordaram diversos temas como câncer de mama, drogas, qualidade de vida, Reikei e combate à Pólio. 
 
Nesta campanha os rotarianos usaram o espaço da GR, um grupo filantrópico que trabalha com crianças que desenvolvem atividades de ginástica rítmica. No local foram oferecidos exame de vista (oftalmológico), ultrassom de mama preventivo, Reiki e massagem relaxante, proporcionando à população de Mauá um dia especial de atendimentos, repleto de informações, encaminhamentos e gestos de solidariedade. 
 
O presidente do clube rotário, Odair Marcos Branco disse que o projeto Outubro Rosa começou em 2016 e logo foi associado ao mês de combate à poliomielite, se transformando então, num projeto permanente onde foi divulgado, tanto a importância da conscientização do exame preventivo de câncer de mama quanto a vacinação contra a Pólio que, apesar de erradicada no Brasil, precisa manter a vacinação como um trabalho preventivo. 
 
Segundo o presidente Odair, o objetivo maior da ação é levar informação para as pessoas, orientando cada uma delas sobre os cuidados preventivos e necessários para manter uma vida saudável.  
 
“Recebemos pessoas que não sabiam a diferença entre ultrassom e mamografia, que são exames diferentes. Um dos nossos palestrantes foi o médico Paulo Lázaro de Moraes, que é presidente do Rotary Club de São Paulo Vila Mariana e colaborou conosco, falando sobre câncer de mama, o que foi muito esclarecedor e nos permitiu levar informação e desmistificar esse assunto junto à comunidade, porque as vezes a pessoa não procura o atendimento, por sentir medo. Inclusive, uma das pacientes atendidas aqui, por conta do medo de fazer o exame, não imaginava que seria diagnosticada com um nódulo, talvez maligno e que precisa ser tratado o mais breve possível. E isso foi possível graças ao exame que realizamos através dessa iniciativa”, explicou o médico e presidente do clube. 
 
Após receberem orientações, todas as mulheres assistidas na ação deverão procurar um posto de saúde e aguardar encaminhamento para um especialista que poderá atendê-las e avaliar cada caso. Esse encaminhamento poderá ser feito para o Hospital AC Camargo, explicou Odair. 
 
“Todas as mulheres atendidas nesta ação poderão ser encaminhadas para tratamento por intermédio de uma possível parceria que está se firmando entre nós do RC Mauá Barão de Mauá e o Hospital AC Camargo, para que estas pessoas com alguma suspeita de caso mais grave ou que requer maior atenção, sejam encaminhadas para tratamento no hospital. Só estamos aguardando pra saber quantas pessoas poderão ser encaminhadas para receberem todo tratamento necessário”, ressaltou.  
 
Sobre o sucesso do evento e a proposta de poder ajudar muitas pessoas com essa iniciativa, o presidente rotariano reconheceu a importância de poder contar com os companheiros do clube, parceiros e voluntários comprometidos com a ideia de fazer a diferença. 
 
“Acredito que nós fizemos a diferença, como era o meu desejo e de todos os companheiros. Tive a participação do clube inteiro, Interact e Rotaract de Mauá, patrocínio de laboratórios, da Mauaclinic, Apsen, além do apoio de pessoas não rotarianas que colaboraram e fizeram assim, toda a diferença na vida destas pessoas. Quem ganha com tudo isso somos nós, que saímos desta ação gratificados e honrados em poder fazer parte desse trabalho, levando o Rotary para a casa destas pessoas beneficiadas e mostrando o que a instituição quer e pode fazer por elas”, concluiu Odair Branco. 
 
Participaram e permaneceram no evento cerca de 82 pessoas, sendo realizados mais de 100 atendimentos, entre eles 35 exames de ultrassom de mama, 33 de Reiki, 32 exames oftalmológicos e 25 massagens relaxantes.