Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC Santos Porto recebe visita oficial do Governador

17/10/2017


RC Santos Porto

Na tarde do dia 17 de outubro, o Rotary Club Santos Porto recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no Mendes Plaza Hotel, em Santos. O evento reuniu autoridades rotárias, locais, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
Projetos 
 
O governador foi conhecer um dos projetos permanentes desenvolvidos pelo RC Santos Porto. O início da visita aconteceu na Associação Esculpir. Apoiado pelo clube, a entidade oferece atividades complementares educacionais, artísticas e culturais.  
 
O casal foi recebido pelo governador assistente da área 13, Antônio Henrique Medeiros Duarte, acompanhado pelo presidente do clube, Andriey Storte, seus pais Sylvia Regina e Marcos Storte, Augusto Galvão de Souza, a coordenadora do Esculpir, Karina Nishi, o presidente André Luis Neiva, o companheiro Roberto Jurandir Andreazza Filho, além de alguns associados e equipe rotária.  
 
Projeto Esculpir 
 
Segundo Karina, coordenadora do projeto, são assistidas cerca de 70 crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, divididas no período da manhã e tarde. Frequentar a escola regularmente é a única exigência para que as crianças participem das atividades. Foi uma forma que o projeto encontrou de diminuir a evasão escolar na região onde atua. “Temos o compromisso de levar e buscar na escola algumas crianças que participam das nossas atividades. Já faz parte da nossa rotina, oferecendo tranquilidade aos pais que trabalham o dia todo. Somente os nossos monitores ou os próprios têm autorização para pegá-los no colégio”.  
 
A instituição desenvolve reforço escolar, aulas de karatê, xadrez e violão, além de refeições saudáveis e diárias. Eles participam de cursos de patchwork em um mini ateliê, com a professora Giselle Mendes, além de incentivo à leitura e atividades recreativas. “O violão é nosso carro chefe, está mudando a vida das crianças”, conta Karina.  
 
História 
 
Fundada em 2001, com o nome de Espaço Cultural Policial Integrado Regional, à Associação Esculpir foi uma iniciativa de membros da Polícia Militar de São Paulo (PM). A ideia era ofertar um espaço de integração com a comunidade local, nos bairros do entorno do Mercado Municipal, em Santos. A região possui déficits nos quesitos de habitação, lazer e estrutura urbana. No início, foram criados cursos de artesanato, alfabetização de adultos e uma modesta biblioteca formada por doações. A procura foi maior entre as crianças e adolescentes. As atividades foram transformadas para atender o público infanto-juvenil, mais assíduo no dia-a-dia da instituição. 
 
Em 2006, uma diretriz do comando da PM desvinculou totalmente os policiais do projeto. O que resultaria no encerramento das atividades. Rotarianos e voluntários se reuniram para evitar o fechamento. Desde então, a entidade mantém suas atividades por meio de doações.  
 
A casa está localizada na Rua 7 de Setembro, 104, no bairro do Paquetá. O local é cedido gratuitamente há anos por sua proprietária. Mas, recentemente foi estipulada uma nova carência de uso do espaço por parte de seus familiares. A partir de 2018, a Associação terá que exercer a opção de compra ou locação mensal do espaço.  
 
Universidade Santa Cecília 
 
Em seguida, o governador seguiu para a visita do segundo projeto, localizado na Universidade Santa Cecília. A equipe rotária foi recebida pela diretora de Saúde da instituição, Dra. Caroline Teixeira, Profa. Emília Maria Pirilo, Marcelo Teixeira Filho, além de coordenadores e diretores dos cursos de Odontologia, Fisioterapia e Farmácia.  
 
Rosângela Aló Maluza, coordenadora do curso de Odontologia, apresentou ao governador como funciona o consultório móvel disponível na parte externa da universidade e os amplos laboratórios. Segundo Rosângela, são atendidos gratuitamente cerca de 300 pacientes diários e 10 mil anuais, de toda a Baixada Santista.  
 
O doutor e diretor do curso de Fisioterapia, Ivan Chudar, acompanhado do coordenador e professor, José Luiz Marinho Portolez apresentou à equipe rotária todo o complexo laboratorial e terapêutico desenvolvido na universidade. Segundo Ivan, a comunidade é atendida de forma gratuita após efetuar um cadastro. Os estagiários do 3º, 4º e 5º ano atendem os pacientes com supervisão dos professores. São efetuados 45 mil atendimentos anuais.  
 
“É a primeira vez que venho conhecer as instalações da Universidade Santa Cecília e fiquei impressionado, principalmente com a consciência social que a instituição tem em atendimento à comunidade. Um investimento grande que nos traz muito orgulho”, revela Claudio Takata. 
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao Mendes Plaza, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto, Antônio Henrique, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria. 
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque a expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros. 
 
Festiva 
 
O evento reuniu autoridades rotárias como Ronaldo Varella, governador 2016/17, autoridades militar e civil, Alberto José Pinheiro de Carvalho, Capitão de Mar e Guerra do Estado de São Paulo e Omar Silva Júnior, secretário de Assuntos Portuários, Indústria e Comércio de Santos.  
 
Andriey Storte fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. “Estou muito feliz e honrado com a visita do governador”.  
 
O presidente aproveitou a cerimônia para apresentar as intercambistas acolhidas pelo RC Santos Porto, Fernanda Montanhez Montenegro, mexicana do Distrito 4170, Rotary Club International Xinantecati e Rebeca Wi, taiwanesa do Distrito 3490, Rotary Club International Ying Ko.  
 
Em seu discurso, Claudio, reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International, citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade, liderança, entre outros. Ele reforçou sobre a projeção da poliomielite no Distrito e pediu que o clube vá às ruas para divulgar o trabalho e campanha para a erradicação da doença. Parabenizou os projetos escolhidos para a visita. “Os projetos que visitamos hoje, demonstram o papel dos rotarianos na comunidade. Saúdo vocês, companheiros do RC Santos Porto, pelo compromisso de voluntariado por meio de doações dos subsídios globais e distritais. Na Unisanta vi o compromisso com a educação, atendimento e cuidado com a comunidade. Agradeço a representante da terceira geração da família Teixeira aqui presente, obrigada Caroline”.  
 
Apresentação  
Durante o jantar, crianças e adolescentes do Projeto Esculpir realizaram uma bela apresentação musical tocando no violão conhecidas músicas populares brasileira.  
 
Homenagens  
 
Claudio iniciou às homenagens agradecendo os companheiros do clube pelas doações ao longo dos anos, resultando o valor de US$ 258 mil com projetos para a comunidade.  
 
Foram mencionados pelo governador os presidentes presentes, governadores assistentes e membros da equipe distrital.  
 
O companheiro Marcos Storte foi homenageado com o título Paul Harris, recebendo do governador um pin de Safira. O reconhecimento homenageia pessoas que contribuíram mais de US$1.000 à Fundação Rotária, ou que tiveram doações neste valor feitas em seu nome. O título foi criado em 1957 para demonstrar apreço e motivar contribuições substanciais ao programa hoje conhecido como Bolsas Educacionais. 
 
Adilson Luiz Gonçalves foi o homenageado na área educação. O professor do curso de Engenharia Civil recebeu das mãos do governador do Distrito 4420, uma placa em forma de reconhecimento e agradecimento por ser o educador do ano. Adilson fez parte da Academia Brasileira de Letras.  
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 195 fotos