Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC Santos Ponta da Praia recebe visita oficial do governador

18/10/2017


RC Santos Ponta da Praia

Na tarde do dia 18 de outubro, o Rotary Club Santos Ponta da Praia recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no Edifício Rotary, localizado na Av. Ana Costa, em Santos. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
O governador foi conhecer um dos projetos permanentes desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu no Salão Autoestima. A entidade oferece cursos de capacitação profissional na área da beleza, são ministrados cursos de cabelereiro e manicure.  
 
O casal foi recebido pelo governador assistente da área 12, Nivaldo Rodrigues Florez, acompanhado pela presidente do clube, Andrea Vilela Ferraz Dueñas, a coordenadora do projeto Autoestima, Débora Marquês Scheeffer, o chefe da seção, Aguinaldo Higino Santana Filho, além de alguns associados e equipe rotária.  
 
Projeto Autoestima 
 
O salão é mantido pela Prefeitura de Santos e capacita cabeleireiros e manicures, com aulas de segunda a sexta-feira. Metade estuda das 8h às 12h e o restante das 13h às 17h. Todos os alunos vivem em situação de vulnerabilidade social e foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEAS). 
 
O projeto existe há 25 anos, e aproximadamente há 17 anos, o Rotary Club Santos Ponta da Praia atua em parceria, já fez doações de máquinas de corte de cabelo, mesas e cadeiras, além de restaurar a parte elétrica da instituição. Segundo Higino, o diferencial do Autoestima é que a pessoa aprende praticando. Como o atendimento ao público é gratuito, ele estima que cada estudante faça, em média, dois cortes por dia e a manicure, um pé ou mão. São atendidas pessoas em situação de rua, abrigos e bolsa família. Os atendimentos masculinos são realizados na segunda e terça-feira, cerca de 1.500 pessoas ao mês são beneficiadas. Na quarta-feira são ministradas às aulas teóricas e também os atendimentos femininos, repetido na sexta-feira.  
 
A formação inclui palestras do SEBRAE sobre empreendedorismo, saúde, segurança no ambiente de trabalho e orientação comportamental. A coordenadora do curso garante que já na formatura, a maioria dos alunos está empregada. “Participamos de muitos eventos sociais, atendemos em média cerca de 100 pessoas”, revela Débora.  
 
Empresas parceiras, na área da beleza ensinam novas técnicas e dão dicas sobre os melhores produtos disponíveis no mercado. O curso de cabelereiro tem a duração de seis meses, um total de 480 horas. As aulas acontecem cinco vezes por semana, num período de quatro horas. Qualquer pessoa acima dos 16 anos pode se inscrever no curso, totalmente gratuito. “Uma ex-aluna e atualmente professora, está indo capacitar-se na Europa, onde permanecerá cerca de seis meses se aprimorando. Histórias de superação como essa, nos dá muito orgulho”, conta Débora emocionada.  
 
Mais do que aprender uma profissão, o grupo espera transformar a própria realidade em algo melhor, muitas vezes montando o seu próprio negócio.  
 
O governador do Distrito aproveitou a conversa e falou sobre o programa de profissionalismo que é exercido no Rotary, propôs uma parceria entre os alunos do curso. 
 
Museu do Café 
 
Antes de visitar o próximo projeto, a equipe rotária fez uma breve pausa no Museu do Café, localizado no Centro Histórico da cidade, é um dos pontos turísticos mais famosos de Santos. A instituição reúne documentos, exposições e variações do café brasileiro, além de imagens, mobiliários e utensílios da época. Os registros impressionaram o governador e sua esposa.  
 
Santa Casa  
 
O segundo projeto visitado foi o hospital Santa Casa de Santos. A equipe rotária foi recebida pela supervisora de Humanização, Andrea Espírito Santo Flor. Há 20 anos o Rotary Club Santos Ponta da Praia é parceiro da entidade. O governador conheceu a Brinquedoteca, projeto permanente do clube, em que a presidente, Andrea Dueñas também atua como psicóloga responsável. O clube fez a doação e montou às instalações da sala. 
 
Segundo Andrea, durante o mês, a brinquedoteca recebe cerca de 170 crianças, entre quatro e doze anos. Enquanto estão internadas, se distraem com atividades lúdicas, brinquedos pedagógicos, bonecas e jogos. “É um trabalho muito gratificante, algumas crianças, ao receber alta, pedem aos pais para ficar mais um pouco. Ficam deslumbradas pelo tanto de brincadeiras”. Todas as atividades são desenvolvidas com o auxílio técnico de uma estagiária na área da psicologia, acompanhada da psicóloga responsável.  
 
Em seguida, o provedor do hospital, Ariovaldo Feliciano, acompanhado pelo diretor administrativo e financeiro, Augusto Capodicasa e o tesoureiro, João Domingos Neto, recepcionou e fez uma breve reunião com o governador Claudio Takata, os companheiros, Antônio e Andrea Dueñas, Ivete e Lupércio Conde, José Mario e Vera Baldo, José Lobo de Lima e José Maurício Porto.  
 
Takata explicou ao provedor o que representa o Rotary e os projetos desenvolvidos pela organização. O encontro teve como objetivo a realização de uma nova parceria entre o Rotary e a Santa Casa. Os projetos na área da saúde, principalmente a campanha desenvolvida no Distrito ao combate da poliomielite e o trabalho voluntário foram destacados pelo governador.  
 
Segundo Ariovaldo, é grande o número de visitantes no site do hospital. Ele ofereceu a divulgação na página da entidade, para que sejam divulgadas informações sobre o trabalho desenvolvido com as crianças na brinquedoteca, e sugeriu ceder um espaço para a realização de uma nova campanha de vacinação ao combate da pólio, entre outros. “O Rotary receberá o nosso apoio”, revela Feliciano.  
 
O governador do distrito e sua equipe agradeceu a recepção, oferecendo auxílio nos demais projetos sociais da região. “Vamos juntos fazer a diferença”, finaliza Claudio.  
 
ASFAR 
 
A esposa do governador foi convidada para um chá da tarde na Associação de Famílias de Rotarianos de Santos (ASFAR). Marie foi recebida pela presidente Leda Maria M. Vasconcellos e associadas.  
 
Fundada em 30 de agosto de 1960, pelo rotariano Carlos Alberto Hernandez, completa 57 anos de existência, mantendo a união das famílias de sócios rotarianos, por meio de atividades beneficentes.  
 
As reuniões de companheirismo e trabalho que acontecem durante a semana, no período da tarde. As equipes de costura e artesanato confeccionam peças de roupas infantis, de idosos, enxovais para bebê, entre outros, que são doadas as pessoas carentes da região e também comercializadas nos bazares. O objetivo da associação é apoiar e participar de atividades ligadas ao bem estar social e psicológico da comunidade. 
 
O principal projeto permanente realizado pela ASFAR em parceria ao Hospital Guilherme Álvaro, é a doação de prótese mamária (silicone), que visa mudar a imagem da mulher que removeu os seios após a cirurgia, elevando sua autoestima. O kit doado é composto de prótese mamária, sutiã, bolinha e cordinha para exercícios. Os sutiãs com prótese interna, para mulheres que não fizeram a cirurgia, são confeccionados por um grupo de diretoras sob orientação médica e doados para a ala de Mastologia e Oncologia do hospital. Segundo a companheira Regina Lellis, já foram entregues mais de 150 sutiãs e cerca de 10 próteses de silicone mensais.  
 
Após conhecer esse belo trabalho realizado pelas associadas, Marie desfrutou de um delicioso café e conversou com todas as companheiras presentes.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao Edifício Rotary, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e a presidente do clube, enquanto, Nivaldo Florez, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria. 
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque a expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros. 
 
Festiva 
 
O evento reuniu autoridades rotárias como Marcos Anselmo F. Franco, governador 2010/11. 
 
Andrea fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. “Desde a primeira vez em que subi na tribuna disse e repito: Eu não sou presidente sozinha, todos nós somos”. Ela aproveitou a oportunidade para apresentar o intercambista acolhido pelo RC Santos Ponta da Praia, Fernando Satto, mexicano do Distrito 4140, Rotary Club International Culiacán.  
 
Durante a cerimônia, a presidente empossou dois novos companheiros: Ivan Machado Rodrigues e Washington Battista de Oliveira, ambos também receberam o Título Paul Harris.  
 
Em seu discurso, Claudio reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade, liderança, entre outros. Ele parabenizou os dois projetos visitados e agradeceu à tarde maravilhosa. “A Santa Casa de Santos, fundada em 1543, desde então servindo aos que mais necessitam. Do fundador Bráz Cubas ao atual provedor, Ariovaldo Feliciano. Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parceria junto à entidade”.  
 
Foram mencionados pelo governador os presidentes presentes, governadores assistentes e membros da equipe distrital, José Maurício Porto, fundador do clube e Leda Maria M. Vasconcellos, presidente da ASFAR. 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 163 fotos