Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RCSBC Rudge Ramos recebe visita oficial do governador

20/10/2017


RC São Bernardo do Campo Rudge Ramos

No dia 20 de outubro, o Rotary Club São Bernardo do Campo Rudge Ramos recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no restaurante Teframce, em São Bernardo do Campo. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
O governador foi conhecer dois projetos permanentes desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu na ONG de Apoio ao Pequeno Cidadão. O casal foi recebido pela governadora assistente da área 7, Célia Maria Gonçalves Ceschin, acompanhada pelo presidente do clube, Arthur Albino Neto, sua esposa, Nadir Albino e equipe rotária.  
 
Apoio ao Pequeno Cidadão 
 
O Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão foi fundado oficialmente em julho de 2002. Mas, desde 1996 realiza trabalhos sociais voltados para a educação, lazer e cultura, oficinas de rádio, produção de informativo, informática, artes visuais, esportes, entre outros, todos voltados para a população vulnerável de S.B.C. No inicio, apenas 10 crianças eram atendidas, atualmente a instituição em parceria com as escolas municipais atende 600 crianças. Diariamente é oferecido almoço para os assistidos.  
 
Nos 15 anos de trajetória, a ONG transformou crianças em adultos e cidadãos comprometidos com a própria vida e com o bem estar do próximo. Os jovens de 15 e 18 anos aprendem atividades profissionais voltadas para o primeiro emprego. As ações não param por aí, 55 famílias recebem atendimento sócio assistencial, além do acompanhamento especial de 20 núcleos famílias, que totalizam 25 crianças, de 0 a 6 anos, em situação de risco social. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizado na instituição atende crianças de 6 a 15 anos e adultos dos 18 a 59 anos. Para manter-se a entidade realiza bazares e vende doces.  
 
O governador foi conhecer a TV Rádio Cidadão e foi entrevistado pelas crianças. Ele explicou o que é o Rotary e tirou as dúvidas de todos. Esse é um projeto da OSC Pequeno Cidadão, criado em 2010 com o intuito de ajudar crianças e adolescentes através de atividades lúdicas e socioeducativas por meio da rádio. A programação é diversificada, desde programas infantis com brincadeiras, até o mercado de trabalho para os adultos, notícias positivas e pouco divulgadas pela grande mídia.  
 
Hospital Municipal Universitário – Aleitamento Materno 
 
O segundo projeto visitado foi o Hospital Municipal Universitário (HMU). A equipe rotária foi recebida pela diretora técnica e clínica, Dra. Mônica Carneiro, Dra. Fabíola Isabel Suzano, chefe Neonatologista, Dra. Cibele Lebrão e Nerly Pascoal Andreassa, Banco de Leite. O RCSBC Rudge Ramos desenvolve um projeto permanente focado na área da saúde, tendo como opção desde o inicio 2006, direcionar ações junto ao hospital.  
 
O clube já fez a doação de aparelhos de TV e DVD para a casa da gestante, computador e impressora multifuncional, ar condicionado para a Sala de Estudos, cadeiras de rodas para a recepção, micro-ondas, liquidificador, freezers para o armazenamento do leite materno e uma Ambulância UTI Neonatal. Atualmente o clube está unido ao hospital na compra de um novo equipamento que realiza o estudo do leite.  
 
O HMU passou a ser um hospital voltado exclusivamente ao cuidado materno-infantil e à saúde da mulher. Com essa nova configuração, o hospital amplia sua capacidade de atender aos partos das munícipes e aprimorar a assistência às gestações de alto risco e aos bebês prematuros. Suas especialidades incluem ginecologia, obstetrícia e neonatologia. Ele ostenta o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Unicef-OMS (Fundo das Nações Unidas – Organização Mundial da Saúde). Também desenvolve o programa Rede Cegonha e conta com Banco de Leite Humano, Casa da Gestante, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) e Pronto-Socorro de Ginecologia e Obstetrícia.  
 
O hospital adota o Método Canguru, no qual é estimulado o contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso. O modelo adotado contribui para aumentar o vínculo entre a mãe e o filho, facilitando o aleitamento materno e o cuidado com o bebê após a alta hospitalar. Também são realizados exames de ultrassonografia, ecocardiografia, radiologia, endoscopia digestiva, análises clínicas e ultrassonografia fetal. 
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao restaurante Teframce, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto, Célia Ceschin, governadora assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque a expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva  
 
Arthur Albino fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. 
 
Em seu discurso, Claudio reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade, liderança, entre outros. Ele parabenizou os dois projetos visitados e agradeceu à tarde maravilhosa. “Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parceria com ambas às entidades”.  
 
Homenagens 
 
Lúcia Helena de Paula foi à homenageada na área educação, pelos 42 anos de trabalho à frente do colégio Rio Branco. A professora recebeu das mãos do governador do Distrito 4420, um certificado em forma de reconhecimento e agradecimento por ser a educadora do ano. “Destaque às mulheres especiais e extraordinárias que fazem a diferença”, parabeniza Takata.  
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  
 
Fotos: Patrícia Lopes 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 227 fotos