Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

#NovembroRoxo RCT Aeroporto - Lucas, Benício e Bernardo

27/11/2017


Rotaract Club São Paulo Aeroporto

Sou a Vanessa e hoje vou contar nosso relato do nosso parto prematuro. 
 
A gente teve uma gestação espontânea múltipla de trigêmeos, então foi um susto: não sabíamos, saímos correndo, buscamos uma nutricionista para poder engordar pouco e assim aumentar o tempo de vida dos meninos em minha barriga. 
Foi uma gravidez tranquila, sem intercorrências ou sangramentos. Sem repouso, trabalhei o tempo todo, fizemos mudança e então quando completamos 30 semanas eu tive uma infecção de urina. Tive que tomar antibióticos e isso acelerou meu parto. 
Os meninos nasceram de 30 semanas e 2 dias, foram direto para a UTI neonatal. 
O Benício não precisou de ajuda para respirar, o Bernardo e o Lucas sim. Foi nesse momento que descobriram que o Lucas tinha uma deficiência congênita, chamada atresia de esôfago (quando o esôfago não alcança o estômago). Ele teve de fazer cirurgia, correndo risco de vida, mas tudo correu bem – foi um sucesso! 
Os meninos só puderam mamar (mamadeira e peito) depois de 34 semanas, quando realmente aprenderam a mamar: eles nasceram antes de poder aprender a deglutir. Faziam então acompanhamento com fonoaudióloga dentro da UTI todos os dias, além do acompanhamento diário (até 4 e 5 vezes ao dia) com a fisioterapeuta motora para que não tivessem atraso no desenvolvimento dos marcos de bebê (sentar, etc) e respiratória. 
Quando tinham 1 mês de UTI contraíram Influenza A e quase morreram. Eu não pude vê-los, pois entraram em isolamento, já que o sistema imunológico dos bebês prematuros é inexistente. 
O Bernardo precisou de 46 dias de UTI, o Benício 58 dias e o Luquinhas, 84 dias – precisou tirar 2 hérnias usando todos os recursos do convênio (rs). 
Tenho certeza de que o moço do convênio acendeu uma vela para ele ter alta médica e sair da UTI (rs). 
Hoje estão todos lindos, ótimos, sem atraso motor ou neurológico. São crianças muito ativas e espertas, mas nem todos os bebês prematuros têm essa sorte: alguns precisam continuar com as fisioterapias em casa. 
 
Por isso é muito importante sem sensibilidade e empatia por essas famílias. 3 
 
 
A Van contou sua história em vídeo, acesse aqui em nosso site: https://goo.gl/wyPeFH