Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC São Bernardo do Campo recebe visita oficial do governador

15/12/2017


RC São Bernardo do Campo

No dia 15 de dezembro, o Rotary Club São Bernardo do Campo recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no CAMP SBC (Centro de Formação e Integração Social) em São Bernardo do Campo. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos. 
 
O início da visita aconteceu no Marco Rotário. O casal foi recebido pela governadora assistente da área 7, Célia Marina Gonçalves Ceschin, acompanhada pelo presidente do clube, João Luiz Mencarelli Pereira, Luis Antonio Novi, o governador do Distrito 2002-2003 Silvio José Marola, associados e equipe rotária.  
 
Na sequência, o governador foi conhecer os projetos desenvolvidos pelo clube.  
 
CAMP SBC (Centro de Formação e Integração Social) 
 
Fundado em 19 de julho de 1972 por rotarianos de São Bernardo do Campo, o CAMP SBC vem há mais de quarenta anos assistindo jovens em vulnerabilidade social. É uma organização social sem fins lucrativos. Atualmente a sede conta com dois prédios para o setor de formação e inclusão social com 18 salas de aula, dois laboratórios de informática, secretaria, padaria, refeitório, prédio administrativo com enfermaria, consultórios odontológicos, auditório, quadra poliesportiva, salas de arte, cultura, esporte e lazer. Cerca de 40 mil adolescentes já foram encaminhados ao mercado de trabalho. 
 
Em 2015, foi inaugurado dentro da sede do CAMP, o Colégio Camp. Também dirigido por rotarianos. É uma instituição que oferece Ensino Médio, Curso Pré-Vestibular e Ensino Técnico, preparando os jovens para a vida universitária e profissional, apresentando uma proposta diferente do CAMP SBC. 
 
Por meio do sistema de ensino Unoi Educação, o colégio oferece um método humanizado, focado nas novas tecnologias e tendências. Aulas com ipads, salas multimídia, laboratórios de química e biologia: estrutura e profissionais preparados para oferecer o melhor aprendizado.  
 
Sociedade Amigos Vila Moraes – Acampamento dos Engenheiros 
 
O segundo projeto visitado foi a Sociedade Amigos Vila Moraes. A equipe rotária foi recebida pelos representantes da associação: Tarcísio Leonardo e Monica. 
 
O CAMP SBC realiza atendimentos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos territórios de maior vulnerabilidade social de São Bernardo do Campo. Um dos locais atendidos é a Vila Moraes. Cerca de 450 famílias moram no bairro, localizado na Estrada dos Alvarenga.  
 
A comunidade existe há mais de 50 anos e se formou devido à remoção de várias famílias de uma antiga favela chamada Matão. É localizada em uma área de mananciais.  
 
Atualmente o local dispõe da Associação Sociedade Amigos Vila Moraes. Conta com uma sede onde são realizadas reuniões, assembleias e eventos beneficentes. A organização dos moradores já apresentou resultados positivos para comunidade. Foi reformada e revitalizada pelo CAMP SBC em parceria com o Rotary Club São Bernardo do Campo. O clube dá assistência a 50 famílias.  
 
Durante a visita do governador Claudio Takata, 300 crianças foram presenteadas com sacolinhas de Natal doadas pelo CAMP SBC e rotarianos.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao CAMP SBC, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto Célia Ceschin, governadora assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros. 
 
Festiva  
 
O evento reuniu autoridades locais como o vereador Hiroyuki Minami e seu assessor, Maurício Gomes Miranda, o secretário de Esportes, Alex Mognon, e o diretor presidente da ETC SBC, Ademir Silvestre.  
 
João Mencarelli fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor.  
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade, liderança, entre outros. Ele parabenizou o projeto visitado e agradeceu à tarde maravilhosa. “Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parceria com uma entidade beneficente sólida”.  
 
Homenagens 
 
Alex Mognon e Edna Maria Fiorelli Vasques foram homenageados com o Título Paul Harris.  
 
Claudio Takata parabenizou o clube pelo certificado “100 Erey”, todos os associados doaram no mínimo US$ 100.00 à Fundação Rotária e receberam um pin em forma de agradecimento.  
 
Premiações 
 
Para encerrar a festiva, houve a premiação da caravana mais numerosa, o Interact Club São Bernardo do Campo, foi o ganhador, representado pela presidente Jaqueline Alves Rodrigues. Como a caravana mais distante, o premiado foi o RC Ribeirão Pires Estância Centro, representado pelo presidente Heliomar Júnior.  
 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  
Fotos: Patrícia Lopes 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 95 fotos