Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC São Caetano do Sul recebe visita oficial do governador

04/12/2017


RC São Caetano do Sul

Na tarde do dia 4 de dezembro, o Rotary Club São Caetano do Sul recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no restaurante Vivano, em São Caetano do Sul. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos. 
 
O início da visita aconteceu na Árvore da Amizade. O casal foi recebido pela governadora assistente da área 10, Patrícia Teshima Ishi, acompanhada pelo presidente do clube, Jorge Ishi, alguns associados e equipe rotária.  
 
Árvore da Amizade 
 
A Árvore da Amizade (cedro) foi plantada em 1936, pelo fundador do Rotary Internacional Paul Harris, na residência do presidente do Rotary de São Paulo, Armando de Arruda Pereira, que morava em São Caetano. Em 6 de fevereiro de 1955, a árvore foi replantada na Praça Luiz Olintho Tortorello. No local encontra-se uma placa de bronze.  
 
Como tradição, nas visitas oficiais à Árvore da Amizade, o casal governador recebeu das mãos do presidente do Rotary Club de São Caetano do Sul uma folha e um fragmento da casca da árvore, com um pequeno histórico. 
 
Na sequência, o governador foi conhecer um dos projetos desenvolvidos pelo clube.  
 
Casa da Amizade  
 
A Casa da Amizade foi fundada em 1962 pelo Rotary Club de São Caetano do Sul. É dirigida pelos associados, rotarianos e seus cônjuges.  
 
A equipe rotária foi recebida pela presidente da entidade, Neves Celeste Suhadolnik.  
 
Em 1997 foi criado o Núcleo de Desenvolvimento Infantil “Lormínia Veiga Falchero”, mantido e administrado pela Casa da Amizade. No ano de 2006, foi implantado o Projeto Integração, realizado em parceria com a Prefeitura.  
 
A instituição oferece serviço de proteção à família, infância e adolescência; habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência; atendimento em domicílio aos idosos; atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida; prestação de serviços à comunidade, além de empréstimo de cadeiras de rodas. Os assistidos recebem atendimentos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, psicologia, entre outros.  
 
Durante a visita pelas instalações, o governador conheceu a sala da secretaria do RCSC Sul, onde está instalada a galeria de fotos de todos os presidentes do clube desde 1951.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao restaurante Vivano, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto, Patrícia Ishi, governadora assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Após foi realizada a assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva 
 
Jorge Ishi fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, em especial aos integrantes do clube. Afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor.  
 
O presidente presenteou o governador com a doação de um cheque destinado à Fundação Rotária. 
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade e liderança. Ele destacou a importância da manutenção da Árvore da Amizade em função de seu significado histórico nas lides rotárias. Parabenizou o trabalho do atual presidente, que havia feito uma breve, porém completa, apresentação das realizações já realizadas nesta gestão 2017-2018. 
 
Homenagens  
 
Eloísa Elsa Avalos foi homenageada com o título de Educadora do Ano. Ela recebeu um certificado em forma de reconhecimento e agradecimento por sua trajetória profissional.  
 
Julia Flôres Huller Sawaki e Rosa Maria Riera foram homenageadas com o Título Companheiro Paul Harris.  
 
Premiação 
 
Houve a entrega do XII Prêmio Abib João Kirche de Prevenção do Câncer, aos alunos das escolas públicas que apresentaram os melhores trabalhos sobre o tema nas modalidades: cartaz, folder explicativo e vídeo institucional. 
 
Em seguida, o presidente do Rotary Kids São Caetano, Igor Ishi, fez uma apresentação dos trabalhos e eventos por eles realizados desde julho passado.  
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  
 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 36 fotos