Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC de Santos recebe visita oficial do governador

28/02/2018


RC Santos

Na tarde do dia 28 de fevereiro, o Rotary Club de Santos recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no Clube dos Ingleses, em Santos. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
O início da visita aconteceu na reinauguração do Marco Rotário. O casal foi recebido pelo governador assistente da área 12, Nivaldo Florez, acompanhado pelo presidente do clube, Carlos Henrique Gomes da Cruz, Henrique Camilo de Lellis, governador 2000-01, Roberto Luiz Barroso Filho, governador 2009-10, Sérgio André Carvalho, diretor de Patrimônio, alguns associados e equipe rotária.  
 
Na sequência, o governador foi conhecer um projeto permanente desenvolvido pelo clube, enquanto Marie foi recebida por Carla Cruz, cônjuge do presidente, acompanhada das esposas dos associados em um delicioso chá da tarde.  
 
Casa da Esperança de Santos 
 
A equipe rotária foi recebida pelo presidente da instituição, Charles Ferreira Dias, acompanhado do vice-presidente, Lamartine Lélio Busnardo, o diretor Luiz Alberto Barroso e a psicóloga Marília Belloc de Saraiva, que apresentou às instalações.  
 
No início dos anos 30, a vacina da poliomielite ainda não havia sido descoberta. A doença, que frequentemente matava ou provocava paralisia, crescia assustadoramente em Santos, chamando a atenção do médico Samuel Augusto Leão de Moura, que com o apoio de um grupo de rotarianos, criou a assistência à criança pobre e aleijada. Nascia assim, informalmente, um serviço de apoio às vítimas da doença. Em maio de 1948, foi iniciada a construção de um hospital em terreno cedido, em regime de comodato, pela Legião Brasileira de Assistência. Este hospital funcionou sob os auspícios do Rotary Club de Santos até junho de 1957, quando uma assembleia convocada, criou a Associação Casa da Esperança.  
 
Fundada em 24 de julho de 1957, a Casa da Esperança de Santos tem por objetivo a habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiências físicas, intelectuais ou sensoriais, na faixa de 0 a 18 anos, dependentes de famílias de baixo poder aquisitivo, por meio de tratamento prestado por sua equipe médico-terapêutica multidisciplinar. Acolhe também os responsáveis pelos pacientes por meio de programa de apoio e incentivo à geração de renda. 
 
Cerca de 3.500 atendimentos nos setores médicos e terapêuticos são realizados mensalmente. Dentre eles: fisioterapia solo e aquática, fonoaudiologia, neurologia, nutricionista, odontologia, ortopedia, pediatria, pedagogia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Segundo Charles, à Casa da Esperança atende 43 patologias. “Durante o tratamento das crianças, também é oferecido um amparo aos pais. Eles frequentam oficinas de artesanato, cursos de culinária e panificação”, revela.  
 
Para realizar sua missão e manter a excelência dos serviços, a entidade conta com a colaboração de empresas, entidades e milhares de pessoas que envolvidas direta ou indiretamente, que reconhecem o valor dos serviços prestados aos nove municípios da Baixada Santista.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital seguiu para o Clube dos Ingleses, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto, Nivaldo Florez, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria. 
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva 
 
Carlos Henrique Cruz fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. Ele pediu aos presentes uma saudação especial em homenagem ao 91º aniversário do clube.  
 
Durante a cerimônia, o presidente empossou dois novos associados: Felipe Esmanhoto Mateo e Luiz Carlos Lopes Ferreira Júnior. Juntos, ocuparam a tribuna e fizeram a leitura da “Promessa Rotária”.  
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade e liderança. Ele parabenizou o clube pelos seus 91 anos, a reinauguração do Marco Rotário junto aos companheiros e o projeto visitado. “Tive a honra de reinaugurar o Marco Rotário, que leva o nome de Paulo Viriato Corrêa da Costa, presidente de RI 1990-91. Agradeço ao companheiro Henrique de Lellis, que inaugurou o primeiro Marco em sua gestão como presidente do RC Santos em 1996. Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parcerias com entidades beneficentes sólidas. Há 60 anos a Casa da Esperança de Santos transforma a vida de milhares de crianças”, declara.  
 
Homenagens 
 
Ermenegildo Pinheiro da Costa Miranda foi homenageado na área educação. O professor recebeu das mãos do governador do Distrito 4420, um diploma de Honra ao Mérito em forma de reconhecimento e agradecimento por ser o educador do ano.  
 
Rafaela Soares Bonavides Monteiro foi homenageada por sua mãe, Hortência Benetti Soares, recebendo o Título Companheiro Paul Harris. O reconhecimento homenageia pessoas que contribuíram mais de US$1.000 à Fundação Rotária, ou que tiveram doações neste valor feitas em seu nome. O título foi criado em 1957 para demonstrar apreço e motivar contribuições substanciais ao programa hoje conhecido como Bolsas Educacionais.  
 
O evento reuniu autoridades rotárias como José Alfredo Pretoni, governador 1985-86, Henrique Camilo de Lellis, governador 2001-02, Dirceu Vieira, governador 2003-04, Roberto Luiz Barroso Filho, governador 2009-10, Ronaldo Tadeu Varella, governador 2016-17, Sônia Maria Torci, representando Carlos Torci, governador eleito 2018-19, Watson Uliana Travassos, governador indicado, 2020-21 e Leda Maria M. Vasconcellos, presidente da Associação de Famílias de Rotarianos de Santos (ASFAR).  
 
Também estiveram presentes as intercambistas Alex Wenzel, Distrito 1850, Alemanha, Aline Etter, Distrito 1990, Suiça e Heidi Green, Distrito 1300, Austrália. Além de autoridades públicas como o secretário da Saúde de Santos, Fábio Ferraz, representando o prefeito Paulo Alexandre e o deputado estadual, Caio França.  
 
 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 
 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 254 fotos