Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

50 anos do Rotaract é comemorado pelo RCSP – Aeroporto

13/03/2018


RC São Paulo Aeroporto

A participação dos rotaractianos na 33ª Reunião Ordinária do Rotary Club de São Paulo – Aeroporto foi destaque e motivo de comemoração pelo aniversário de 50 anos do Rotaract no mundo. 
 
O início da reunião foi conduzido pela presidente do clube, Marisa Dascenzi, que deu seus recados e passou a presidência da mesa para Giulia Priore, presidente do Rotaract Club de São Paulo Aeroporto que saudou os rotarianos e apresentou os jovens rotaractianos, Luiza, tesoureira, Caio César Barbosa, secretário e vice–presidente, além de Gustavo João Pinto, segundo secretário e também representante distrital da área, os palestrantes da noite.  
 
A presidente falou sobre o carinho com que prepararam a palestra, tendo como objetivo mostrar os projetos dos rotaractianos e estreitar laços com a família Aeroporto. 
 
“Nós preparamos essa reunião com um cuidado especial e o objetivo de estreitar ainda mais os laços do Rotaract com a família Aeroporto. Pensamos numa palestra mostra quem somos, a nossa história e nossas ações”, disse Giulia, passando a palavra para Caio César que mencionou os projetos do clube. 
 
O jovem Caio César iniciou a apresentação, ladeado pelos companheiros de clube, que puderam prestigiar a reunião. A tradicional feijoada, caminhada da primavera, entrega de uma videoteca, foram algumas importantes iniciativas do clube citadas na palestra. Caio lembrou do início das atividades do clube e o excelente trabalho realizado por Priscila Yamadera. 
 
“O trabalho iniciado pela Priscila Yamadera como presidente do Rotaract foi fundamental para a manutenção das atividades e existência do clube, que já passou por muitas dificuldades, como períodos de transição, quando muitos rotaractianos alcançaram os 30 anos, idade limite para integrar o programa. Nos orgulhamos de ter presidentes incríveis e novos projetos que foram possíveis graças à manutenção do mais antigo deles, a nossa feijoada, que já está na sua oitava edição e é sempre muito prestigiada, por rotarianos e convidados”, aproveitou e já convidou todos os presentes à participarem do evento que acontecerá em abril. 
 
Segundo Caio César, as adaptações foram importantes para o amadurecimento do clube e deu um direcionamento para saber onde se queria chegar, destacando o importante papel dos companheiros na sua trajetória e nesse processo de renovação do clube. 
 
“A presidente Giulia vem tendo ideias para melhorar e ampliar as atividades do clube e apresentando alternativas para a adesão de mais sócios para o nosso Rotaract que vai completar 14 anos. Agradeço ao Gustavo João, por me proporcionar a oportunidade de ingressar no clube, e pelo apoio de todos os companheiros que vem me proporcionando experiências, risadas e muito aprendizado. Também agradeço em nome dos companheiros rotaractianos, pelo apoio de todos vocês, rotarianos, que nos apoiam nestas realizações e ajudam a escrever essa linda história”, concluiu. 
 
O rotaractiano Gustavo João, que já foi presidente e segue envolvido em muitas atividades rotárias, falou sobre a palestra, considerando o momento da comemoração, oportuno para expor o que representa mais um período de transição que o clube vai vivenciar em breve, com a perda de quatro sócios, mais uma vez por limite de idade.  
 
“Sempre nos perguntamos por que os rotaractianos não viram rotarianos? Num primeiro momento precisamos lembrar que nossos rotaractianos, eram filhos ou parentes de rotarianos. O atual governador Cláudio Takata, rotariano do Aeroporto e filho de Oswaldo Takata, sócio fundador do RCSP Sudeste, me convidou a fazer parte do clube e me explicou que, dificilmente o rotaractiano vai entrar no clube do pai dele. Isso porque, ele sabe que naturalmente vai ser sempre conhecido como o filho do rotariano”, lembrou Gustavo. 
 
Para o jovem,essa difícil transição do rotaractiano para se tornar um rotariano deve ser mais bem avaliada e pensada pela família rotária como um todo, por conta da orientação que o rotaractiano recebe sobre o valor da amizade e humanização das ações que devem realizar.  
 
“Cada vez que eu vejo os projetos que fazemos, percebo que são grandiosos e são totalmente diferentes, porque lidamos com outra realidade, com um trabalho mais humano, mais manual. O Rotaract é o Rotary em ação e quando vivemos isso, passamos muito tempo aprendendo que a amizade é mais importante para que você possa realizar um trabalho voluntário e o que vai permitir a realização dos projetos é esse companheirismo.  
 
Gustavo explica que o companheirismo e a amizade são fundamentais para a formação de rotacatianos e isso deveria estimular o convívio entre rotarianos e gerar mais aproximação. 
 
Nosso lema é companheirismo através do servir. Essa transição precisa se basear num conceito de amizade. Olhamos pra vocês como rotarianos que podem nos ensinar, assim como vocês nos olham como jovens que precisam aprender. Mas é preciso ter a oportunidade para que isso aconteça. Se não houver essa amizade e oportunidade, não haverá essa transição. Na medida que o rotaractiano vai a uma reunião e sente-se querido, essa transição acontece naturalmente”, definiu o mais antigo rotaractiano do clube, atualmente.  
 
Ao encerrar a reunião, Giulia Priore agradeceu pela exposição dos seus companheiros e reafirmou sua satisfação em poder fazer parte da instituição e lembrou que, o objetivo da apresentação era principalmente agradecer o apoio do clube.  
 
“Nós sempre estaremos dispostos a ajudar o Rotary Club SP Aeroporto no que for preciso, para que possamos fazer cada vez mais projetos em conjunto, dando continuidade ao trabalho da família rotária. Estamos levando informações para várias pessoas sobre o que é Rotaract e temos visto o resultado disso. Na última reunião, tivemos 15 aspirantes a ingressar no clube e estamos trabalhando cada vez mais para unir forças, pensando em fazer um mundo melhor e mais justo para todos, seguindo a prova quadrupla, porque é nisso que acreditamos”, finalizou a presidente rotaractiana.  
 
Em comemoração aos 50 anos do Rotaract no mundo, os rotaractianos do Aeroporto participarão de uma sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, no próximo sábado, 24 de março. 
 
Parabéns, jovens!