Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC de Cubatão recebe visita oficial do governador

14/03/2018


RC Cubatão

No tarde do dia 14 de março, o Rotary Club de Cubatão recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A Festiva foi realizada na sede do clube, localizado na Rua XV de Novembro, Vila Nova, em Cubatão. O evento reuniu autoridades públicas, rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
O início da visita aconteceu na Câmara Municipal de Cubatão. O casal foi recebido pela governadora assistente da área 14, Angella Ximenes, acompanhada pela presidente do clube, Marluce Cabral Rios Costa, seu cônjuge Carlos Augusto Costa, o vice-presidente, Antônio Araújo e a companheira Marilda Canelas.  
 
Câmara Municipal de Cubatão 
 
A equipe rotária foi recepcionada pelo presidente da Câmara Municipal de Cubatão, Rodrigo Ramos Soares, acompanhado dos vereadores, Antônio Vieira da Silva e Wilson Pio dos Reis. O presidente mostrou a Sala Helena Meletti Cunha, onde são realizadas às sessões ordinárias. Ele falou um pouco sobre a cidade, além de firmar novas parcerias com o Rotary Club de Cubatão e auxiliar nos projetos direcionados à Casa da Esperança. “Estamos trabalhando para transformar positivamente à imagem da nossa cidade em toda a Baixada Santista”.  
 
Claudio Takata finalizou a visita agradecendo a parceria entre o Poder Legislativo e o Rotary Distrito 4420. 
 
Em seguida, o governador foi conhecer à Casa da Esperança Dr. Leão de Moura de Cubatão, projeto permanente desenvolvido pelo clube. 
 
Casa da Esperança Dr. Leão de Moura de Cubatão 
 
A equipe rotária foi recebida pelo rotariano e interventor da instituição Hermes Balula, acompanhado do administrador, também rotariano, Sidnei Cerca e a responsável pelo financeiro, Rosa Maria Rodrigues da Silva. Juntos, eles apresentaram às instalações ao casal governador.  
 
Fundada em 24 de março de 1980, com ajuda do Rotary Club, a Casa da Esperança de Cubatão tem por objetivo a habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiências físicas, intelectuais ou sensoriais, na faixa de 0 a 18 anos, dependentes de famílias de baixo poder aquisitivo, por meio de tratamento prestado por sua equipe médico-terapêutica multidisciplinar. Atualmente auxilia cerca de 350 pacientes por meio de diversas atividades voltadas para a reabilitação física e motora. 
 
A entidade está prestes a completar 38 anos de sua fundação. Conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados na área de saúde, auxiliares técnicos e profissionais administrativos, além de estagiários de fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social.  
 
São realizados procedimentos em fisioterapia e hidroterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e odontologia. A estrutura atende ainda as áreas de pedagogia, oficina de artes e esportes.  
 
O Rotary Club de Cubatão assumiu oficialmente a direção da entidade em maio de 2017, em substituição à Prefeitura que dirigia a casa desde a intervenção judicial decretada em 2013.  
 
Marluce Cabral aproveitou a visita do governador e realizou a inauguração de dois projetos que receberam verbas por meio do Subsídio Distrital. Foram eles: “Maquiagem como geração de renda” e “Pão nosso de cada dia”.  
 
Para realizar sua missão e manter a excelência dos serviços, a entidade conta com a colaboração de empresas, entidades e todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente, que reconhecem o valor dos serviços prestados na única casa da cidade que abriga pessoas com deficiências.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou a sede do clube, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e a presidente, enquanto Angella Ximenes, governadora assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva 
 
Marluce Cabral fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. Ela pediu aos presentes uma saudação especial em homenagem ao 47º aniversário do clube e ao sócio fundador, senhor Mário Canelas.  
 
Durante a cerimônia, a presidente empossou uma nova associada: Marlene de Araújo, apadrinhada pelo casal Silvia e Hermes Balula. Ela ocupou a tribuna e fez a leitura da “Promessa Rotária”.  
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade e liderança. Ele parabenizou o clube pelos seus 47 anos, e o projeto visitado. “Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parcerias com entidades beneficentes sólidas. Há 38 anos a Casa da Esperança de Cubatão transforma a vida de milhares de crianças”, declara.  
 
Homenagens 
 
Josvâine Pontes Diniz Santos foi homenageada na área educação. A professora recebeu das mãos do governador do Distrito 4420, um diploma de Honra ao Mérito em forma de reconhecimento e agradecimento por ser a educadora do ano. 
 
Airton Antônio de Andrade, diretor industrial da Unipar Carbocloro, Rosângela Andrade da Silva, gestora de projetos sociais e relacionamento comunitário da Petrobras, Carlos Augusto Costa, funcionário há 32 anos da Câmara Municipal de Cubatão e a presidente Marluce Cabral (recebeu sua 1º safira), foram homenageados pelo clube, recebendo o Título Companheiro Paul Harris. O reconhecimento homenageia pessoas que contribuíram mais de US$1.000 à Fundação Rotária, ou que tiveram doações neste valor feitas em seu nome. O título foi criado em 1957 para demonstrar apreço e motivar contribuições substanciais ao programa hoje conhecido como Bolsas Educacionais.  
 
Mário Canelas, sua esposa Hilda Canelas e Luiza Weiss da Silva foram homenageados por serem 100 presentes em todas as reuniões do clube.  
 
Doação  
 
Durante a festiva, o Rotary Club de Cubatão fez uma doação de 180 armações de óculos ao rotariano Marcos Henrique Bento, companheiro do Rotary E-Club 4420 e coordenador do projeto “Banco de óculos”. “Estou surpreso e muito feliz com essa doação. Agradeço ao clube por esse lindo gesto”, declara. Henrique fez questão de dividir a doação entre os Rotary Clubs de São Vicente que participam do projeto.  
 
O evento reuniu autoridades rotárias como a presidente da Casa da Amizade de Cubatão, Leyla Picado Balula. Além de autoridades públicas como o vereador Toninho Vieira. Familiares e amigos também prestigiaram a noite de companheirismo.  
 
 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 193 fotos