Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC de Diadema recebe visita oficial do governador

23/02/2018


RC Diadema

No tarde do dia 23 de fevereiro, o Rotary Club de Diadema recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A Festiva foi realizada na churrascaria Boiadeiro Grill, em Diadema. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
O governador foi conhecer quatro projetos permanentes desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu na Santa Casa de Misericórdia de Diadema. O casal foi recebido pelo governador assistente da área 6, Paulo Amorim, acompanhado pela presidente do clube, Rosa da Cunha Pereira Paula de Souza, os companheiros do clube, Marcelo Biagioni, Selmo Malheiro, Celso Souza, Waldir Lixandrão e Francisco Mariano Neto e equipe rotária.  
 
Santa Casa  
 
A equipe rotária foi recebida pelo vice-provedor da entidade, Selmo Malheiro, acompanhado pela coordenadora, Luciana Nogueira e pelo secretário Francisco Mariano Neto.  
 
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Diadema ou Santa Casa de Diadema foi fundada em 1969 por empresários preocupados com o atendimento médico e com questões sociais da região. Em 1989, uma pesquisa realizada no município constatou a necessidade de prestação de serviços de fisioterapia e reabilitação à população. Esses tratamentos visam à recuperação motora e a reintegração do paciente em suas atividades cotidianas. Também oferece ações sociais para a comunidade na área da assistência social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e de Educação, com creche em período integral. O serviço de fisioterapia realiza cerca de 11.200 sessões fisioterapêuticas ao mês. Em média, 500 pacientes por dia, são encaminhados pelo SUS.  
 
Núcleo Educacional 
 
O Núcleo Educacional foi criado em 2000, como organização social sem fins lucrativos, para administrar os projetos educacionais desenvolvidos pela Santa Casa de Diadema, que, estatutariamente, está ligada ao segmento da saúde. Mantêm programas que atendem em três creches, aproximadamente 354 crianças, de zero a três anos de idade.  
 
A entidade é um projeto permanente do RC de Diadema, onde os rotarianos do clube assumem toda a função administrativa, presidindo e dirigindo a casa.  
 
Projeto Toninhos 
 
O nome do projeto é uma homenagem ao aluno que deu origem às ações. Em 1988, quando a primeira turma de pré-escola concluiu o ciclo escolar, um dos alunos, Antônio Alexandre da Silva (Toninho), permanecia na organização após as aulas, sem alternativa de lazer ou atividades no contra turno escolar. Ele brincava nas dependências da Santa Casa com seus amigos.  
 
O projeto se enquadra como serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e atende 260 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, em contra turno escolar por meio das seguintes atividades: jogos cooperativos, esportes (atividades com fundamentos em futsal, vôlei, basquete, badminton, handebol, tênis de mesa, xadrez, dama, capoeira, entre outros), teatro e técnicas circenses, expressões corporais e danças, horta educativa, realização de torneios esportivos internos e externos, feira cultural e assistência social.  
 
Sodiprom – CAMP Diadema  
 
O terceiro projeto visitado foi o Sodiprom – CAMP Diadema, a equipe rotária foi recebida pelo presidente da entidade, Celso Souza, acompanhado pelo vice-presidente, Marcelo Biagioni e pelo gerente geral Waldir Lixandrão. 
 
O CAMP Diadema é uma entidade social sem fins lucrativos. Desde 1970 participa da formação profissional de jovens adolescentes, entre 15 e 18 anos, residentes em Diadema e que estejam cursando escolas do primeiro ou segundo graus. Inseri-los no mercado de trabalho é uma das oportunidades que a sociedade tem para fazer com que eles se tornem protagonistas no mundo corporativo. Oferece formação para Aprendizes Administrativos, desenvolvendo habilidades e competências básicas.  
 
Os cursos têm duração de cinco meses, com 402 horas/aula, contemplando 512 adolescentes/ano, que recebem orientação em Língua Portuguesa, Contabilidade e Depto. Pessoal, Técnicas Administrativas, Espanhol, Informática, Relações Humanas. 
Regularmente são feitos Encontros de Autoestima, sendo também oferecido atendimento psicológico, social e odontológico. As famílias também são atendidas em reuniões semanais de Grupos de Pais com apoio de psicóloga e assistente social. 
 
As ações da SODIPROM contam com a parceria de cerca de 100 empresas de Diadema e com o apoio do Rotary Club Diadema. Mais de 14.000 adolescentes já foram preparados ao longo desses 48 anos. Atualmente são formados cerca de 500 jovens ao ano.  
 
O CAMP conta com dez salas para formação básica, uma arena poliesportiva coberta, cozinha, restaurante com 150 lugares, salas de apoio psicossocial e assistência social, consultório odontológico, um grande espaço multiuso, ampla área de relacionamento, sala de monitores, estacionamento, e área administrativa. O quadro profissional conta com nove monitores para a formação básica e cinco colaboradores para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Contam com o apoio de uma nutricionista e cinco culinaristas, que preparam cerca de quinhentas refeições diárias. O atendimento social é feito por duas assistentes sociais, uma psicóloga e uma dentista.  
 
Lar São José 
 
Esse foi o quarto e último projeto que o governador conheceu. A equipe foi recebida pelo presidente Cláudio, acompanhado pelo tesoureiro, Celso Ruiz e pela coordenadora geral Margareth Lira.  
 
Criado há 42 anos pelas irmãs Lazara e Luiza Silveira Pacheco para acolher moradores de rua, o Lar São José, em Diadema, tornou-se referência no abrigo de menores em situação de vulnerabilidade ou sem familiares. O espaço atende cerca de 60 crianças com idade entre 2 e 18 anos de ambos os sexos, vítimas de violência doméstica em suas diversas modalidades: violência física, sexual, psicológica e/ou negligência familiar e estão sobre o poder judicial.  
 
São oferecidos desde cuidados básicos, como alimentação, vestimenta, habitação e educação, até atendimento psicológico, reforço escolar, tratamento médico, odontológico e oftalmológico, oficinas de capoeira e basquete, além de atividades externas, como passeios e visitas a centros culturais. “Somos uma família grande. Eles criam vínculos e tanto protegem uns aos outros quanto brigam feito irmãos”, ressalta a coordenadora geral. 
 
O Lar São José proporciona às crianças e jovens sistema de moradia provisória, que pode demorar dias ou anos. “Temos casos em que não é possível o retorno para a família de origem nem para a família estendida ou adoção, então eles permanecem até os 18 anos”, diz Margarete. 
 
A entidade se mantém por meio de doações e contribuições de parceiros, além da realização de eventos e bazares beneficentes. Conta com dois apoios importantes: Rotary Club de Diadema que mantém voluntariamente a presidência e todos os membros da diretoria e de um convênio com a prefeitura.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital seguiu para a churrascaria Boiadeiro Grill, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e a presidente do clube, enquanto, Paulo Amorim, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva 
 
Rosa da Cunha Pereira fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor.  
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade e liderança. Ele parabenizou os projetos visitados. “Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parcerias com entidades beneficentes sólidas”, declara.  
 
Homenagens 
 
Gilson Carvalho e Waldir Lixandrão foram homenageados pelo clube e receberam o Título Companheiro Paul Harris. O reconhecimento homenageia pessoas que contribuíram mais de US$1.000 à Fundação Rotária, ou que tiveram doações neste valor feitas em seu nome. O título foi criado em 1957 para demonstrar apreço e motivar contribuições substanciais ao programa hoje conhecido como Bolsas Educacionais.  
 
Estiveram presentes na festiva, o vice-presidente da OAB, Subseção Diadema, Fernando Duque Rosa, a presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente – CMDCA, Luciana Nogueira, além do intercambista Thomas Loyer, da França, Distrito 1510, Rotary Club de Nantes.  
 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 55 fotos