Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Projeto Empreendedorismo infantil, parceria com a Secretaria da Educação Municipal

15/03/2018


RC Praia Grande Caiçara

Gibis são utilizados como ferramenta pedagógica 
Quadrinhos foram doados às escolas pelo Rotary Club Praia Grande Caiçara 
15/3/2018 
 
A leitura de gibis da Turma da Mônica, com o tema Empreendedorismo, foi a base de um projeto realizado na EM Maria Clotilde Comitre Rigo, com 150 alunos dos 5º anos. As revistas em quadrinhos foram doadas pelo Rotary Club Praia Grande Caiçara à Secretaria de Educação e distribuídos entre quatro unidades escolares municipais. O clube de servir doou, ao todo, 400 gibis intitulados “Turma da Mônica em Semeando Sonhos – Empreendedorismo”. 
 
Na EM Maria Clotilde, os estudantes realizaram uma exposição de projetos empreendedores, que foram desenvolvidos a partir da leitura dos gibis. “Após a leitura, assistiram vídeos sobre o tema e discutiram o assunto em grupos. Na sequência, cada equipe desenvolveu um projeto empreendedor”, explicou a assistente técnica pedagógica (ATP) da unidade, Janaína Nardini. 
 
De acordo com o professor Márcio Dias, o objetivo foi incentivar os alunos a construírem uma visão social inovadora. “O trabalho não foi focado apenas na questão de criar um negócio, mas principalmente na busca de novas soluções para alguma necessidade, seja deles ou da sociedade”, explicou o professor Márcio Dias. “O trabalho estimulou neles a criatividade, mostrando que o diferencial é fundamental numa visão empreendedora”, ressaltou a professora Érika Pimentel. 
 
O projeto do aluno Thiago Lima de Luna, por exemplo, teve como finalidade resolver sua necessidade por uma bicicleta. “Minha proposta é reutilizar materiais recicláveis para construir brinquedos e com a venda desses brinquedos tenho a meta de comprar uma bicicleta”. 
 
Já o aluno Isaque Silva Moraes desenvolveu um projeto social. “Minha ideia é arrecadar sucata para a construção de brinquedos com a finalidade de doar para crianças de rua e hospitais infantis”. 
 
A aluna Wayne Miranda e sua equipe desenvolveram um projeto de criação de um negócio próprio, focado na fabricação e venda de doces e bombons. “Nosso diferencial para superar os concorrentes seria uma embalagem diferenciada para presente e a possibilidade do cliente comprar os doces pela nossa página na internet”, explicou a estudante, que realmente fabricou e expôs os doces na escola e montou uma página na internet para fazer a propaganda de seus produtos. “Por meio desse trabalho escolar, entendemos que é possível criar nosso próprio negócio. Quem sabe futuramente a gente leve essa ideia adiante, venda doces online e utilize esse dinheiro pra pagar nossa faculdade”.