Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC de Santo André Sul recebe visita oficial do governador

06/03/2018


RC Santo André Sul

Na tarde do dia 6 de março, o Rotary Club de Santo André Sul, recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no restaurante Baby Beef Jardim, em Santo André. O evento reuniu autoridades rotárias, locais, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
O governador foi conhecer um projeto permanente desenvolvido pelo clube há 30 anos. O início da visita aconteceu na Creche da Cata Preta. O casal foi recebido pelo governador assistente da área 9, Ariovaldo de Freitas Chacur, acompanhado pelo presidente do clube, Frederico Muraro, que também é presidente da creche, junto à coordenadora da associação, Sueli Ferreira Gonçalves e a coordenadora pedagógica Rosana Silva dos Santos, além de alguns associados e equipe rotária.  
 
Creche da Cata Preta  
 
No ano de 1982, durante uma Conferência do Distrito 4420, realizada na cidade de Poços de Caldas, MG, alguns companheiros do Rotary Club de Santo André Sul sugeriram a possibilidade de o clube construir em seu território, uma creche para atendimento de crianças carentes, na faixa etária de 3 a 6 anos, executando assim uma de suas metas no que diz respeito à sociedade e na condição de clube de serviços.  
 
Após muitas negociações com os poderes públicos, o então prefeito de Santo André, Dr. Newton da Costa Brandão, assinou um decreto cedendo, em regime de comodato, um terreno situado entre duas edificações municipais, o Posto de Saúde e EMEIEF, situados na Estrada da Cata Preta, o que justificou o nome da entidade “Creche da Cata Preta”, inaugurada em 13/10/1988.  
 
Atualmente a creche atende 80 crianças na faixa etária de 1 ano e 8 meses a 5 anos e 7 meses, em período integral, divididas em grupos específicos: Maternal, Jardim I, II e III. A entidade busca integrar socialmente as crianças carentes da região, desenvolve um trabalho onde a criança elabora novos conceitos através de seu potencial, vivenciando, criando e descobrindo o prazer de aprender.  
 
Após a equipe rotária conhecer todas as instalações da instituição, inclusive a brinquedoteca “Oswaldo Takata”, em homenagem ao companheiro do RCSP Sudeste, pai do governador, e benfeitor do RC Santo André Sul, as crianças realizaram uma apresentação teatral e musical. O casal governador foi presenteado com uma arte feita pelos alunos, com fotos da família Takata.  
 
A creche é mantida por meio de subsídios da Prefeitura Municipal de Santo André, doações dos sócios do Rotary Club e eventos beneficentes, como a tradicional Polenta Veneta.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao restaurante Baby Beef Jardim, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto, Ariovaldo Chacur, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria. 
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva 
 
Frederico Muraro fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor.  
 
Durante a cerimônia, o presidente empossou dois novos associados: Marcela Benetti Scarpa Amarante e Nivaldo Luiz Palmeri. Juntos, ocuparam a tribuna e fizeram a leitura da “Promessa Rotária”.  
 
Muraro pediu aos presentes uma saudação especial em homenagem ao 48º aniversário do clube, simbolizada pelas Bodas de Granito. Para finalizar, o presidente entregou uma rosa a cada mulher presente, em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”. 
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade e liderança. Ele parabenizou o projeto visitado e agradeceu à tarde maravilhosa. “Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parceria com uma entidade sólida”.  
 
 
Homenagens 
 
Cleide Baub Eid Bochixio, secretária adjunta na Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, foi homenageada na área educação. A professora recebeu das mãos do governador do Distrito 4420, um diploma de Honra ao Mérito em forma de reconhecimento e agradecimento por ser a educadora do ano e fazer a diferença na educação brasileira. 
 
A companheira Patrícia Dias Barbosa Lopes dos Santos recebeu o título de Sócia Honorária pelo seu trabalho como nutricionista voluntária na Creche da Cata Preta. A advogada e companheira Daniele Sathler Neis também foi homenageada pelo clube, recebendo o título de Sócia Honorária, por seu trabalho junto ao Interact do Rotary Club de Santo André Sul.  
 
O evento reuniu autoridades rotárias como o governador indicado ano rotário 2019-20, Adriano Valente, além do governador assistente da área 8, Ary Bueno e sua cônjuge Elaine Bueno.  
 
 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 83 fotos