Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

RC de Santos Noroeste recebe visita oficial do governador

24/02/2018


RC Santos Noroeste

Na tarde de 24 de abril, o Rotary Club de Santos Noroeste recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie, encerrando o ciclo de visitas oficiais na Baixada Santista, ano rotário 2017-18. A festiva foi realizada no restaurante Cantina Di Lucca, em Santos. O evento reuniu autoridades rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
O governador foi conhecer dois projetos permanentes desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu na Creche da Tia Nilda. O casal foi recebido pelo governador assistente da área 13, Antônio Henrique Duarte, acompanhado pelo presidente do clube, Paulo Ibrahim Cançon e sua esposa Evanize Rodrigues Cançon, junto à presidente fundadora da entidade, Lenilda Davino de Jesus, o coordenador da Comissão de Serviços da Comunidade, Lauro Gotardi e integrantes da equipe rotária.  
 
Creche Tia Nilda 
 
Há 30 anos, a creche da Tia Nilda presta serviços junto à comunidade carente da Vila Gilda, em Santos. Atualmente ela atende 65 crianças de quatro meses aos quatro anos, em período integral, divididas em grupos específicos: Maternal, Jardim I, II e III. A entidade busca integrar socialmente as crianças da região.  
 
A instituição é mantida por doações e eventos beneficentes. Desde setembro de 2016, o Rotary Club de Santos Noroeste é parceiro da creche, vem realizando algumas melhorias, como a doção de uma geladeira, armários de cozinha, berços, colchonetes, tapetes, cesta básica, ampliação da cobertura do refeitório e pintura das instalações. Além de realizar algumas festas em comemoração à Páscoa, Dias das Crianças e Natal.  
 
Mãos Entrelaçadas 
 
A Associação beneficente Mãos Entrelaçadas nasceu em 13 de Maio de 2011, a partir da iniciativa solidária dos seus idealizadores, a presidente fundadora, Eliane Rocha e o vice, Marcos Gouveia. Juntos, eles colocaram em prática as experiências positivas durante suas trajetórias de vida em prol ao amor ao próximo, dessa forma, conseguiram realizar um sonho desejado durante muitos anos: ajudar os que mais necessitam. Amigos e admiradores, apoiados nesta mesma ideologia, associaram-se para criar esta organização social na luta de um país melhor e uma comunidade mais feliz. Tem como princípio básico o desenvolvimento de atividades sociais para o setor educacional, esportivo, cultural e de assistência social. Atualmente são atendidas cerca de 250 crianças/adolescentes entre cinco e 17 anos.  
 
São oferecidas aulas de judô, capoeira, zumba, musicalidade, oficina de percussão e informática, todas gratuitas. Além de plantão social e rodas de conversas com os familiares dos alunos. A associação é aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Rotary Club Santos Noroeste está como parceiro há um ano e fez a instalação da sala de leitura, dentro do “Projeto Ler”, doou estantes, mesas e os livros.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao restaurante Cantina Di Lucca, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto, Antônio Henrique, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque à expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva 
 
Paulo Cançon fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. Ele pediu aos presentes uma saudação especial em homenagem ao 14º aniversário do clube, que apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do ano, não desistiu, pelo contrário, os uniu ainda mais. 
 
Em seu discurso, Claudio Takata reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade e liderança. Ele parabenizou os projetos visitados e agradeceu à tarde maravilhosa. “Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parcerias com entidades sólidas. Na creche da Tia Nilda, eu presenciei crianças felizes, amadas e muito bem cuidadas. As funcionárias da creche oferecem cuidado maternal e muito amor ao próximo. Já nas Mãos Entrelaçadas, me surpreendi com a quantidade de atividades propostas no contraturno escolar. Um jovem casal que cedeu o seu imóvel particular para um projeto desta magnitude, realizando uma transformação positiva em uma das comunidades de Santos com maior índice de vulnerabilidade social”, encerra. O governador não deixou de mencionar os sócios fundadores: Fábio Varga, Lauro Gotardi, Claudio Tosta, Flávio Galvão e José Carlos Duarte, os parabenizando pelo aniversário do clube e por fazer a diferença na qualidade de vida dos moradores da Zona Noroeste. 
 
Homenagens 
 
Takata agradeceu o presidente Cançon pelo empenho e dedicação ao clube, além de homenageá-lo, dando os parabéns pelo título Arch Klump Society, recebido em setembro de 2017, durante a solenidade em Evanston, sede do Rotary International nos EUA. Arch Klumph Society é composta pelos grandes contribuidores da Fundação Rotária. O doador tem a oportunidade de ser oficialmente admitido à sociedade com seu nome, imagem e dados biográficos expostos na sede internacional. A associação é vitalícia e os membros recebem distintivo, pingente e outras honrarias em reconhecimento à sua generosidade.  
 
O protocolo mencionou a companheira Elza dos Santos, que não estava presente na festiva por motivo de saúde de seu cônjuge, mas seria agraciada pelo clube com o diploma “Excelência Mulher Rotariana”, em reconhecimento ao seu empenho nos projetos sociais desenvolvidos ao longo do ano.  
 
A presidente do RC de Santos Boqueirão, Mariângela Fortes Veiga, pediu a palavra e ocupou a tribuna, em nome de todos os Rotary Clubs da região, prestou solidariedade ao presidente Paulo, garantindo apoio ao colega até o final de sua gestão.  
 
Leda Maria M. Vasconcellos, presidente da Associação de Famílias de Rotarianos de Santos (ASFAR), aproveitou o ensejo e fez a doação de uma cadeira de rodas ao RC de Santos Noroeste, beneficiando uma entidade escolhida pelo presidente.  
 
O evento reuniu integrantes da equipe rotária como o coordenador de visitas do Distrito, Sérgio Lourenço e a governadora assistente da área 14, Angella Ximenes.  
 
 
 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 156 fotos