Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Sustentabilidade dos Projetos de Subsídio Global e Distrital - Erradicando o Pé Torto Congênito no Brasil

19/09/2018


RC São Paulo Sudeste

O RCSP-Sudeste recebeu na última reunião o Dr. Regis Assad, consultor técnico do CADRE (auditor da Fundação Rotária) do RC de Presidente Prudente, Distrito 4510 onde a companheira, Monica Nogueira, apresentou o Projeto de Subsídio Global que o Rotary Club SP-Sudeste, RC. de Santo-André e o RC de Iowa nos EUA, iniciaram em 2016. Um treinamento de 50 médicos do Brasil durante dois anos, com o objetivo de criação de centros de referência públicos (SUS) em tratamento de Pé Torto Congênito pelo Método de Ponseti. 
O projeto visa atender através do encaminhamento via sistema de saúde pública. O objetivo é atender crianças, de uma forma adequada e rápida aos portadores desta deformidade, que antes tinham dificuldades de acesso ao método de Ponseti. 
Serão ao todo mais 50 clinicas de tratamento de Pé torto Congênito por todo o Brasil 
O custo para o treinamento médico é pequeno comparado ao impacto no tratamento adequado das crianças com um bom funcionamento das clínicas.  
Falou do sucesso dos treinamentos feitos em 05 cidades do Brasil (São Paulo, Salvador, Passo Fundo, Brasília e Belo Horizonte) e como tudo isso pode ser multiplicado. 
Cinthia Corrêa da Costa apresentou o projeto de subsídio distrital que foi um grande suporte para o Banco de Orteses. O subsídio deu 30 órteses que foram vendidas por um baixíssimo custo e com retorno garantido ou seja, as crianças usam, ao término retornam ao banco que trata de reformar e manter como nova para ser revendida mais uma vez e assim por diante. O Banco dessa maneira consegue atender as crianças 
de baixa renda. 
Priscila deu um depoimento, bastante emocionado, sobre sua visita ao treinamento em São Paulo quando teve o privilégio de conhecer de perto o projeto, as crianças e todos os envolvidos. 
Dr. Regis, ao término agradeceu o acolhimento e falou sobre a importância desse e de tantos projetos que os Rotary Clubs vêm realizando. Parabenizou a Monica e o Sudeste por tão brilhante trabalho.