Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Distrito 4420 e rotarianos recebem homenagem na Câmara Municipal de Santos pelo Dia do Rotary

19/03/2019


Distrito 4420

Propositura foi apresentada pelo vereador Augusto Duarte, baseada na Lei Municipal 3.265, de 12 de maio de 2016, que estabelece 23 de fevereiro como Dia do Rotary 
 
Na noite desta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Santos homenageou todos os rotarianos do mundo, por meio da Lei Municipal 3.265, que organizou o calendário oficial do município em 12 de maio de 2016. Uma das datas revalidadas na legislação deste ano foi a de 23 de fevereiro, que formaliza o Dia do Rotary, em homenagem à fundação do Rotary International, criado em 1905 pelo advogado Paul Percy Harris, em Chicago (EUA). A cerimônia no legislativo santista foi realizada no plenário Dr. Oswaldo de Rosis, presidida pelo vereador Braz Antunes Mattos Neto, e contou com a presença de Carlos Torci, Governador do Distrito 4420 do Rotary International, ao lado de rotarianos de várias regiões. 
 
Além da presidência ocupada por Braz, a mesa diretora da sessão solene em homenagem ao Rotary foi composta pelo Governador Torci, vereador Augusto Duarte, Fabio Ferraz; secretário de saúde de Santos, e Silvia Antelo; presidente do Rotary Club de Santos-Aparecida, representando os rotarianos. “O Dia do Rotary era previsto desde da década de 80 no calendário oficial da cidade, mas em 2016 houve uma reorganização das datas comemoradas por lei municipal. Reverenciar esta data permite lembrar de tudo que o Rotary faz em prol de Santos, do Brasil e do mundo. A grandeza do rotariano está na coletividade, no servir e no voluntariado, o que valoriza essa singela homenagem”, enaltece Braz. 
 
Rotariano há 28 anos, Braz ressalta a importância do Rotary para a nação brasileira e demais países, fortalecendo a paz mundial e provendo soluções nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento comunitário, entre outras. “Na maioria das vezes, as pessoas que estão fora do Rotary não conhecem a grandiosidade do trabalho voluntário dos rotarianos. É por isso que celebrar o Dia do Rotary é algo muito importante. Além da relevância dos projetos humanitários, o Rotary proporciona algo rico e raro ao mesmo tempo, que são as conexões e amizades erguidas de forma sólida. O seu companheirismo torna as ações fortes e duradouras. Continuo fazendo muitos amigos em Rotary”, encerrou. 
 
Reconhecimento ao ideal de servir 
 
Para César Antelo, Governador Assistente do Distrito 4420 (Área 2), a casa de leis de uma cidade com a importância de Santos não poderia deixar em branco o reconhecimento ao trabalho dos 11 clubes de Rotary do município. Ele também agradeceu o vereador Augusto Duarte, rotariano e autor da homenagem. “Foi uma noite memorável, com a entrega de uma placa comemorativa ao Governador Torci. Contamos com o prestígio da presença de várias lideranças públicas, rotárias e da sociedade civil, além do secretário Fabio Ferraz, representando o prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Agradeço os vereadores, a presidência do Santos-Aparecida e a todos que ajudaram nesta justa homenagem”, concluiu. 
 
O vereador Augusto Duarte ressaltou a presença do Governador do Distrito 4420 na sessão solene, enfatizando como os clubes de Rotary realizam um excelente trabalho social e humanitário no município. “As palavras do companheiro Torci refletem bem o que o Rotary representa ao povo santista e vice-versa. Santos foi a terceira cidade do Brasil a receber a fundação de um clube rotário. Ao longo da história, alguns santistas ocuparam importantes funções mundiais em Rotary, como foi o exemplo de Paulo Viriato Corrêa da Costa, que presidiu o Rotary International no Ano Rotário 1990-1991. Essa noite celebra obras sociais, realizadas por voluntários que fazem o bem sem olhar a quem”, parabenizou o autor da homenagem. 
 
O Governador ressaltou que o Rotary International é formado por clubes de servir, onde um dos objetivos é unir voluntários na prestação de serviços humanitárias, por meio da ética e da promoção da paz. “Pensamos globalmente, mas agimos de forma pontual nas comunidades locais, transformando positivamente a vida das pessoas. Tem sido assim desde 1905, quando Paul Percy Harris fundou a nossa organização. Hoje, temos cerca de 35 mil clubes no mundo, com aproximadamente 1,2 milhões de associados em todos os continentes. A cidade de Santos tem relevância nestes números, o que é um orgulho para nós. Os rotarianos estão muito felizes e gratos com esta homenagem. A nossa causa tem muita relação com a cidade que ensinou a caridade e a liberdade à pátria brasileira”, finalizou Torci. 
 
Por Marcelino Silva – Jornalista MTb 47010/SP. 
Fotos: Divulgação | Rotary Distrito 4420.