Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Rotary Club de Santos e Casa da Esperança inauguram serviço de Radiologia e Tomografia Odontológica

22/03/2019


Distrito 4420

Projeto concebido por meio de Subsídio Global da Fundação Rotária permite exames gratuitos aos pacientes da instituição e atendimentos particulares ou conveniados ao público em geral 
 
A Casa da Esperança de Santos, instituição filantrópica que promove gratuitamente a reabilitação de crianças e adolescentes, passa realizar serviços de exames odontológicos para seus pacientes e toda a comunidade regional. A inauguração do novo setor de Tomografia Computadorizada e Radiologia Odontológica Digital aconteceu em 23 de março, em sua sede, no bairro da Ponta da Praia, em Santos/SP. Desenvolvido por meio de projeto de Subsídio Global do Rotary Club de Santos, junto à Fundação Rotária, a obra teve sua fase inicial entregue em fevereiro de 2017, durante a visita ao Brasil de John Germ, Presidente do Rotary International (2016-2017), e a celebração dos 90 anos do clube santista. Cerca de US$ 130 mil foram investidos em obras, equipamentos e tecnologias para a nova unidade de saúde bucal. 
 
O Rotary Club de Santos é o fundador e o principal parceiro institucional da Casa da Esperança. Em 2016-2017, foram adquiridos os primeiros equipamentos e construídos os espaços necessários para que um complexo odontológico de ponta funcionasse dentro da instituição. De lá pra cá, diversos ajustes foram realizados para que a operação técnica, científica e comercial fosse viabilizada. Agora, o espaço será gerido pela BioFx, empresa especializada em odontologia nas cidades vizinhas de Guarujá e Bertioga. Além dos exames gratuitos aos pacientes da instituição, a comunidade regional receberá atendimento particular ou conveniado. Parte do lucro obtido com a realização dos exames odontológicos será revertido à própria Casa da Esperança. 
 
A entrega operacional da unidade, custeada com Subsídio Global da Fundação Rotária e de parceiros internacionais, complementa uma série de outras ações já realizadas no escopo do projeto Sorriso Saudável – Futuro com Esperança, que tem foco na prevenção e tratamento odontológicos. Com apoio da Colgate e da APO (Assistência Personalizada Odontológica), a Casa também mantém em funcionamento um consultório odontológico e um escovódromo educativo, inaugurados em 2017. Para os pacientes encaminhados pelo parceiros Universidade Santa Cecília e da Associação dos Cirurgiões-Dentistas da Baixada Santista, os exames serão realizados com descontos de até 10. 
 
Carlos Torci, Governador do Distrito 4420 do Rotary International, enfatizou a importância do Subsídio Global da Fundação Rotária nos projetos desenvolvidos pelos rotarianos. “É relevante verificar que as doações e investimentos da Fundação Rotária são bem empregados, gerando impactos significativos nas comunidades. Saber que este centro odontológico vai atender os pacientes da Casa da Esperança, mas que também coloca tecnologia de ponta a serviço de outros públicos, é um avanço para o setor de saúde bucal de Santos e região. Ainda temos a vantagem de reverter parte dos recursos de sua operação à própria instituição, dando sustentabilidade ao projeto”, parabenizou ele. 
 
União em prol do ideal de servir 
 
O médico Charles Dias, presidente da Casa da Esperança e associado do Rotary Club de Santos, valorizou o trabalho demandado no desenvolvimento de um projeto de Subsídio Global. Ele aproveitou para reconhecer o esforço de todos os voluntários envolvidos nesta conquista. “Unir as habilidades profissionais dos rotarianos em prol de ações sustentáveis dentro da nossa entidade é maravilhoso. Além disso, este projeto vai completar o ciclo de reabilitação em nossos pacientes, justamente porque a saúde começa pela boca. Também vamos oferecer diagnósticos de qualidade para que os profissionais da Odontologia possam utilizar destes serviços num formato aberto ao atendimento do público em geral”. 
 
Ele explica que a chegada da empresa BioFx foi primordial para operacionalizar o equipamento, o que possibilitou fechar o elo para uma parceria de sucesso entre o Rotary Club de Santos, a Fundação Rotária, a entidade beneficiada e a inciativa privada. “Como médico, ficou orgulhoso de ver algo que construímos em prol da promoção da saúde coletiva. A saúde só acontece quando temos a oportunidade de possuir métodos de diagnóstico precoce. Quando isso ocorre, aumentamos a possibilidade de cura e diminuímos os custos com o tratamento das doenças. Tudo isso aumenta de forma significativa a relevância desta parceria e do projeto Sorriso Saudável – Futuro com Esperança”, finalizou. 
 
Leonardo Bertolassi, Presidente do Rotary Club de Guarujá, é um dos parceiros na operacionalização do projeto. Profissionalmente, ele atua como cirurgião-dentista especializado em Radiologia Odontológica, sendo também um dos diretores da BioFx. “Os equipamentos de Radiologia exigem complexidade na operação, pois não são restritos apenas ao momento do exame. O sucesso da operação está na interpretação, desmembramento e laudo do processo de diagnóstico. Um equipamento deste tipo funciona como uma linha de produção para receber o paciente e realizar vários exames se necessário. A criticidade exige um corpo técnico multidisciplinar para prover estes serviços com qualidade”, ressaltou. 
 
Com esta parceria, o complexo odontológico da Casa da Esperança poderá realizar os exames e fornecer os resultados em tempo real aos cirurgiões-dentistas solicitantes. Esta agilidade operacional será possível por meio do sistema integrado da BioFx. “Temos uma central online de laudos. Em poucos minutos após o exame, o solicitante recebe um aviso por e-mail e acessa as imagens pela internet. Os exames que vamos oferecer aqui vão atender todas as especialidades da Odontologia, proporcionando aos pacientes técnicas minimamente invasivas, repletas de segurança, praticidade e conforto. Além do lado operacional, atender os pacientes da Casa da Esperança é o principal orgulho para nós neste linfo projeto”, concluiu. 
 
Sobre a Casa da Esperança de Santos 
 
Trata-se de um Centro de Habilitação e Reabilitação que oferece tratamento médico e terapêutico multidisciplinar gratuitamente, nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Odontologia e Integração Sensorial. A instituição tem como principal receita (superior a 60) doações feitas pela própria comunidade, expressas por contribuições dos seus associados mensais e “Padrinhos-Esperança”, além do serviço Teledoações, Nota Fiscal Paulista e ajuda voluntária em eventos beneficentes. Para ajudar a instituição, os interessados podem realizar doações no site www.casadaesperancadesantos.org.br. Atualmente, ela conta com opções de doações recorrentes, via cartão de crédito, depósito bancário ou pelo telefone (13) 3278-7818. 
 
Por Marcelino Silva – Jornalista MTb 47010/SP. 
Fotos: Divulgação | Rotary Distrito 4420.

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 40 fotos