Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias   

   

Distrito 4420 formaliza fundação do Rotary Club de São Vicente-Cellula Mater

19/04/2019


Distrito 4420

Com a chegada do novo grupo de voluntários, comunidade vicentina passa a ter quatros clubes de Rotary com foco no desenvolvimento de projetos e do ideal de servir 
 
Por Marcelino Silva - Jornalista MTb 47010/SP. 
Fotos: Divulgação | Rotary Distrito 4420 
 
O Distrito 4420 do Rotary International acaba de formalizar a fundação de um novo clube de servir. Trata-se do Rotary Club de São Vicente-Cellula Mater, que nasce com um quadro associativo de 24 pessoas, entre ex-rotarianos e novatos da instituição. A cerimônia festiva que empossou o conselho diretor e os membros do clube aconteceu na noite de 17 de abril de 2019, no Elos Clube, na cidade de São Vicente/SP. Com aproximadamente 130 pessoas, o evento contou com a presença de Carlos Torci, Governador do Distrito 4420; Pedro Gouvêa, prefeito de São Vicente; Roberto João dos Santos Júnior, presidente do Rotary Club de Cubatão, o clube padrinho; além de convidados, rotarianos e autoridades públicas. 
 
Com o surgimento do Cellula Mater, o município vicentino passa a ter quatro clubes de Rotary. Os clubes coirmãos são Rotary Club de São Vicente, Rotary Club de São Vicente-Praia e Rotary Club de São Vicente-Antônio Emmerich. “Começamos a formatar o clube em outro de 2018. Com muita propriedade, o Governador Torci sugeriu que realizássemos diversas reuniões preparatórias, sempre com a presença de instrutores e ex-governadores distritais. Foram 14 encontros e palestras antes da fundação oficial. Este processo acrescentou muito conhecimento aos novatos e aos mais experientes”, conta Adélio Servinsckins de Oliveira, presidente fundador do novo clube de Rotary do Distrito 4420. 
 
O nome Cellula Mater faz uma homenagem à própria cidade de São Vicente, considerada a célula mãe da nacionalidade brasileira. O município ostenta o título de primeira cidade do Brasil. Do ponto de vista operacional, o clube já possui uma atividade social permanente. “Antes da fundação do clube, desenvolvemos um projeto de coleta, reforma e doação de cadeiras de rodas e cadeiras de banho. Recuperamos e colocamos à disposição da população vicentina cerca de 14 cadeiras por mês. A iniciativa é um sucesso na comunidade local, seja por parte de quem precisa destes equipamentos ou daqueles que doam cadeiras usadas para que possamos restaurar e atender o próximo”, conta ele. 
 
O presidente enfatiza que o trabalho de restauro é realizado em parceria com o Lar Vicentino, instituição de assistência social que dispõe de cadeiras para conserto e doação, mas que também as utiliza em suas atividades, e com o Projeto Creres, estabelecimento de recuperação de dependentes químicos, que colabora com a mão-de-obra utilizada na reforma dos equipamentos. “Essa iniciativa ajuda muitas pessoas, graças a Deus. Acreditamos que o Rotary não tem fronteiras. Vamos atuar nesse e outros projetos. Queremos fazer o bem sem olhar a quem. Nossas reuniões serão às quartas-feiras, às 20h00, na Associação Comercial de São Vicente. Convido para conhecerem o nosso trabalho”, finalizou. 
 
Benefícios à comunidade vicentina 
 
O prefeito de São Vicente valoriza a tradição histórica que o Rotary possui em diversas parcerias e projetos sociais dentro do município. Ele afirma que a chegada de um novo clube cria a expectativa de que a população local ganha um importante parceiro social. “Ficamos lisonjeados com a chegada do Rotary Club de São Vicente-Cellula Mater. Com este novo clube de servir, vamos nos unir e receber um importante apoio para estender a mão ao próximo. Tenho a certeza de que sempre poderemos contar com o trabalho voluntário do Rotary. Temos agora 24 novos soldados que estarão a serviço do bem em nossa cidade. É por isso que estamos prestigiando com muita honra a fundação deste novo clube”, destacou. 
 
Ele diz que a atuação exemplar do Rotary vai contribuir na construção de projetos para São Vicente, sejam eles na área da saúde, educação, assistência social ou no dia-a-dia das comunidades. “Por ser a célula mãe do Brasil, São Vicente sempre emprestou talentos à nacionalidade. Temos orgulho do novo clube e do Governador do Distrito 4420, membro do Rotary Club de São Vicente. Quero ressaltar a minha alegria e a importância deste momento, quando nasce um grupo de voluntários na busca pelo bem-estar do próximo. O poder público vai caminhar lado-a-lado, pois entendemos que esta união é fundamental. O Rotary é um grande parceiro da cidade. Parabéns ao clube que nasce da nossa gente”, conclui Gouvêa. 
 
O Governador valorizou os processos administrativos e capacitações que antecederam a fundação do São Vicente-Cellula Mater. Segundo ele, esses trâmites são fundamentais que o novo clube inicie suas atividades com níveis satisfatórios de maturidade. “Tivemos a preocupação de respeitar os preceitos do Rotary International, capacitando todos os sócios-fundadores dentro das temáticas rotárias. Assim, eles começariam suas atividades rotárias com conhecimentos básicos sobre Fundação Rotária, Desenvolvimento de Quadro Associativo, Imagem Pública, Intercâmbio de Jovens, entre outros quesitos. São temas que colaboram para a prática de um rotarismo saudável e sem vícios”. 
 
Ele defende que os clubes de Rotary devam ter uma postura equivalente no mundo inteiro. Sendo assim, a fundação do novo clube vicentino respeitou a padronização da instituição. “Devemos zelar por isso. É claro que o dia-a-dia vai obedecer a personalidade do grupo, mas o cuidado geral para pertencer a Rotary International foi previsto nessa fundação. Os novatos precisam conhecer este caminho. A Governadoria mostrou por onde seguir. A presença do prefeito mostra o nosso resgate e a aproximação do poder público. Isso é muito importante, pois a cidade tem demandas sociais e precisa dos clubes de Rotary por perto. O Cellula Mater chegar para reforçar este trabalho em São Vicente”, encerrou Torci. 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 100 fotos